A história de um recorde de 7 lugares na pista mais dura do mundo

16/12/2018

Procurando afinar ao máximo o comportamento do seu novo Kodiaq RS, a Skoda levou este modelo desportivo (saiba todos os detalhes aqui e como se comporta num primeiro contacto aqui) até ao exigente e implacável circuito de Nürburgring, onde foi entregue a uma mulher muito especial que conhece aquele traçado como a palma da sua mão.

Sabine Schmitz, a única mulher a ter no seu currículo o triunfo nas 24 Horas de Nürburgring, conta já com mais de 30 mil voltas àquele traçado em todos os tipos de carros (incluindo até uma Ford Transit transformada numa tentativa do antigo programa Top Gear para estabelecer um recorde). Assim, foi a escolha natural da Skoda para tentar o recorde de SUV de sete lugares mais veloz no Nordschleife, com os seus 20.832 metros e 73 curvas.

“O Nordschleife tem tantas histórias famosas para contar. É uma pista inacreditável. Já todos ouviram falar dele. Tantas coisas dramáticas aconteceram aqui – tanto boas, como más. Conduzir um carro aqui é uma sensação incrível. Estamos sempre a batalhar com a pista e com o clima. Por vezes, está a chover, mas com chuva forte cinco quilómetros à frente. Até já corri com neve aqui. O circuito é muito longo e imprevisível. É um desafio”, referiu a piloto, que também não poupou elogios ao veículo checo, sem qualquer alteração face a um modelo que se pode encontrar no concessionário.

“O carro parece desportivo e a condução é desportiva. Pensei que um carro de sete lugares não seria bom de controlar, especialmente num circuito exigente como o Nordschleife, mas tenho ótimas sensações sobre ele – conduz-se muito muito. Estou verdadeiramente impressionada. O carro está absolutamente de série, pelo que não mudamos nada. Penso que se queremos bater um recorde de volta, deve ser um carro que esteja disponível para venda. Caso contrário, não faz sentido. Quero mostrar às pessoas o quão bom é o carro que podem comprar”, completou Sabine Schmitz, que na volta ao famoso circuito teve a seu lado František Drábek, diretor de produto de veículos compactos.

a carregar vídeo

“O Kodiaq RS foi testado em diversos circuitos na Europa durante o seu desenvolvimento. Não tenho qualquer preocupação”, indicou Drábek, mostrando a sua confiança no SUV com motor 2.0 TDI bi-turbo de 240 CV de potência e 500 Nm de binário máximo, associado a caixa automática de sete velocidades e tração integral.

No final da volta, a confiança deste responsável da Skoda foi confirmada: quando o cronómetro parou (a bandeira de xadrez foi mais para fins simbólicos…), o Kodiaq RS tinha cravado um tempo de 9m29,84s, sendo o SUV de sete lugares mais rápido no local.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.