Verificando-se uma procura cada vez maior de veículos blindados, a Volvo revelou uma versão do XC90 dotada de proteção máxima com capacidade para resistir a diversos calibres de balas e até a explosões.

O XC90 Armoured responde aos critérios de proteção mais exigentes para os seus clientes que desejam segurança máxima, com a Volvo a apontar que tem recebido diversos pedidos para a conceção de versões blindadas do XC90. Agora, decidiu lançar oficialmente uma variante Armoured para comercialização, colocando em prática os ensinamentos obtidos ao longo de diversos anos com o fornecimento de forças de segurança.

Produzindo duas variantes de proteção, uma pesada (Heavy) para o XC90 e outra mais ligeira (Light) para o XC60 ou também para o XC90, a Volvo começou a trabalhar numa versão de proteção máxima VPAM VR8 há dois anos, oferecendo resistência a balas de alto calibre a 360 graus e resistência também a explosões.

“O XC90 Armoured (Heavy) com proteção VR8 (VPAM BRV 2009/ERV 2010) permite-nos oferecer um carro que providencia um elevado nível de proteção, retendo ao mesmo tempo as propriedades fundamentais do carro”, refere Stephan Green, Diretor de Marketing da Volvo Cars Special Vehicles. Note-se que a sigla VR8 é aquela que atesta a resistência de um veículo na sua totalidade, enquanto as duas outras dizem respeito à resistência balística (BRV 2009) e a explosivos (ERV 2010).

A base para este XC90 é o T6 AWD Inscription, fabricado em Torslanda, na Suécia, sendo depois enviado para os especialistas da TRASCO Bremen GmbH, na Alemanha, para a blindagem dos principais elementos. A sua ‘armadura’ em aço tem uma grossura de 10 mm, enquanto a espessura dos vidros é de até 50 mm, num conjunto de proteção que acrescenta quase 1400 kg, pelo que esta versão suplanta as quatro toneladas de peso total. Aliás, com os cinco ocupantes, a balança marca 4490 kg, pelo que foi necessário atualizar a suspensão e os travões.

“A blindagem é aplicada discretamente para garantir que o carro seja dificilmente distinguível de um XC90 de base. Cada cliente tem os seus próprios requisitos únicos, que satisfazemos através de produção à medida”, afirmou ainda Green.

A versão de proteção mais elevada tem o início das entregas agendado para o final deste ano, mas não é o único modelo blindado na gama, como já foi mencionado. Também o XC60, posicionado abaixo do XC90 em termos de gama, conta com uma variante blindada (ligeira/Light), com base no XC60 T6 AWD Inscription ou no XC90 T6 AWS Inscription. Embora ofereçam um nível de proteção menor do que no caso do XC90 Heavy, permitem ainda assim uma elevada dose de segurança para os ocupantes, direcionando-se sobretudo para os mercados da América Latina e Europa.

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