Todo o modelo de negócio da Tesla confirma o estatuto de marca à parte
Ao contrário das congéneres que produzem automóveis com motores de combustão, a Tesla não gasta um euro para promover os seus elétricos nos canais tradicionais.

Conteúdos virais na Internet em vez de anúncios na televisão, tweets em vez de outdoors cintilantes na berma da estrada. A estratégia de comunicação da Tesla é diferente. O que apenas confirma o estatuto de marca à parte. O fabricante de elétricos baseado, na Califórnia aposta unicamente em formatos alternativos de marketing, dispensando qualquer canal dito convencional, TV, rádio, revistas… Afinal, se não faz carros como os outros, porque havia de fazer igual na hora de os promover?

Figuras públicas, a nova vaga de Influencers e alguns Youtubers mundialmente famosos são o ‘ás de trunfo’ na estratégia de marketing da marca fundada de Elon Musk.

Só os 30 canais de Youtube mais importantes acumulam um total de 227 milhões de subscritores e os vídeos em que os automóveis da Tesla marcam presença ultrapassam os 260 milhões de visualizações. Se a este número incrível juntarmos os canais que integram a comunidade da Tesla nos vários países, responsáveis por mais de 180 milhões de visualizações…

O estrondoso sucesso entre criadores de conteúdos online não está apenas relacionado com a imagem de marca cada vez mais valiosa. A Tesla também investe constantemente no melhoramento do seu portefólio de aplicações, disponibilizando sucessivas atualizações aos seus automóveis, o que permite que exista sempre matéria para mais conteúdos. É parte do segredo para conseguir gerar tráfego com periodicidade nos referidos canais. E uma quantidade enorme de publicidade gratuita. Ou quase…

A marca norte-americana tem, obviamente, de estimular esta relação tão proveitosa. E consegue-o através de engenhosos programas de troca com os canais principais na sua lista de embaixadores. O mais recente, dedicado exclusivamente à promoção do vindouro Roadster, inclui a oferta de 80 carros, um por cada comunicador que registe pelo menos 105 vendas. Genial.

Contas feitas, um investimento deverá rondar os 16 milhões de dólares (200 mil dólares será o preço do modelo no mercado norte-americano), para um encaixe de 7,3 milhões… por cada Roadster oferecido!

Publicidade para quê?