A cidade de Bristol, no Reino Unido, foi a escolhida para a revelação do A290_β, utilizando aquele que é um dos locais mais emblemáticos da história da aeronáutica: o local de construção do avião Concorde, aquele que é ainda hoje o avião comercial mais rápido da História. Foi sob este contexto que a Alpine decidiu revelar o novo concept 100% elétrico que antecipa o modelo de produção a lançar no primeiro trimestre de 2024.

Mas, houve mais do que apenas um cenário histórico e extremamente atmosférico na apresentação ao A290_β: houve também uma competição fictícia no pavilhão protagonizada por, nada mais, nada menos, do que os dois pilotos da equipa da Alpine na Fórmula 1, Pierre Gasly e Esteban Ocon.

Replicando a apresentação gráfica de um videojogo, cada piloto participou numa sessão com uma pista desenhada por projeção no solo, variando também o traçado como se fosse escolhido no menu de um jogo. O conceito pretende demonstrar como a Alpine se mantém fiel à sua filosofia de adrenalina e de prazer de condução, mesmo numa era de crescente digitalização, sendo esta também uma forma de aliar os dois mundos.

O A290_β tinha como companhia um drone que acompanhava o movimento do pequeno compacto desportivo, que mais não é do que um carro de competição com dois motores elétricos situados na dianteira e a carenagem mais exagerada daquele que será o modelo de produção em série, previsto para a primeira metade de 2024, que contará apenas com um motor elétrico e tração dianteira.