A Abarth segue os passos da Fiat e prepara o lançamento do seu primeiro desportivo elétrico, o Abarth 500e, modelo que virá enriquecer a sua gama de modelos, prometendo prestações mais intensas graças à arquitetura elétrica que a marca considera mais favorável ao permitir uma melhor distribuição de peso, binário superior e a uma distância entre eixos maior.

Definido como o 500 da Abarth “mais reativo e emocionante de sempre na condução urbana”, o Abarth 500e vale-se de um motor de 113.7 kW/155 CV de potência e 235 Nm de binário para prestações melhoradas, como a aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas 7,0 segundos. Tira partido ainda de bateria de iões de lítio de 42 kWh situada entre os eixos para melhorar a estabilidade.

Além disso, o motor elétrico mais reativo, uma distância entre eixos mais longa, um melhor apoio devido ao incremento da largura dos eixos, bem como um melhor equilíbrio entre estes oferecem uma melhor dinâmica de condução. Em comparação com o 695 no circuito ‘Misto Alfa’ da pista de Balocco, o novo Abarth 500e é mais veloz em mais de um segundo.

Estão disponíveis três modos de condução exclusivos que se concentram na performance – ‘Turismo’, ‘Scorpion Street’ e ‘Scorpion Track’ –, podendo ser selecionados pelo condutor a seu gosto. O modo ‘Turismo’ é o mais suave na aceleração, limitando a potência disponível aos 100 kW/134 CV e o binário aos 220 Nm, focando-se mais na eficiência. Já o modo ‘Scorpion Street’ oferece um desempenho de topo mas com equilíbrio na eficiência, já que a travagem regenerativa se mantém num patamar acentuado. Por fim, o modo ‘Scorpion Track’ foi concebido para aqueles que procuram a máxima performance.

Para minimizar o seu tempo de carregamento, o Abarth 500e está equipado com o sistema de carregamento rápido de 85 kW, sendo necessários menos de cinco minutos para repor uma reserva de energia suficiente para as necessidades diárias de autonomia (cerca de 50 quilómetros). O carregamento rápido permite atingir 80% da autonomia em apenas 35 minutos.

Estética agressiva

Pertencendo a uma nova geração de automóveis de génese elétrica, o Abarth 500e conta com um estilo único e mais arrojado, conjugando um misto de detalhes do passado com o futuro. O novo logótipo da assinatura do ‘Escorpião’, modernizado e eletrificado, faz a sua estreia no Abarth 500e e projeta a marca para uma nova era. Além do símbolo posicionado mais acima, conta ainda com outros detalhes agressivos, como o novo para-choques dianteiro, as saias laterais, o spoiler frontal branco, as inserções no difusor traseiro, as jantes de liga leve exclusivas e as novas capas dos retrovisores na cor Cinzento Titânio.

Destaque ainda para os travões de disco dianteiros e traseiros, novo ‘lettering’ Abarth à frente e atrás em cinzento titânio escuro, novo logótipo com a assinatura do ‘Escorpião’ eletrificado na lateral e uma capota preta com um spoiler desportivo integrado para a versão cabrio. A versão de carroçaria berlina está também equipada com teto em vidro fixo. A iluminação é feita integralmente em LED com uma nova assinatura Abarth.

A bordo, destaque para o ambiente mais escuro dos pilares e do forro do tejadilho, a que se juntam ainda revestimentos em Alcantara para um maior sentido de desportividade, sendo também esse o material escolhido para revestir o volante. Os bancos são estilo bacquet, de composição integral.

Sonoridade… tradicional

Para a Abarth, o som tem sido sempre importante, pelo que na era da eletrificação, a marca italiana optou por um caminho que, até aqui, não tem sido procurado por outras companhias, mesmo as mais desportivas. Assim, em alternativa ao sistema de série, o novo 500e recorre à tecnologia Sound Generator, que acompanha o desempenho do motor, reproduzindo fielmente o som de um motor a gasolina da Abarth.

No entanto, quando o novo Abarth 500e está equipado com o Sound Generator, o sistema Key On-Off ainda reproduz o som de uma guitarra no habitáculo cada vez que o veículo é ligado ou desligado, naquela que é uma característica do sistema de série. O Sound Generator pode ser ligado/desligado a gosto do cliente quando o veículo está parado.

Até o AVAS (Acoustic Vehicle Alert System) recebe uma sonoridade específica, transformando uma homologação fria e uma restrição normativa num som reconhecível pelos fãs do Escorpião. É um som que distingue o novo Abarth 500e de outros automóveis elétricos. Além disso, da primeira vez que ultrapasse os 20 km/h, uma sonoridade de dedilhar de guitarra reflete a alma transgressiva e pouco convencional inerente ao género e aos automóveis do Escorpião.

Tecnologia conectada

O novo Abarth 500e é o primeiro veículo da gama Abarth a oferecer uma experiência totalmente conectada graças aos serviços Uconnect, podendo os serviços conectados também ser geridos fora do veículo através da aplicação móvel dedicada Fiat.

Além disso, o novo painel de instrumentos totalmente digital de 7″ dá toda a informação de que se necessita, desde a velocidade à autonomia, modo de condução atual e estado da bateria, complementado pelo ecrã tátil central de 10.25″.

No que diz respeito ao conforto, estão disponíveis sensores de luminosidade e de chuva, acesso passivo com a nova chave Abarth com função Keyless Go, climatização automática, luzes de máximos automáticas e carregador sem fios. O modelo pode ainda contar com um sistema de sensores de estacionamento com vista drone a 360° e câmara traseira de ultra alta definição para ajudar no estacionamento.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.