A Abarth surpreendeu com a criação de um modelo único de linhas apaixonantes, o Abarth 1000 SP. Este desportivo honra o Abarth 1000 Sport Prototipo (SP) criado em 1966 pelo engenheiro Mario Colucci para participar nalgumas das mais notórias competições da sua década, ao mesmo ajudando a difundir a imagem da marca do escorpião.

Projeto único, este modelo apresentado agora pela Abarth espelha o conceito do desportivo spider original – ligeiro e potente – mas replicado agora com recurso a ferramentas modernas. O nome do carro indica a cilindrada do motor, derivado do Fiat 600, e a categoria Sport Prototipo, de modelos produzidos especificamente para competição e em número limitado. O 1000 SP venceu algumas das mais importantes provas depois do seu lançamento, como aquela na sua classe na edição de 1966 dos 500 km de Nürburgring, na Alemanha, ajudando a consolidar o apelo da marca.

Considerado como um marco na história da Abarth, a companhia quis fazer algo de especial para honrar esse mesmo modelo, servindo de inspiração dos designers do Centro Stile Fiat & Abarth, em Itália. A reinterpretação moderna do clássico foi agora revelada, com linhas desportivas e limpas que evocassem as do original, mas em dimensões modernas.

Assim, o Abarth 1000 SP respeita três princípios fundamentais no seu desenho, já vistos no modelo da década de 1960: a ligeireza e baixo peso, a aerodinâmica avançada e, por fim, a ergonomia, devendo ser ágil e de fácil utilização.

O resultado prático é o Abarth 1000 SP, que recorre a um chassis com misto de materiais – célula central em carbono e dianteira em alumínio, assegurando dessa forma elevados níveis de rigidez e baixo peso. Na vertente mecânica, dispõe de um bloco de 1742 cc sobrealimentado de quatro cilindros em linha, com 240 CV de potência. A suspensão assenta num princípio de triângulos sobrepostos no eixo dianteiro e esquema MacPherson evoluído na traseira.

Exatamente 55 anos depois do lançamento do original, o modelo agora apresentado é único, não estando prevista qualquer produção de modelos adicionais.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.