As dimensões sem precedentes da grelha “rim” na dianteira dos novos BMW ainda faz correr muita tinta…

Mas, afinal, o elemento de estilo mais polémico e destacado do Concept 4 e que aparece no SUV topo de gama X7 na versão mais avantajada de toda a gama de modelos da marca bávara, foi resposta aos pedidos dos clientes.

Quem o sugere é Peter Henrich, chefe de produto na BMW, em entrevista concedida ao Autocar, em que defende também a opção estilística: “É crucial para o sucesso”, afirmou. “Os clientes BMW estão a pedir. Eles querem exprimir algo e não têm medo de automóveis com personalidade forte. Eles procuram por isto. E nós decidimos focarmo-nos ainda mais em elementos marcantes e em desenhos ousados.”, explicou aquele responsável.

Henrich vai mais longe na entrevista e dedica também umas palavras às vozes mais críticas: “Há sempre aquelas pessoas que procuram especificamente algo para criticar e que têm medo do que é novo. Mas nós estamos muito confiantes e vamos continuar.”

Segundo este chefe de produto da BMW, a equipa de designers liderada por Adrian van Hooydonk está a fazer um ótimo trabalho ao definir essa imagem de forte personalidade que os clientes da marca procuram. “O feedback é muito positivo. Quando mostrámos o X7, as pessoas em geral perguntavam: qual o tamanho da grelha rim? Mas os clientes nunca reagiram dessa forma e o carro é um enorme sucesso”.

Já o diretor de design da BMW, Adrian van Hooydonk, havia explicado que o novo rumo do estilo deste elemento fundamental da imagem da marca nasceu da necessidade de evoluir.

“Não sou psicólogo, mas sei que a BMW é uma marca que não tem apenas clientes, também tem fãs indefetíveis que conhecem toda a história do nosso design e têm opiniões vincadas sobre isso”, afirmou à revista britânica Autocar. “Sei que atualmente poderá haver alguma discussão entre os fãs sobre a direção que pretendemos dar ao nosso design, pois têm gostos diferentes. Mas como empresa, a BMW precisa de evoluir”, disse Adrian van Hooydonk.