A Renault continua a desvendar o seu novo Austral, sucessor do Kadjar, de forma lenta e meticulosa. Depois de ter revelado o nome e a silhueta, a marca francesa revela agora um desenho do interior deste novo SUV, que aposta numa imagem moderna e tecnológica.

Se no exterior, a silhueta robusta foi definida por Gilles Vidal, Diretor de Design da Renault, como “elegante e tecnológica”, o desenho interior do novo Austral apresenta os padrões típicos de um SUV com painéis das portas elevados para uma maior sensação de segurança e posição de condução igualmente elevada. O desenho geral segue linhas inclinadas e angulosas que acrescentam dinamismo ao conjunto.

O compartimento de passageiros é modular. Tem múltiplas zonas de armazenamento, começando com um amplo apoio de braços deslizante que contempla um espaço de arrumação extra e torna a utilização do sistema multimédia OpenR Link ainda mais simples. A consola tem duas grandes áreas de arrumação e um suporte para acomodar o smartphone (opcionalmente, há um sistema de carregamento por indução). Combinados, os vários espaços de arrumação no habitáculo do Austral podem acomodar mais 30 litros de capacidade.

Para tornar o efeito casulo perfeito, um tecido estampado reveste todo o teto e os pilares do pára-brisas. O conforto dos bancos também recebeu uma atenção especial. Atrás, o túnel de transmissão desapareceu, tornando assim mais cómoda a viagem para um passageiro no lugar do centro. O novo modelo da Renault tem ainda um banco traseiro deslizante e rebatível, operado através de um botão no porta-bagagens.

De acordo com Agneta Dahlgren, Diretora de Projeto na Renault Design, “quando concebemos o habitáculo do novo Renault Austral, os três temas recorrentes foram a perceção do espaço, o design arrojado e um toque protetor. E tudo isto com base nos mais elevados padrões de qualidade. Estamos orgulhosos do resultado: o casulo do novo Renault Austral é tão confortável como repleto de tecnologia. Os passageiros estão no centro da experiência, o cockpit é tão reconfortante como é elegante, e valorizam a sensação de poder partilhar o ambiente e, ao mesmo tempo, ter o seu espaço individual”.

Conforto e tecnologia

No centro da experiência a bordo está o grande ecrã OpenR, um dos maiores do mercado, com configuração em forma de ‘L’ para uma dimensão de 24.3 polegadas (774 cm2).

Esta tecnologia de ponta funciona no sistema Google Automotive Services e é suficientemente brilhante e anti-reflexo para tornar desnecessária a pala sobre o painel de instrumentos. Além do seu aspeto moderno, o painel conta com umas discretas saídas de ventilação verticais e o contorno ultra-fino à volta do ecrã é perfeitamente enquadrado. O volante é mais quadrado e ligeiramente mais plano no centro para potenciar o prazer de condução, ao mesmo tempo que proporciona ao condutor uma visão desobstruída do ecrã do painel de instrumentos.

O interface OpenR Link inclui Android Auto e Apple CarPlay, mais a função de pesquisa do Google e do Google Maps, com a marca a não ter receio de admitir, mesmo, que este sistema “é dos maiores avanços da Renault na tecnologia a bordo nos últimos anos”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.