A Porsche atingiu valores recorde de receita em 2022, com um total de 37.6 mil milhões de euros de receita, num crescimento de 13,6% face a 2021, ao passo que o lucro operacional do grupo foi de 6.8 mil milhões de euros num aumento de 27,4% face ao ano precedente. No entanto, a marca alemã não quer perder o ritmo de crescendo e prepara já a sua estratégia par aos próximos anos com a estratégia ‘Road to 20’.

Além dos valores recorde relativos às vendas de automóveis e das suas operações em 2022, a Porsche revelou a sua ambiciosa estratégia de eletrificação para os próximos anos, com uma série de novas propostas que irão dar alento ao crescimento da marca neste mercado. Tendo visto o sucesso de vendas que foi o Taycan e as suas derivações, a Porsche prepara uma série de novas propostas, a começar pelo novo Macan elétrico já em 2024, seguindo-se depois o 718 elétrico, que irá acompanhar as propostas a gasolina até, eventualmente, se tornar na única opção disponível.

O topo de gama Cayenne também irá ser eletrificado no futuro, com a quarta geração do SUV de grande porte a reforçar a aposta da Porsche em vender mais de 80% dos seus veículos novos como elétricos em 2030. Enquanto isso, este ano, o Cayenne irá receber uma grande atualização técnica e tecnológica, incluindo três novas variantes plug-in com autonomias melhoradas. Graças a um novo chassis, terá também uma maior capacidade dinâmica tanto na estrada, como em terrenos longe dela.

Mas há mais espaço para crescer e a Porsche aponta já a um novo elétrico para posicionar acima do Cayenne, entrando assim noutro segmento de maior luxo, com a marca de Estugarda a indicar que este novo automóvel está pensado para oferecer prestações elevadas e funções de condução automatizada com a “típica aura da Porsche, bem como uma experiência a bordo completamente nova”. O objetivo é chegar aos mercados de luxo desportivo dos Estados Unidos da América e da China, onde são bastante rentáveis.

O novo modelo será baseado na plataforma SSP Sport desenvolvida pela Porsche para os novos elétricos.

A Porsche estabeleceu também objetivos ambiciosos em termos de sustentabilidade, apontando uma cadeia de valor totalmente neutra em carbono já em 2030.