Alfa Romeo atualiza tecnologia e interiores de Giulia e Stelvio

A Alfa Romeo revelou a atualização de meio de ciclo para os seus modelos Giulia e Stelvio, incidindo especialmente na vertente tecnológica, com um novo sistema de infoentretenimento, além de materiais renovados a bordo. Mas, também existem novidades ao nível da condução, sobretudo nos assistentes de condução.

Nas novas versões do Giulia e do Stelvio, a interface homem-máquina foi evoluída para um patamar mais intuitivo, com ambos os modelos a oferecerem, de série, um novo ecrã TFT de 7″ no centro do painel de instrumentos, redesenhado para fornecer mais informação de um modo mais racional e para conter os parâmetros de tecnologia da condução autónoma de nível 2, também eles uma novidade.

Também de série, o ecrã central de 8,8″ foi atualizado, tornando-se tátil e adotando um novo layout com grafismos otimizados com base em widgets, componentes gráficos desenhados para interagirem intuitivamente com todas as funções e personalizáveis para satisfazer as exigências individuais, bastando “arrastar e soltar”. Isto significa que cada utilizador pode criar a própria página inicial, em que cada função do veículo se torna uma app. A marca adianta que, dessa forma, a interação é completa e personalizada e, para utilizá-la, o condutor pode escolher entre o manípulo rotativo e o ecrã tátil.

Outra novidade é a chegada dos Alfa Connected Services, ferramenta que oferece avançada conectividade a bordo e um conjunto de serviços destinado a reforçar a segurança e o conforto, dividindo-se entre pacotes distintos, como o ‘My Assistant’, que permite chamadas SOS (a pedido ou de forma automática em caso de acidente). Se o veículo avariar, pode ser enviada uma chamada para o serviço de assistência em viagem, que inclui as coordenadas da viatura para tornar mais rápida a chegada de ajuda. O pacote inclui ainda um serviço de informação que mantém o cliente atualizado sobre a “saúde” do seu Alfa Romeo através de relatórios mensais enviados por e-mail.

Noutro âmbito, o ‘My Remote’ engloba diversos serviços que permitem o controlo remoto de diversas funções do veículo (bloqueio/desbloqueio das portas, luzes intermitentes) através do smartphone/smartwatch, comunicação com os sistemas de assistência de voz Alexa ou Google Home, localização do veículo e monitorização de parâmetros específicos (velocidade e área), com alertas se os limites estabelecidos não forem cumpridos. O ‘My Car’ permite que o proprietário mantenha sob constante controlo as condições de saúde e os parâmetros do seu veículo, ao passo que o ‘My Navigation’ compreende aplicações para busca remota de Pontos de Interesse (POI), trânsito e meteorologia em direto e alerta de presença de radares.

O pacote também inclui o serviço Send & Go, que permite que o condutor envie o seu destino através do navegador, diretamente a partir do smartphone ou do portal web. Sem esquecer o serviço My Wi-Fi, que possibilita que a ligação à Internet seja partilhada com outros dispositivos a bordo (até 8), My Theft Assistance, que alerta o proprietário para qualquer tentativa de furto da viatura, ou My Fleet Manager, dirigido à gestão de frotas. Muitas destas ferramentas estarão disponíveis na altura do lançamento, sendo a oferta ampliada e completada durante 2020.

Interiores com mais qualidade

No interior, a Alfa Romeo reforçou a qualidade através de mudanças específicas, de que são exemplo a nova consola central, completamente remodelada para alojar compartimentos maiores e de mais fácil acesso, bem com a nova função de carregamento sem fios. Também a alavanca da caixa de velocidades é nova, revestida de pele e com destaques luminosos, sobressaindo, na base do seletor, a assinatura nas cores da bandeira italiana. Por último, o manípulo rotativo que controla o sistema de infoentretenimento também foi melhorado. O volante foi igualmente renovado para albergar as funções relativas aos dispositivos de condução autónoma.

Condução Autónoma de Nível 2

Em destaque está a chegada de uma nova gama de Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS), que permite assim oferecer condução automatizada de nível 2. Entre as principais tecnologias de condução autónoma presentes nas versões de 2020 encontram-se os de Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem (com intervenção ativa no volante), Monitorização Ativa dos Ângulos Mortos (com correção da direção de forma a evitar uma colisão), Cruise Control Ativo (que em cooperação com o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, permite que a velocidade definida seja regulada em função dos limites de velocidade). Por fim, os assistentes em Engarrafamentos e Assistência em Autoestrada, mantendo o veículo na sua via de rodagem e também a distância para o veículo precedente.

O interior do renovado Stelvio utiliza materiais melhorados.

A gama dos modelos de Arese foi igualmente reformulada, com uma versão Base, à qual se seguem as versões Super (ponto de partida para as versões Business, dirigidas a frotas), Ti (iniciais de “Turismo Internazionale”, um nome que sempre marcou os modelos mais ricos), Sprint, Veloce e, no Giulia, um modelo Veloce Ti. As jantes variam das 16 às 19 polegadas.

Mais em pormenor, no nível de equipamento de acesso ao mundo do Giulia, é possível escolher entre dois grupos motopropulsores: 2.0 a gasolina de 200 CV e 2.2 turbodiesel de 136 CV, ambos com tração traseira e transmissão automática. O nível de equipamento Super está disponível também com os motores Diesel de 160 e 190 CV. Há ainda quatro opções de grupos motopropulsores para o nível de equipamento Business, que oferece Cruise Control Ativo e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. As denominações Veloce e Veloce Ti identificam os níveis de equipamento mais desportivos do Giulia (sem contar com o Quadrifoglio), que usufruem dos motores a gasolina de 280 CV e de 210 CV, respetivamente, com tração integral.

ENSAIO AO STELVIO QUADRIFOGLIO: O poderoso SUV vitaminado italiano

No caso do SUV italiano, o acesso à gama faz-se com dois grupos motopropulsores com transmissão automática: 2.0 a gasolina de 200 CV com tração integral e 2.2 turbodiesel de 160 CV com tração traseira. O Stelvio Super acrescenta a esta oferta o motor 2.2 turbodiesel de 190 CV, também com tração integral. Os mesmos grupos motopropulsores (exceto o de 190 CV com tração traseira) são também oferecidos no nível de equipamento Business, que inclui elementos essenciais para utilizar o SUV em trabalho, incluindo Cruise Control Ativo, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto e uma segunda entrada USB atrás.

O Ti propõe motores a gasolina 2.0 de 200 e 280 CV e motores Diesel de 160, 190 e 210 CV, ao passo que o caráter desportivo do Sprint está defendido pelos motores a gasolina de 200 CV e Diesel de 160 e 190 cv. O Veloce é ainda mais potente, com motores a gasolina de 280 cv e Diesel de 210 CV. As dimensões propostas para as jantes variam entre as 17 e as 20 polegadas (Veloce).

As novas versões dos Giulia e Stelvio estarão disponíveis nos concessionários Alfa Romeo no início de 2020.