Alfa Romeo com aposta forte nos desportivos e eletrificação; 8C e GTV de regresso

02/06/2018

O grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciou o seu plano estratégico para os próximos anos e uma das grandes apostas é a eletrificação das marcas integrantes como a Alfa Romeo, Jeep e Maserati, expandindo igualmente as gamas das marcas. O plano foi revelado pelo CEO da companhia, Sergio Marchionne, que explicou aos jornalistas que essa decisão se deve à importância das marcas que integram a FCA, anunciando igualmente a saída de cena dos motores Diesel até ao ano de 2021.

A esse respeito, a Fiat Chrysler Automobiles anunciou que o final da integração dos motores Diesel no grupo terá igualmente um investimento de cerca de nove mil milhões de euros na tendência de eletrificação até 2022, apostando dessa forma nos híbridos e elétricos como forma de abordar as normas cada vez mais restritivas em termos de emissões poluentes pela União Europeia (EU).

Por marcas, os planos estratégicos para a Alfa Romeo foram aqueles que mais atenções chamaram, com a companhia italiana a prosseguir a sua estratégia de crescimento desta depois do ‘ataque’ inicial composto pelo Giulia e pelo Stelvio. No mesmo âmbito de desportividade, a marca anunciou o ressurgimento do 8C e do GTV, dois modelos de claro cariz dinâmico que pretendem trazer de volta o carisma desportivo da Alfa Romeo.

O 8C será um superdesportivo que servirá de modelo aspiracional da Alfa Romeo, possivelmente tirando partido de elementos partilhados com a Maserati, dispondo de motor com mais de 700 CV de potência, eixo dianteiro eletrificado e recurso a materiais exóticos como a fibra de carbono. A aceleração dos zero aos 100 km/h está prevista para ficar abaixo dos três segundos. Já o GTV será o regresso de um desportivo ‘puro’ mais acessível com premissas semelhantes às do Giulia Quadrifoglio, de 600 CV, mas tração integral e vetorização de binário.

Além destes, a Alfa prevê ainda a chegada de dois novos SUV, intercalando o atual Stelvio, um posicionado abaixo e outro acima. Até 2022, a marca prevê sete novos lançamentos, seis veículos híbridos Plug-in (PHEV) e modelos 100% elétricos. Em termos de autonomia de condução, os níveis 2 e 3 estão planeados na estratégia da marca. De uma cobertura de mercado atual de 46% em termos de segmento, a Alfa pretende atingir uma cobertura de 71%, sendo também de notar o final do MiTo, que não terá substituto direto.

No que diz respeito à Maserati, será adicionado um SUV médio abaixo do Levante e um novo modelo descapotável/coupé, o Alfieri, modelo de topo que terá mesmo uma variante elétrica (num total de três) capaz de acelerar até aos 300 kmh graças a um esquema de três motores. Outra versão será Plug-in híbrida, esperando-se uma aceleração dos zero aos 100 km/h em cerca de dois segundos. A Maserati pretende duplicar as vendas mais de 100 mil unidades em 2022, lançando quatro novos elétricos e oito novos PHEV até esse ano.

Também a Jeep apostará na eletrificação, com nove novos produtos, incluindo o acesso a três novos segmentos, desde o segmento A, naquele que será um modelo curioso atendendo aos critérios de dimensões usuais. Muitos dos seus modelos serão eletrificados até 2022, com dez versões PHEV e quatro elétricos puros, dizendo adeus ao Diesel na Europa.

Note-se que a FCA anunciou um investimento de cerca de 45 mil milhões de euros em áreas tecnológicas para responder às tendências de eletrificação, condução autónoma e conectividade.