Um dos géneros cinematográficos que mais tem surgido nos últimos tempos é o dos ‘mockumentaries’, ou seja, falsos documentários que se fazem passar por autênticos, mas que graças ao seu sarcasmo, caem no exagero das situações, o que resulta em momentos de comicidade. O mais recente exemplo vem da Alemanha e de uma marca da qual menos se esperava esta abordagem – a BMW.

Os alemães não são propriamente conhecidos pelo seu sentido de humor, algo que os próprios reconhecem, mas quando se esforçam o resultado consegue ser bastante interessante, como é o caso de falso documentário produzido pela BMW para encenar o processo de revelação do novo iNEXT, que afinal foi batizado com o nome iX.

Trata-se de um novo SUV 100% elétrico, repleto de tecnologia e de novas funcionalidades, mas foi a abordagem que a BMW usou que realmente se destacou no evento BMW NextGen, no qual foram revelados novos conceitos tecnológicos, novos padrões de mobilidade e avanços na conectividade e desenvolvimento de produtos.

Ao todo, são sete episódios de documentário, com duração variável entre os cinco e os dez minutos, retratando diferentes etapas da revelação do iX, não se coibindo a marca de fazer algumas tiradas mais cáusticas sobre os seus rivais e sobre si mesma.

Nalguns momentos em que o documentário parece entrar num universo paralelo, há alienígenas a andar no deserto de Marte em corridas de carrinho de golfe elétricos, um programa televisivo de filosofia com três pensadores alternativos à desgarrada, ironia a rodos e, no final, um ‘embaixador’ para o iX é revelado, nada mais, nada menos do que um dos vilões mais conhecidos da saga James Bond, Christoph Waltz.