O A110S foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar comportamento preciso e ágil, com motor central que debita 292 CV às 6400 rpm e um peso ‘pluma’ de apenas 1114 kg. Face às duas outras versões, a potência do motor 1.8 de quatro cilindros sofreu um acréscimo de 40 CV relativamente às versões anteriores, o que torna o A110S o mais rápido e potente da gama. A pressão do turbo foi aumentada em 0.4 bar para disponibilizar ainda mais performance.
O binário máximo é de 320 Nm e está disponível desde as 2000 rpm às 6400 rpm, o que corresponde a mais 1400 rpm do que no motor com 252 CV. A potência é transmitida às rodas traseiras por via da caixa de sete velocidades de dupla embraiagem Getrag, dispondo ainda de diferencial eletrónico para evitar perdas de motricidade.
A potência do A110S confere-lhe uma relação peso potência de 3,8 kg/CV, em oposição aos 4,3 kg/CV das restantes versões. A aceleração dos zero aos 100 km/h é agora cumprida em 4,4 s.
Chassis de afinação específica
Na sua essência, o A110S recorre à mesma estrutura de alumínio dos outros A110. Mas, a sua configuração é exclusiva, com novas molas helicoidais mais duras em 50% e amortecedores ajustados de acordo. As barras estabilizadoras – ocas para minimizar o peso – são 100% mais firmes. A distância ao solo, foi reduzida em 4mm, de forma a otimizar o centro de gravidade.
Conta ainda com novas jantes e pneus (215 mm no eixo dianteiro e 245 mm no traseiro) com uma construção específica e um novo composto de borracha nos pneus Michelin Pilot Sport 4.
Estética diferenciada
Os elementos estilísticos do A110S distinguem-no dos outros A110. No exterior, pormenores de design como as bandeiras nos pilares traseiros em fibra de carbono e laranja, a assinatura Alpine em preto na traseira, as pinças de travão em laranja e as jantes especiais específicas “GT Race”, com acabamento a preto, também reforçam o caráter único da versão.
Os futuros proprietários do A110S vão poder optar por ter o teto em fibra de carbono com acabamento brilhante que, para além de realçar a natureza desportiva do automóvel, reduz o peso total do conjunto em 1,9 kg. Da lista de opcionais fazem ainda parte as jantes em liga leve Fuchs e pormenores em fibra de carbono a revestir as baquets Sabelt. Do equipamento de série faz parte o sistema de alta-fidelidade da Focal, a telemetria Alpine e os sensores dianteiros e traseiros de ajuda ao estacionamento.
Com um preço estimado de 66.500€ sem opcionais (em França), o A110S já está disponível para encomenda, com a chegada dos primeiros exemplares, aos Centros Alpine, prevista para o mês de outubro. As primeiras entregas deverão ser realizadas ainda antes do final do ano, embora o preço para Portugal ainda não esteja definido.
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