A Alpine vai estrear-se na Rampa Internacional de Pikes Peak, uma das mais antigas provas de automobilismo nos Estados Unidos da América, levando um A110 GT4 Evo extensamente modificado até àquela que é conhecida por ‘Corrida até às nuvens’.

Disputada desde 1916 nas Montanhas Rochosas, no Colorado, esta competição teve várias transformações ao longo do último século, mas continua a ser uma das rampas mais desafiantes do mundo, com um percurso de 19.93 quilómetros de extensão e 156 curvas, começando a uma altitude de 2865 metros e terminando, aproximadamente, 1440 metros acima, ou seja, a mais de 4300 metros de altitude.

Isto representa um desafio extremo para homens e máquinas, não só pela velocidade, mas também pela pressão atmosférica variável que influencia, drasticamente, a potência do motor ao longo da subida, enquanto os pilotos têm de lidar com uma estrada particularmente escorregadia e poeirenta, condições atmosféricas imprevisíveis, diferentes ângulos da luz do sol, várias curvas cegas e ravinas omnipresentes.

Neste contexto, a Alpine e a Signatech preparam um A110 GT4 Evo para a competição de Pikes Peak, a 25 de junho. O modelo sofreu um extenso trabalho de desenvolvimento para superar as particularidades desta icónica rampa e apresenta impressionantes apêndices aerodinâmicos, para maximizar o efeito-solo.

Em conjunto com o departamento de design da Alpine, os engenheiros e técnicos da Signatech concentraram-se na aerodinâmica e no motor para enfrentar os desafios de Pikes Peak. Para sublinhar a ligação ao modelo de estrada e, ao mesmo tempo, demonstrar, em solo americano, todas as qualidades do chassis do A110, a Alpine optou por entrar na categoria Time Attack 1, com o modelo a manter a configuração de duas rodas motrizes, competindo ao lado de protótipos mais atípicos e com diferentes filosofias, como os inscritos na categoria Unlimited.

A Alpine contará com a experiência de Raphaël Astier nesta estreia da marca em Pikes Peak. Vencedor da Taça FIA de R-GT em 2022, com o Alpine A110 Rally, o piloto francês tem no currículo quatro presenças em Pikes Peak. Na sua terceira participação, bateu o recorde da sua classe – já no Time Attack 1 – ao completar a subida em 9m23,721s.

“Pikes Peak é uma corrida lendária, com a qual sempre sonhei e estou entusiasmado por voltar lá pela quinta vez. É uma honra fazer parte desta aventura com a Alpine e a Signatech, após dois anos de competição com o Alpine A110 Rally. Fiquei muito orgulhoso por ter sido o escolhido para este programa e espero trazer toda a minha experiência e conhecimento para a primeira participação da marca em Pikes Peak. Embora o objetivo não seja vencer à geral, estou confiante que o nosso A110 GT4 Evo terá um bom desempenho na classe”, refere Raphaël Astier, o piloto que terá a seu cargo a tarefa de levar o A110 GT4 Evo até às nuvens.

Ocasionalmente, tal como sucedeu na edição de 2022, esta descrição torna-se quase literal, como pode ser visto no vídeo de bordo do vencedor da Rampa do ano passado.