Marca de automóveis desportivos do Grupo Renault, a Alpine mantém o seu plano de lançamento intensivo de três novos modelos para o período entre 2024 e 2026, embora ainda não esteja fechado o plano de modelos a ser lançado inicialmente. O que já se sabe é que a Alpine irá propor três desportivos totalmente novos, com o foco na eletrificação e na manutenção do espírito desportivo.

A confirmação foi feita por Laurent Rossi, CEO da Alpine, numa ‘mesa redonda’ com os jornalistas durante o fim de semana das 24 Horas de Le Mans, apontando para um período intenso de novos lançamentos, do qual fará parte também um novo desportivo concebido em parceria com a Lotus.

Embora não revele qual a ordem de lançamentos, o responsável pela marca gaulesa garante ter “uma muito boa ideia do que pode vir a acontecer”, mas que ainda haverá tempo para eventuais ajustes ao plano de lançamentos dependendo de circunstâncias do próprio Grupo Renault. “Porque os três carros vão ser lançados numa sequência muito curta, provavelmente a meio de 2024, meio de 2025 e meio de 2026. Ainda temos margem para escolher qual o carro que lançamos primeiro e muito critérios [a respeitar]. Um diz respeito às fábricas – o que a Renault está a fazer e o que está a fazer com a Dacia, porque não queremos lançar dois carros na mesma fábrica ao mesmo tempo. É um pouco como controlo de tráfego aéreo na Aliança. Outra consideração importante é a expectativa dos clientes – qual o modelo para o qual os clientes estão mais expectantes e em que mercados, qual o mais relevante para nos começarmos”, explica.

“Temos o luxo de poder decidir porque serão todos desenvolvidos em três anos e podemos decidir até ao final qual o que poderemos lançar primeiro. Tenho uma boa ideia da sucessão, mas terão de esperar”, junta ainda.

Neste contexto, também o modelo desenvolvido em parceria com a britânica ocupa um lugar ainda não específico neste plano. Independentemente de poder ser lançado antes ou depois da versão com o símbolo da Lotus, Laurent Rossi assegura que o Alpine será um modelo com o ADN da marca – verdadeiramente desportivo.

“Os Alpine serão sempre potentes. A Alpine é [uma marca] de carros desportivos, por isso não pretendemos ter uma versão medíocre ou branda. Serão potencialmente porta-estandartes na gama da Alpine. Obviamente, podemos baixar a potência para quem não precisa de tanta potência, mas na essência serão sempre desportivos”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.