A Alpine prepara o seu regresso oficial ao ativo e vai desvendado alguns dos segredos do seu novo modelo desportivo, embora longe de revelar imagens do produto final. Há um ano que a marca desportiva da Renault tem vindo a preparar o modelo com que irá regressar ao mercado, mas será no mês de março que será conhecido o A120.

A mais recente imagem do Alpine revela muito sobre o novo modelo, mas em termos práticos – de aspeto – não revela muito. Numa imagem de antevisão para a chegada do novo desportivo, a Alpine revela a estrutura com recurso ao alumínio que irá albergar o conjunto motor/transmissão e suspensão.

Procurando oferecer uma precisão dinâmica de elevado nível, a Alpine tem vindo a desenvolver a sua plataforma para maior eficiência e baixo peso, adiantando que tal só é possível dado o avanço dos engenheiros da marca (da Renault Sport) no trabalho com a montagem e soldagem de alumínio em plataformas de automóveis.

O motor do novo Alpine será uma novidade absoluta, devendo recorrer a uma arquitetura de 1.8 litros e sobrealimentação para potência em redor dos 250 CV na versão de base. A revelação do novo modelo desportivo está agendada para março, no maior certame automóvel mundial, havendo já a confirmação de um stand oficial da companhia.

Recorde-se que o projeto foi anunciado há cerca de quatro anos, tendo passado por diversos processos, incluindo um de parceria com a Caterham para a produção conjunta de desportivos com base idêntica. O acordo entre as duas partes viria a cair por terra, mas a Alpine prosseguiu o seu caminho, que está prestes a chegar a bom porto com o seu primeiro modelo de nova geração.