A Toyota continua empenhada em dar emoção aos seus modelos mais populares e, após a versão GR do Yaris, a marca aposta agora em fórmula semelhante para o Corolla, melhorando as suas virtudes dinâmicas e as prestações com recurso ao motor 1.6 de três cilindros, sobrealimentado, com 300 CV de potência 370 Nm de binário máximo.
Este modelo foi concebido para oferecer prestações mais bruscas e melhoria da aderência à saída das curvas, pelo que a marca decidiu aplicar um sistema de tração integral GR-Four de inspiração nos ralis, capaz de oferecer uma escolha de divisão de potência entre 60/40, 50/50 ou 30/70 entre os dois eixos.
Tal como o rival Honda Civic Type R e como o GR Yaris antes de si, o GR Corolla contará apenas com caixa manual de seis velocidades para oferecer uma experiência de condução mais dinâmica e apelativa aos condutores que gostam de adrenalina ao volante.
A compor a vertente técnica, nota ainda para a solução peculiar do sistema de escape, cuja parte final tem três saídas criado para reduzir ao máximo a contrapressão e assim oferecer uma maior entrega da potência possível.
A bordo, há novos bancos mais desportivos para oferecer um apoio mais elevado ao condutor e passageiro, bem como detalhes exclusivos de equipamento para esta versão, como a estampagem do logótipo ‘GR’ nos bancos. Terá também um novo sistema de infoentretenimento de nova geração da Toyota com base em ecrã tátil de 8.0 polegadas.O novo modelo tem por base a plataforma GA-C da Toyota, com reforços específicos do chassis desenvolvidos especificamente para o GR Corolla na fábrica da Gazoo Racing em Motomachi, no Japão.
Esteticamente, também foi melhorado para obedecer a uma maior eficácia aerodinâmica a alta velocidade, destacando também o seu perfil mais arrojado e decididamente diferente do modelo de base, que tem sido um sucesso comercial, sobretudo na sua faceta híbrida. O alargamento da carroçaria é particularmente evidente, tanto à frente, como atrás, sobressaindo também o difusor traseiro para garantir uma maior eficácia aerodinâmica.
Os dados iniciam referem-se apenas ao mercado americano, surgindo como destaque a edição especial Circuit Edition de produção limitada ao longo de 2023. Tem como cores ‘standard’ o branco, o vermelho ‘Supersonic Red’ e ‘Heavy Metal’, adicionando um tejadilho em fibra de carbono forjada, capot saliente com tomadas de ar e um spoiler traseiro desportivo.
O GR Corolla Circuit Edition conta ainda com diferenciais autoblocantes Torsen nos dois eixos para melhorar a motricidade em curva, controlando o binário entregue entre as duas rodas de cada eixo para assim melhorar a performance em curva. Os diferenciais LSD fazem parte do pacote opcional Performance Package no nível base de equipamento.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.