O segmento dos desportivos compactos acaba de ganhar um novo concorrente na forma do Toyota GR Corolla, um modelo com os genes de competição da Gazoo Racing e o ‘selo de aprovação’ do piloto ‘Morizo’, nada mais, nada menos, do que o CEO da marca, Akio Toyoda. O novo GR Corolla terá 300 CV de potência e tração integral, mas, a sua comercialização na Europa não está prevista.

A Toyota continua empenhada em dar emoção aos seus modelos mais populares e, após a versão GR do Yaris, a marca aposta agora em fórmula semelhante para o Corolla, melhorando as suas virtudes dinâmicas e as prestações com recurso ao motor 1.6 de três cilindros, sobrealimentado, com 300 CV de potência 370 Nm de binário máximo.

Este modelo foi concebido para oferecer prestações mais bruscas e melhoria da aderência à saída das curvas, pelo que a marca decidiu aplicar um sistema de tração integral GR-Four de inspiração nos ralis, capaz de oferecer uma escolha de divisão de potência entre 60/40, 50/50 ou 30/70 entre os dois eixos.

Tal como o rival Honda Civic Type R e como o GR Yaris antes de si, o GR Corolla contará apenas com caixa manual de seis velocidades para oferecer uma experiência de condução mais dinâmica e apelativa aos condutores que gostam de adrenalina ao volante.

A compor a vertente técnica, nota ainda para a solução peculiar do sistema de escape, cuja parte final tem três saídas criado para reduzir ao máximo a contrapressão e assim oferecer uma maior entrega da potência possível.

A bordo, há novos bancos mais desportivos para oferecer um apoio mais elevado ao condutor e passageiro, bem como detalhes exclusivos de equipamento para esta versão, como a estampagem do logótipo ‘GR’ nos bancos. Terá também um novo sistema de infoentretenimento de nova geração da Toyota com base em ecrã tátil de 8.0 polegadas.

O novo modelo tem por base a plataforma GA-C da Toyota, com reforços específicos do chassis desenvolvidos especificamente para o GR Corolla na fábrica da Gazoo Racing em Motomachi, no Japão.

Esteticamente, também foi melhorado para obedecer a uma maior eficácia aerodinâmica a alta velocidade, destacando também o seu perfil mais arrojado e decididamente diferente do modelo de base, que tem sido um sucesso comercial, sobretudo na sua faceta híbrida. O alargamento da carroçaria é particularmente evidente, tanto à frente, como atrás, sobressaindo também o difusor traseiro para garantir uma maior eficácia aerodinâmica.

Os dados iniciam referem-se apenas ao mercado americano, surgindo como destaque a edição especial Circuit Edition de produção limitada ao longo de 2023. Tem como cores ‘standard’ o branco, o vermelho ‘Supersonic Red’ e ‘Heavy Metal’, adicionando um tejadilho em fibra de carbono forjada, capot saliente com tomadas de ar e um spoiler traseiro desportivo.

O GR Corolla Circuit Edition conta ainda com diferenciais autoblocantes Torsen nos dois eixos para melhorar a motricidade em curva, controlando o binário entregue entre as duas rodas de cada eixo para assim melhorar a performance em curva. Os diferenciais LSD fazem parte do pacote opcional Performance Package no nível base de equipamento.

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