Tardou, mas a Lexus finalmente lançou o seu primeiro automóvel elétrico, o UX 300e, SUV compacto que tem por base o híbrido UX 250h, prometendo níveis superiores de refinamento e prestações fortes com recurso a um sistema elétrico de 204 CV. Fruto dos muitos anos de experiência e da confiança nos seus sistemas de eletrificação, a garantia para a bateria deste UX 300e espanta: dez anos de garantia da bateria ou um milhão de quilómetros. Os preços arrancam nos 52.500€.

Numa ação breve ditada pelos tempos de retoma com a pandemia ainda a ‘lavrar’ o seu caminho, a Lexus possibilitou aos jornalistas um primeiro contacto com este seu novo e importante modelo, o qual acredita que assumirá uma fatia importante das vendas na gama UX – a marca prevê que o elétrico assuma uma quota de 45% nas vendas, naquela que é uma meta ambiciosa.

O local escolhido para observar ‘in loco’ o novo Lexus foi a Base Aérea Nº 6 (ou, mais comummente, do Montijo), tecendo-se aí um percurso variado e com algumas provas de ‘perícias’ à mistura para avaliar a agilidade e aceleração do UX 300e. Terreno plano com ‘fartura’ e até uma breve incursão fora do asfalto serviram para ‘sentir o pulso’ ao novo SUV, destacando-se, antes de mais, o enorme refinamento e solidez geral, com a Lexus a conseguir reforçar também o nível de isolamento acústico (com a adoção de pneus específicos e revestimentos dos arcos das rodas) para garantir que o ruído exterior não incomoda os passageiros.

Depois, um modelo bastante robusto, com pisar firme, mas longe de desconfortável, dando a forte sensação de qualidade de construção e caracterizando-se pela direção precisa e com um nível de assistência correto, para um modelo que nos pareceu muito composto, pese embora não tenha existido uma única curva veloz para avaliação condigna. Ficará para depois. Mas, nesse ambiente de requinte interior, o rolamento sólido e o centro de gravidade relativamente baixo com recurso à plataforma GA-C e ao posicionamento baico do motor e da bateria sob a carroçaria – a par de reforços estruturais da carroçaria – traduzirão uma pose segura em traçado sinuoso. O UX 300e também recebeu uma suspensão e direção desenvolvidas especificamente.

Aquilo que podemos já sentir foi o poder de ‘disparo’ do UX 300e, com duas provas de aceleração com arranque parado – uma em modo Normal e outra em modo Sport – a permitirem sentir a intensidade com que chega aos 100 km/h, notando-se no modo Normal uma intervenção mais manifesta do controlo de estabilidade para colocar no asfalto toda a potência.

Isto porque sempre são 150 kW/204 CV de potência e 300 Nm de binário extraídos a partir de um motor/gerador elétrico (a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 7,5 segundos), alimentado por uma bateria de 54.4 kWh recentemente desenvolvida e montada diretamente sob o piso do habitáculo, que oferece 400 quilómetros de autonomia no ciclo NEDC, correspondendo a 305 quilómetros em ciclo WLTP, o que está sempre dependente das configurações, como o tamanho de jante, podendo até chegar a 315 quilómetros. Porém, em ciclo urbano (WLTP City), a autonomia progride para até 413 quilómetros, o que pode ser bastante mais interessante de avaliar. A Lexus assegura que existe sempre uma salvaguarda de 10% na carga da bateria, mesmo quando anuncia zero quilómetros.

Com carregador de bordo de 6.6 kW e ligado a uma tomada doméstica (230 V), o carregamento da bateria leva cerca de 24 horas, sendo mais vantajoso optar por uma ‘wallbox’, na qual leva pouco mais de oito horas a carregar totalmente a bateria.

Com cabo de carga de 2.3 kW (fornecido com o veículo) Com cabo de carga de 6.6 kW
Voltagem do sistema 230 V 230 V
Corrente de carga 10 A 32 A
Tempo de carga cerca de 24h Cerca de 8h15m

De forma interessante, dispõe de uma configuração inteligente do nível de carga máxima que permite que um utilizador que mora no topo de uma montanha, por exemplo, selecione um nível de carga máximo mais baixo para que a bateria não seja totalmente carregada para permitir o seu carregamento regenerativo quando o veículo desce a montanha, numa solução que permite também poupar energia da rede elétrica.

Para o UX 300e, os engenheiros da Lexus desenvolveram uma nova transmissão elétrica compacta, apresentando uma configuração de três eixos e um mecanismo de engrenagem de redução para permitir altas velocidades de rotação do motor. As áreas de melhoria incluíram polimento da superfície do dente da engrenagem, adição de uma cobertura à prova de som e otimização do sistema de lubrificação da transmissão.

Regeneração de quatro níveis

Tal como acontece com os Lexus híbridos, este SUV está equipado com um sistema de travagem regenerativo com quatro níveis de regeneração de energia (pelas patilhas atrás do volante), embora a marca tenha optado por não configurar nenhum desses níveis com esquema de elevada resistência de rolamento (logo, maior regeneração, entendendo que ao perder muita velocidade rapidamente, irá também gastar mais energia para repô-la).

Ao contrário de muitos outros elétricos que vão surgindo no mercado, a refrigeração da bateria faz-se a ar e não por líquido, o que não lhe permite carregar a mais do que 50 kW, embora essa seja assumida como uma circunstância menor, na medida em que consegue repor de zero a 80% da carga em 50 minutos. A bateria de iões de lítio está ‘arrumada’ debaixo dos assentos e sob o piso, limitando a intromissão no habitáculo, embora exista uma redução ligeira de 1,6 cm na altura atrás em comparação com o UX 250h. Por outro lado, o volume da bagageira até aumenta em 47 litros (do piso da mala à chapeleira) para 367 litros (carregado até à chapeleira).

Ainda no que diz respeito a dimensões, este modelo apresenta uma distância entre eixos de 2640 mm, num comprimento total de 4495 mm.

Lançamento e preços

A marca abre as pré-vendas para o UX 300e no final de outubro, com as primeiras unidades previstas para entrega no primeiro trimestre do próximo ano, num ligeiro atraso causado também pelo sucesso noutros mercados onde já foi lançado, nomeadamente, no chinês.

Com três níveis de equipamento – Executive na base, Premium intermédio e Luxury no topo -, UX 300e virá também bastante bem equipado, repleto de tecnologias de assistência à condução, com preços que vão dos 52.500€ (c/ IVA) aos 64.800€ (c/ IVA).


Paz de espírito para os clientes

A Lexus promete uma garantia bastante ampla para o UX 300e, dando continuidade ao que já faz com os seus híbridos, apontando para a bateria os já mencionados dez anos de garantia ou um milhão de quilómetros, além de proteção à degradação da capacidade de funcionamento até aos 70% desde que sejam cumpridos os check-ups regulares previstos no programa de manutenção na rede Lexus. Além da garantia prolongada da bateria, o proprietário do UX 300e beneficiará da garantia geral de sete anos em Portugal (ou 160.000 quilómetros).

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