Mais do que uma postura de volume de vendas impressionante, o Série 4 Coupé é fundamental para a BMW, sobretudo pela imagem filosofia que corporiza a identidade da marca alemã, a qual sai reforçada com esta nova geração, mais arrojada em todos os aspetos. Globalmente, desde o lançamento do primeiro Série 4 (contabilizando o Coupé, Cabrio e Gran Coupé), já se venderam mais de 800 mil unidades, das quais 8500 em território nacional.
Neste ‘canto’ da Europa, a variante que mais popularidade tem é a Gran Coupé, com 80% do ‘mix’ de vendas daqueles 8500 exemplares vendidos, seguindo-se as outras duas variantes com 10% cada. Uma tendência muito mais profunda do que aquela que se observa a nível mundial: se globalmente, a Gran Coupé é, na mesma, a mais procurada, tem uma quota de 45% contra 30% do Coupé e 25% do Cabrio. Mas, para já, apenas o Coupé estará entre nós, esperando-se o descapotável em março e o Gran Coupé para o final de 2021.
A nova geração tem, pois, um legado importante para respeitar, assumindo-se como um coupé de linhas dinâmicas que vai muito além da simples constatação de uma grelha dianteira de grandes dimensões. Naturalmente, que teríamos de abordar a grelha, questão polarizadora para muitos dos adeptos da BMW, mas que resulta bastante bem ao vivo e a cores. A sua aparência musculada é ainda reforçada pela agressividade das linhas traseiras e pelos ‘ombros’ largos atrás (fruto do aumento da largura do eixo em 23 mm face ao Série 3).
Embora partilhando muita da sua essência com o Série 3 (berlina), o Série 4 Coupé recebeu uma série de melhorias técnicas para oferecer uma condução mais dinâmica e entusiasmante. Assim, aplicaram-se reforços de carroçaria para maior rigidez torsional, baixou-se o centro de gravidade em 21 mm, reduziu-se a altura em 57 mm e procederam-se a mexidas nas componentes de suspensão (mais desportiva e com incremento do camber negativo à frente), direção, travagem e aerodinâmica. Tudo com o intuito de fazer do novo Série 4 Coupé um modelo mais divertido de conduzir.
Por outro lado, em comparação com o Série 4 Coupé de anterior geração, este novo aumentou em praticamente todas as medidas. Com 4768 mm de comprimento, é 128 mm mais longo, sendo também mais largo em 22 mm e mais alto em 6 mm. A distância entre eixos cresceu em 41 mm, permitindo melhoria das quotas de habitabilidade. Com 440 litros de bagageira, também está mais competente nesta área. A distribuição do peso também foi cuidada, firmando-se nos 50/50 entre os dois eixos.Trabalho desportivo
Além da aparência mais sumptuosa, a BMW quis também que o novo Série 4 Coupé representasse um passo superior no dinamismo, aplicando algumas receitas para lhe reforçar esta área. Disso é exemplo o diferencial desportivo M de série nos M440i xDrive Coupé e M440 d para um maior virtuosismo de condução, mas também com o reforço do sistema de travagem. Os reforços estruturais permitem que o novo Série 4 curve com maior segurança, sem queixumes na direção, também ela mais desportiva.
No campo tecnológico, o coupé retira muitos dos ensinamentos da versão berlina, como o sistema operativo 7 para o infoentretenimento, o assistente pessoal inteligente com comando por voz, os faróis com tecnologia laser (que permite visibilidade até 550 metros de distância), a atualização remota de software, a condução autónoma de nível 2 ou a chave digital. De resto, o ecrã digital está também presente para a instrumentação, permitindo personalização.
Packs especiais
Referido atrás, o modo ‘Sprint’ do Pack Desportivo M Pro serve como um ‘atalho’ instantâneo por parte do condutor para o modo mais desportivo do veículo sem ter de recorrer aos modos de condução na consola central. Ou seja, pressionando a patilha atrás do lado esquerdo do volante, os parâmetros do Série 4 Coupé alteram-se para condução mais despachada.
Motorizações de ‘arranque’
A BMW terá seis versões do Série 4 Coupé, mesmo que no arranque de comercialização nem todas estejam disponíveis. Assim, para já, nas variantes a gasolina, a gama inicia-se com a versão 420i Coupé, com motor de 2.0 litros TwinPower Turbo de 184 CV e 300 Nm, passando pelo 430i Coupé com igual motor de 2.0 litros mas com 258 CV e 400 Nm. No topo das opções a gasolina, por enquanto, encontra-se a versão eletrificada M440i xDrive Coupé com motor de 3.0 litros com 374 CV e 500 Nm, destacando-se pela adição de elemento mild hybrid de 48V que permite baixar os consumos e as emissões, além de ajudar o motor de combustão de forma pontual.
Os preços para a gama começam nos 49.500€ para o motor de entrada a gasolina e nos 52.800€ para a respetiva versão Diesel (55.300€ no caso de equipar tração integral xDrive). A versão 430i Coupé tem um custo de 56.600€, enquanto a M440i xDrive Coupé tem um preço de 84.400€. Os Diesel de seis cilindros ainda não têm preço.
Primeiro contacto com o 420d Coupé
Na apresentação nacional do novo Série 4 Coupé, tivemos a oportunidade de efetuar um primeiro contacto com a versão 420d equipado com o Pack Desportivo M Pro.
Assim, apesar do pouco tempo, pudemos verificar que se trata de modelo com credenciais dinâmicas bastante vincadas, com ótima inserção em curva e eficácia de amortecimento incontestável, o que lhe permite, pois, absorver bastante bem o mau piso e sobressair quando a estrada se torna mais serpenteante. Se a BMW queria um coupé com comportamento capaz de igualar a imagem arrojada, pode-se dizer que o conseguiu.
A motorização 2.0 de acesso, com os seus 190 CV de potência é mais do que suficiente para lançar o Série 4 Coupé para ritmos céleres, tanto mais que o facto de dispor de caixa Steptronic de oito velocidades com afinação desportiva torna a condução mais envolvente, sobretudo nas retomas. Sendo versão com equipamento especial ‘M Pro’, o modo ‘Sprint’ estava disponível, permitindo efetivamente alterar os parâmetros de condução de forma rápida para maior rapidez nas respostas. Porém, talvez não seja no 420d que se sinta exponencialmente o seu efeito, mas em versões de maior potência.
Um (curto) primeiro encontro em terreno nacional que mostra que a BMW continua a saber fazer bons coupés desportivos, apesar de um mundo cada vez mais racional.
BMW 420d Coupé
Motor 2.0 Diesel, 1995 cc, TGV, intercooler
Potência 190 cv
Binário 400 Nm
Caixa Automática Steptronic de oito velocidades
Acel. 0-100 km/h 7,1s
Vel. máxima 240 km/h
Consumo médio (WLTP) 4,5 l/100 km
Emissões CO2 (WLTP) 118 g/km
Preço 52.800 €
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