A Citroën está de regresso a um ‘palco’ que conhece bastante bem, o dos ‘cruzadores’ de longa distância em total conforto, com o novo C5 X. Mais do que um conceito único, este novo modelo da marca francesa faz um cruzamento entre diferentes estilos: ou seja, não é berlina, não é carrinha e não é SUV, mas é tudo isso num pacote em que o conforto e a atenção ao detalhe estão em primeiro lugar. A tecnologia híbrida plug-in (PHEV) é outro dos destaques.

Com um passado tão rico em modelos de requinte, como o SM, o XM, o Traction Avant ou o mais recente C6, a Citroën esteve ausente deste segmento mais cimeiro nos últimos anos, voltando agora com uma proposta esteticamente diferenciadora com que pretende assim ganhar um espaço importante no mercado, apelando aos clientes dos SUV de segmento C e berlinas e carrinhas de segmento D.

De acordo com os responsáveis da marca, o novo C5 X vai ao encontro das novas expectativas dos clientes, sendo o representante de oferta criativa e com códigos estéticos renovados. No seu desenvolvimento, a Citroën focou-se em quatro pilares: a conceção ousada, o design distintivo, a tecnologia intuitiva e o conforto de excelência.

O visual é mesmo um dos principais chamarizes do C5 X, diferenciando-se de muitas das propostas no mercado, graças a detalhes como a grelha do ‘double chevron’ integrada com os faróis e a toda a largura da dianteira, faróis com tecnologia LED e uma silhueta de carrinha alongada para um perfil aerodinâmico mais marcado. A traseira destaca-se pelo spoiler traseiro proeminente e pela assinatura luminosa em LED dos farolins. A bagageira foi pensada para ser larga e funcional, nos cânones de uma carrinha tradicional, com uma capacidade entre os 545 e os 1640 litros.

Com 4805 de comprimento e 2785 mm de distancia entre eixos, o C5 X garante muito espaço a bordo, procurando sobretudo oferecer boas cotas de habitabilidade nos lugares traseiros. A altura ao solo de 194 mm garante-lhe alguma versatilidade suplementar fora de estrada, ao mesmo tempo que as jantes de grandes dimensões lhe emprestam uma pose musculada.

Tecnologia intuitiva num lounge de referência

No interior, com muitos detalhes de conforto e de tecnologia aliados, o C5 X destaca-se pelo painel de instrumentos dividido entre um ecrã digital à frente do condutor e o sistema ‘head-up display’ (de série) com uma área projetada no ecrã de 21 polegadas e simulação de distância de quatro metros e efeito 3D a cores. As informações apresentadas no para-brisas podem também ser personalizadas a partir da haste esquerda atrás do volante.

Ao centro, o ecrã tátil beneficia de um novo sistema de infoentretenimento inspirado nos widgets dos smartphones, dispondo de navegação conectada 3D, reconhecimento de comandos por voz e atualizações ‘Over the Air’ do sistema para manter as funcionalidades atualizadas ao longo do tempo. A conectividade com os sistemas operativos Android Auto e Apple CarPlay está também assegurada.

No campo das tecnologias de assistência, o novo C5 X conta com 18 ajudas à condução, destacando-se o alerta de trânsito traseiro e a vigilância de ângulo morto de longo alcance, agora até 70 metros. O assistente de condução de autoestrada com função stop and go (até 180 km/h) está disponível igualmente como incremento de segurança em condução de autoestrada.

Algo que perpassa ao longo de todo o modelo é o seu conceito de lounge interior com os comandos apenas essenciais junto ao condutor, não faltando revestimentos trabalhados com menção ao conceito do ‘double chevron’ por exemplo nos painéis das portas. Além disso, a atenção ao detalhe verifica-se também nos acabamentos e nos materiais utilizados, de muita qualidade. Os espaços de arrumação foram outra das preocupações da Citroën, dispondo de até 29 litros a bordo para arrumar pequenos objetos.

A noção de conforto não ficaria completa sem dois outros equipamentos indispensáveis a viagens de grande prazer, nomeadamente os bancos em pele Advanced Comfort e a suspensão Advanced Comfort Active. Os bancos tratam-se de mais uma evolução deste conceito, dispondo de ajuste elétrico, ventilação, aquecimento e maior macieza graças aos 15 mm de espessura suplementar no seu ‘recheio’, ajudando assim a suportar o corpo com maior cuidado.

Por outro lado, a suspensão Advanced Comfort Active (no híbridos apenas) é igualmente uma evolução da tecnologia já apresentada anteriormente, sendo esta uma suspensão com batentes hidráulicos progressivos de controlo ativo, em que cada amortecedor é controlado individualmente em tempo real. Esta circunstância tem o condão de melhorar o conforto e, ao mesmo tempo, a dinâmica, limitando também o rolamento lateral da carroçaria em curva. Porém, é no mau piso que esta suspensão mostra as suas virtudes, superando com requinte imperial os desníveis, rugosidades no piso e empedrados. A Citroën é apologista do conceito de ‘tapete voador’ pelo conforto e a realidade não lhe foge muito. Nota ainda para o reforço no isolamento reforçado nos vidros, tanto à frente, como atrás.

Aposta na eletrificação

A grande aposta da Citroën com este C5 X está no sistema híbrido de 225 CV de potência e 360 Nm de binário máximo, valores que resultam da associação entre um motor a gasolina de 1.6 PureTech com 180 CV a um motor elétrico de 81 kW/100 CV e 320 Nm. Em conjunto, obtêm-se assim os 225 CV, sem prejuízo de baixos consumos (a partir de 1,3 l/100 km) e emissões reduzidas desde 29 g/km de CO2. A caixa automática e-EAT8 complementa o conjunto.

Com uma bateria de 12.4 kWh, o C5 X Hybrid permite uma autonomia até 55 quilómetros com um único carregamento, com velocidade máxima em modo elétrico de 135 km/h. Já a velocidade máxima absoluta é de 233 km/h, com um tempo de aceleração dos zero aos 100 km/h em 7,8 segundos.

Adicionalmente, a gama conta também com duas versões de motores térmicos, o 1.2 PureTech de 130 CV e o 1.6 PureTech de 180 CV (sendo este que dá corpo também à versão Hybrid), estando descartada a chegada de qualquer variante Diesel. Ambos estão associados à caixa automática de oito velocidades EAT8.

Equipado com o motor 1.2 PureTech 130 S&S, o C5 X alcança uma velocidade máxima de 210 km/h, para emissões a partir de 135 g/km de CO2 e consumo médio (WLTP) desde 6,0 l/100 km. Por seu turno, o 1.6 PureTech 180 S&S permite ao C5 X acelerar dos zero aos 100 km/h em 8,1 segundos, tendo um consumo misto de 6,5 l/100 Km e emissões de CO2 a partir de 147 g/km.

O condutor tem à sua disposição quatro modo de condução: ‘Híbrido’, ‘Elétrico’, ‘Conforto’ e ‘Sport’, ligados a três modos de suspensão. Dois modos, o híbrido e o elétrico, estão ligados a um dos parâmetros, enquanto os outros têm acertos de suspensão autoexplicativos.

Tecnologicamente, ainda para o caso do modelo híbrido, nota para o sistema Plug-in-Reminder, que alerta os seus utilizadores caso não façam carregamentos regulares da bateria, ajudando a que os PHEV sejam usados da forma que são imaginados. O carregador de bordo de série é de 3,7 kW, demorando cerca de 3h20 a carregar nesse caso, enquanto o carregador de bordo de 7.4 kW opcional e numa ‘wallbox’ leva 1h40.

Gama e equipamentos

Produzido na China (com tempo de espera em redor de cinco meses para novas encomendas), o C5 X terá cinco níveis de equipamento – Feel, Feel Business (direcionado às empresas), Feel Pack, Shine e Shine Pack, com conteúdos complementares e poucos opcionais disponíveis para não alongar os tempos de espera por novas unidades.

De resto, terá seis cores de carroçaria: Cinzento Platinum (de série), o tom nacarado Branco Nacarado e as cores metalizadas Cinzento Amazonite, Cinzento Acier e Azul Magnetic (todas passíveis de conjugação Biton, com o tejadilho em preto), e Preto Perla Nera. Para o interior, o cliente terá à escolha cinco ambientes.

Os preços arrancam nos 34.907 € (versões a gasolina) e nos 45.203 € (versões híbridas plug-in).

CITROËN C5 X

Nível de Equipamento

Motores Térmicos

FEEL

FEEL BUSINESS

FEEL PACK

SHINE

SHINE PACK

1.2 PureTech 130 S&S EAT6

34.907 €

36.522 €

37.356 €

39.207€

1.6 PureTech 180 S&S EAT6

44.207 €

46.056 €

Motor Híbrido

FEEL

FEEL BUSINESS

FEEL PACK

SHINE

SHINE PACK

Hybrid 225 S&S ë-EAT8

45.203 €

47.052 €

48.902 €

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.