A Fiat revelou todos os detalhes da sua nova gama 500, o histórico modelo da marca de Turim que será lançado no início do próximo ano apenas com motorização elétrica e diferentes equipamentos direcionados para clientes diferenciados. A versão de quatro portas (3+1) é outras das novidades a juntar aos modelos coupé e cabrio.

No meio do recrudescimento da pandemia de Covid-19 na Europa, a possibilidade de voar até Turim para ficar a conhecer o novo 500 na primeira pessoa gorou-se de forma compreensível. Mas, a marca italiana não quis travar o seu evento de revelação oficial à imprensa, possibilitando uma descoberta digital, numa espécie de ‘novo normal’ que também preencheu os requisitos das antigas apresentações físicas, mesmo que a parte mais ‘sumarenta’, a da condução, tenha sido – naturalmente – impossível.

O local escolhido foi o histórico centro da Fiat, o Lingotto, em Turim, Itália, conhecido pelo seu icónico circuito de testes no topo, onde ao longo de décadas cada modelo da marca italiana foi testado e desenvolvido. Conhecido como ‘La Pista’, esse circuito de testes oval, entretanto desativado, será também convertido num jardim com vista de luxo – mais um exemplo de renascimento.

A primeira surpresa veio na revelação oficial do 500, não pelo carro em si, uma vez que já se conhecem as suas formas, mas pelo simbolismo da máscara italiana gigante a cobrir-lhe a dianteira, uma lembrança da necessidade de cada um se proteger, mas também do contributo da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no combate à pandemia, uma vez que as fábricas do grupo ítalo-americano já produziram mais de 300 milhões de máscaras. Possivelmente, nenhuma tão grande como aquela envergada pelo ‘simpático’ 500e.

Removida a parede que o escondia, o novo 500 mostrou-se com o simbolismo de uma máscara com as cores da bandeira italiana.

Desenhado e produzido em Itália (será produzido na fábrica melhorada de Mirafiori, que é apontado pela Fiat como um exemplo de progresso e de automatização conectada entre todos os departamentos, uma ‘e-plant’), o novo 500 terá a missão de dar continuidade ao anterior modelo, lançado em 2006 e um sucesso quase imediato na Europa. Porém, o novo modelo quer ser um exemplo de transição, não só para angariar novos clientes para a causa da eletrificação, mas também para a sua permanência nas ‘fileiras’ dos veículos elétricos.

Alinhando-se com uma causa mais sustentável, o novo 500 terá atenção a diversos detalhes na sua produção, incluindo-se a utilização de ‘Seaqual’, um material de revestimento feito a partir de plástico reciclado obtido nos oceanos do planeta, ou de tinta mais amiga do ambiente para as carroçarias. Mas, ainda assim, manterá o seu ‘universo’ de personalização em que, como referem os responsáveis da marca, a começar por Luca Napolitano, responsável pela região europeia, será difícil ter dois exemplares exatamente iguais lado a lado num semáforo.

A cada um o seu 500

Napolitano passou ainda em revista o conceito de três modelos 500 diferentes, não em estilo ou comprimento, mas em filosofia de equipamento e técnica. Assim, a gama será composta nos modelos @Action, @Passion e @Icon, do mais acessível e simples para o mais requintado e equipado. Cada um desses três níveis terá uma função diferente consoante o tipo de cliente a que se destina, sendo o primeiro aquele que usa o seu 500 mais em ambiente citadino, com ligação intuitiva e imediata ao smartphone, e o último mais composto de equipamento, como o ecrã central tátil de 10 polegadas com o sistema Uconnect 5, tablier diferente, bancos específicos ou os materiais mais cuidados.

O novo 500 de nível básico é o citadino elétrico destinado àqueles que vivem em centros urbanos e zonas de tráfego limitado (ZTL) com uma média de percursos diários em redor dos 50 quilómetros, preferindo a mobilidade dinâmica e económica. Eis o 500 @Action, equipado com um motor elétrico de 70 kW, com aceleração dos zero aos 100 km/h em 9,5 segundos e velocidade limitada a 135 km/h. Recorre a uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 23.8 kWh, resultando numa autonomia de mais de 180 km no ciclo WLTP, ou mais de 240 km a conduzir apenas em cidade.

Pode ser carregado a 50 kW, ganhando cerca de 50 quilómetros em menos de dez minutos. O sistema de carregamento rápido oferece também a opção de carregar a viatura durante a noite na sua garagem em casa, usando o cabo Modo 2 (3 kW) incluído, ou durante o dia, enquanto está a trabalhar. A tomada ‘Combo 2’ localizada no painel traseiro do lado direito da viatura proporciona um carregamento rápido, tanto em CA como em CC. Para carregar tanto em casa como em postos públicos, os clientes podem também adquirir um cabo Modo 3 trifásico de 11 kW ou uma Wallbox Mopar.

A versão de nível médio do novo 500 é a @Passion, com uma autonomia de 320 km no ciclo WLTP, aumentando para 460 km quando conduzido apenas na cidade. Faculta carregamento rápido de 85 kW, para que possa carregar uma bateria descarregada até 80% de autonomia em 35 minutos, ou até 50 quilómetros – a distância média diária percorrida – em cerca de cinco minutos. O Cruise Control é igualmente acrescentado ao ADAS que vem como equipamento de série no @Passion.

O motor de 118 CV/ 87 kW permite velocidade máxima de 150 km/h (autolimitada) e aceleração dos zero aos 100 km/h em 9,0 segundos e zero aos 50 km/h em 3,1 segundos.

No topo da gama está o 500 @Icon, com autonomia até 320 km no ciclo WLTP, aumentando para 460 km no ciclo exclusivamente urbano. O carregamento rápido é garantido pelo sistema de carregamento rápido CC, que funciona até 85 kW. Tira partido de novo sistema de infoentretenimento com um ecrã tátil de 10.25” ‘cinerama’, com GPS e o sistema Uconnect 5. O UConnect 5 apresenta ainda o sistema de interface de Linguagem Natural com reconhecimento avançado de voz, para que possa falar com o carro usando a palavra “Hey Fiat”, para controlar as suas definições de autonomia e carregamento, programar o ar condicionado e escolher as faixas de áudio.

De uma folha de papel em branco

O novo 500 pode manter o mesmo formato do anterior, mas o modelo que se apresta a chegar foi imaginado a partir de uma folha de papel em branco, procurando melhorar o conceito de estilo e substância do 500, sendo simples e intuitivo, mas mais tecnológico. A bordo, além de um conceito mais evoluído, destaque também para uma posição de condução mais baixa face ao 500 anterior.

Em termos de dimensões, o novo modelo cresce moderadamente, com mais 29 mm de altura (1527 mm), mais 61 mm no comprimento (3632 mm), mais 22 mm na distância entre eixos (2322) e mais 56 mm na largura (1683 mm). A distribuição de peso é quase ideal, com 52% à frente e 48% atrás, ao passo que a rigidez torsional foi muito melhorada.

O que parece óbvio por enquanto é que a Fiat está focada na mobilidade elétrica, mesmo que a plataforma usada para o novo 500 seja também capaz de albergar motores de combustão convencionais, ainda que estejam neste momento descartados. Fica a nota de que tecnicamente, seria possível contar com um 500 com motor de combustão. De igual forma, quando aos Abarth, modelos que são incontornáveis pela sua faceta desportiva, ainda nada está decidido quanto à sua produção, mesmo que a vontade pareça existir.

Gama de preços

No que diz respeito à gama de preços, a Fiat deu exemplos de um mercado muito específico pela mais-valia dos incentivos à aquisição de automóveis novos, o de Espanha, estabelecendo uma comparação entre o anterior 500 e o novo. Assim, se o anterior estava tabelado entre os 17.000€ e os 23.000€, o mais recente elétrico ficará em valores próximos aos desses, mas sempre contabilizando os incentivos locais de 5200€ (fora ainda o incentivo ao abate…), pelo que o 500 estará disponível entre os 19.700€ e os 24.700€.

Já em Portugal, onde os incentivos são bem menos vantajosos, o 500 terá um custo de 23.800€ na versão @Action, sendo possível que fique a 20.800€ com o incentivo ambiental de 3000€ fornecido pelo Estado para os modelos elétricos.


Soluções de financiamento avançadas

Na apresentação, os responsáveis da Fiat revelaram ainda diversas soluções de financiamento e de utilização para o novo 500, para quem pretende utilizar o carro em vez de comprar, recorrendo ao FCA Bank para opções de leasing, renting ou carsharing. Um dos novos esquemas de mobilidade é o Leasys, que numa das modalidades (Leasys Go) pode oferecer o acesso à frota do 500 através de uma conta da Amazon com despesas de carregamento incluídas.

Além disso, a gama de modelos da FCA também poderá ficar disponível através de uma solução de subscrição denominada The Garage, com diversos patamares de veículos e de preços que vão dos 99€ aos 299€ mensais, dando acesso a uma gama variada de modelos consoante o patamar escolhido.

Em todo o caso, estas modalidades de financiamento ou de utilização não estarão disponíveis em Portugal.

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