Renovado profundamente, o Porsche Cayenne quase poderia ser apresentado como uma geração inteiramente nova, beneficiando de uma atualização que o deixou ainda mais versátil, refinado e luxuoso. Inspirando-se na conceção tecnológica do Taycan, o renovado Cayenne passa a contar com um conceito geral a bordo altamente digital, não faltando também novas tecnologias de chassis e uma melhoria da vertente eletrificada.

Não é usual que uma atualização de meio de ciclo traga alterações demasiado substanciais a um modelo, mas a Porsche não olhou a meios para dar ao Cayenne, o seu luxuoso SUV de grande porte, uma identidade renovada e um reforço substancial de equipamentos e credenciais técnicas. Responsável por uma parte significativa das vendas da Porsche (cerca de 30% do total), o Cayenne é um dos automóveis de maior relevo em termos comerciais para a marca germânica, que também já definiu o ano de 2025 para a chegada de uma versão 100% elétrica deste modelo (irá coexistir com o atual, ampliando dessa forma o leque de opções).

Aquando da revelação no Salão de Xangai, na China, mercado em que o Cayenne tem sido bem-sucedido, Michael Schätzle, vice-Presidente da linha Cayenne, não se coibiu de afirmar que “é uma das atualizações de produto mais extensas da história da Porsche”, aludindo às diferenças de design, ao interior renovado, aos novos atributos técnicos e ao aumento de potência na gama de motores.

Face mais expressiva

No exterior, o renovado Cayenne adota uma aparência mais musculada, com uma dianteira redesenhada, não faltando guarda-lamas mais arqueados, novo capot com saliências que lhe dão maior robustez e novos faróis que ajudam a realçar a largura do veículo. As luzes traseiras tridimensionais e um novo para-choques traseiro, com suporte de matrícula integrado, caracterizam o design da traseira do novo modelo. As mudanças alteram a estética das versões SUV e Coupé, sendo que esta última continua a ser impactante pelo visual ligeiramente mais desportivo do pilar B para trás.

Tecnologicamente, há a destacar a inclusão dos faróis LED Matrix no equipamento de série, oferecendo também uma nova assinatura luminosa para maior distinção durante a condução noturna.

Opcionalmente, noutro avanço importante, estão disponíveis os faróis LED HD Matrix, que são a mais recente tecnologia de iluminação desenvolvida pela Porsche. Com dois módulos de alta definição e mais de 32.000 pixels por ótica, esta tecnologia deteta os outros utilizadores da estrada e reduz a luz dos máximos com precisão de pixel para não ofuscar. A luminosidade dos módulos pode ser regulada em mais de 1000 ajustes, mediante a situação de condução. Desta forma, os faróis oferecem uma capacidade de iluminação superior em condições de escuridão, ao mesmo tempo que incrementam também a segurança dos outros utilizadores da via, incluindo dos peões.

A nível de personalização, a gama de cores de carroçaria foi alargada com três novas opções, ao passo que a gama de jantes abarca agora três medidas, entre as 20 e as 22 polegadas. O Cayenne Coupe tira partido, também, de pacotes desportivos de baixo peso que retiram até 33 kg ao peso total.

Interior superior

No interior, o passo em frente é muito relevante, com a Porsche a inspirar-se no conceito já visto no Taycan, disponibilizando um conceito de controlo e visualização completamente revisto no Cayenne. Num ambiente luxuoso e muito cuidado, repleto de materiais nobres e de construção exemplar, sobressai o Porsche Driver Experience, que é a principal novidade em termos de apresentação gráfica.

Este conceito focado no condutor coloca as funções mais frequentemente utilizadas no volante ou nas suas imediações, facilitando o acesso e a comodidade de utilização a quem vai ao volante. Por exemplo, a alavanca localizada atrás do volante (com desenho mais desportivo) à esquerda tem agora funções adicionais para os sistemas de assistência ao condutor.

O seletor da caixa de velocidades passa para o tablier, libertando espaço na consola central para compartimentos de arrumação e para um grande painel de controlo do ar condicionado com design elegante em Preto. Controlos de grandes dimensões e facilmente acessíveis, combinados com comandos mecânicos do ar condicionado e controlo de volume háptico, garantem uma operação otimizada e um visual refinado, respondendo também aos pedidos dos clientes. A marca indica que procurou obter, com o novo Porsche Driver Experience, o equilíbrio certo entre elementos digitais e analógicos.

O habitáculo redesenhado do Cayenne apresenta, pela primeira vez, um painel de instrumentos totalmente digital de 12.6 polegadas com design curvo e opções de visualização variáveis. Como opcional, está disponível um head-up display avançado. O ecrã central tátil de 12.3 polegadas do Porsche Communication Management (PCM) está integrado no novo tablier e permite aceder a todas as funções relevantes do veículo. São também fornecidas aplicações como Spotify e Apple Music para otimizar a conectividade do novo Cayenne.

Outra estreia é a possibilidade de contar com um ecrã tátil adicional no lado do passageiro dianteiro, com 10.9” de dimensão, enriquecendo a sua experiência ao exibir dados de performance, fornecer acesso separado aos controlos do sistema de infoentretenimento e, dependendo do mercado, a opção de streaming de vídeo em andamento. Cumprindo os requisitos legais para o efeito, a Porsche desenvolveu num conceito com uma película especial que assegura que o condutor não possa ver o ecrã durante a condução.

A Porsche introduziu também no novo Cayenne um novo sistema de qualidade de ar. De série, o veículo utiliza dados de navegação preditivos para detetar a aproximação de túneis e ativa de forma automática a recirculação do ar. Como opção, é possível incluir um sensor que deteta o nível de partículas finas de poeira no ar e, caso necessário, faz esse mesmo ar passar múltiplas vezes pelo filtro de poeiras finas. Para além disso, um ionizador remove muitos germes e poluentes do ar, o que é particularmente benéfico para quem sofre de alergias.

Ao nível da tecnologia de segurança, o Cayenne reforça a sua aposta e passa a incluir elementos como o limitador de velocidade ativo e o assistente de manobra de emergência, o assistente de curva e o Porsche InnoDrive melhorado como parte do cruise control adaptativo.

O interior passa a dispor também de novos materiais, novas cores e revestimentos, não faltando também elementos como a iluminação ambiente, tejadilho panorâmico e pegas na consola central, que apontam para uma utilização mais ‘off-road’, a que as jantes de grandes dimensões pouco convidam…

Dinamismo garantido

O novo Porsche Cayenne sai agora da fábrica com suspensão de molas de aço, incluindo o Porsche Active Suspension Management (PASM). Novos amortecedores com tecnologia de duas válvulas, que tem fases separadas de ressalto e compressão, permite uma performance otimizada em todas as situações de condução. Em particular, o conforto a baixa velocidade, a condução em curvas dinâmicas e o suporte às oscilações foram visivelmente melhorados.

A experiência de condução pode ser ainda aperfeiçoada com a nova suspensão pneumática adaptativa com duas câmaras e duas válvulas. Isto melhora a experiência de condução devido à suspensão suave, que estabiliza o veículo e simplifica a condução tanto em estrada como em off-road – comparativamente com a suspensão de série e com o antecessor. Ao mesmo tempo, a suspensão pneumática adaptativa reforça a precisão e a performance e reduz a transferência de massas em situações de condução dinâmica. A suspensão também oferece uma diferenciação ainda mais acentuada entre os modos de condução ‘Normal’, ‘Sport’ e ‘Sport Plus’.

Aumenta a potência, ganha o prazer de condução

Na Europa, o novo Cayenne é apresentado com três motorizações. Uma versão amplamente revista do motor V8 biturbo de 4.0 litros, desenvolvido pela Porsche, substitui o motor V6 no novo Cayenne S. Com uma potência máxima de 474 CV e um binário de 600 Nm – mais 34 CV e 50 Nm do que o antecessor – tanto o SUV como o SUV Coupé conseguem acelerar dos zero aos 100 km/h em 4,7 segundos. A velocidade máxima é de 273 km/h.

A versão de entrada na gama Cayenne está equipada com o motor V6 de 3.0 litros turbo otimizado, debitando agora 353 CV e 500 Nm de binário, um acréscimo de 13 CV e de 50 Nm, respetivamente. Com este motor, ambos os modelos aceleram até aos 248 km/h de velocidade máxima, cumprindo o exercício dos zero aos 100 km/h em 5,7 segundos.

O motor de seis cilindros (com 304 CV) serve também de base para a motorização do Cayenne E-Hybrid. Em combinação com um novo motor elétrico, que ganhou 30 kW para um novo máximo de 130 kW (176 CV) com 460 Nm de binário máximo, a potência combinada aumenta para 470 CV e o binário conjunto é de 650 Nm. O novo motor elétrico está integrado na caixa automática de oito velocidades, dispondo de um novo íman e de corrente fásica do inversor incrementada para conseguir a melhoria de potência e de binário. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 4,9 segundos, para uma velocidade máxima de 254 km/h.

Equipado com uma bateria com capacidade aumentada dos 17.9 kWh para os 25.9 kWh, é agora possível, mediante o nível de equipamento, conseguir uma autonomia elétrica de até 90 quilómetros em ciclo citadino WLTP. Em ciclo misto, o valor homologado está entre os 66 e os 74 quilómetros.

Um novo carregador de bordo de 11 kW reduz o tempo de carregamento numa fonte de energia apropriada para menos de duas horas e meia, apesar do aumento da capacidade da bateria.

Equipamento de série alargado

O equipamento de série do Cayenne foi significativamente alargado ao incluir os já indicados faróis em LED Matrix, Porsche Active Suspension Management, mas também as jantes de 20 polegadas, ParkAssist à frente e atrás incluindo câmara de marcha-atrás, e carregamento por indução do smartphone.

Em Portugal, o preço do novo Cayenne começa nos 124.360€ (128.361€ na variante Coupé). Já as versões Cayenne E-Hybrid começam nos 112.197€ (115.272€ na variante Coupé), enquanto o preço do Cayenne S começa nos 159.750€ (165.121€ na variante Coupé).

O novo Porsche Cayenne já está disponível para encomenda, com o início das entregas na Europa previstas para julho de 2023.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.