A Renault estende a sua oferta de veículos elétricos aos populares modelos comerciais Kangoo Van e Master, agora agraciados com a sigla E-Tech que identifica os modelos mais amigos do ambiente. Esta novidade é particularmente mais relevante no caso do Kangoo Van E-Tech com uma autonomia até 300 quilómetros e custos de operação menores do que no caso das versões equivalentes com motor de combustão.

Para uma nova era de mobilidade no setor comercial, a Renault adapta a sua oferta de Veículos Comerciais Ligeiros (VCL), inserindo-se na sua estratégia de eletrificação até ao final desta década. A Renault está cada vez mais empenhada numa estratégia de zero emissões, com o Kangoo Van E-Tech e o Master E-Tech a serem agora as mais recentes propostas para um trabalho mais ecológico e sustentável.

Embora não sejam novidades absolutas (há 36 anos a marca apresentou um primeiro protótipo do Master totalmente elétrico e o primeiro Kangoo Z.E. surgiu em 2012 com mais de 70.000 unidades vendidas desde então), os dois modelos cotam-se como duas das mais recentes e importantes opções para o setor profissional, adaptando-se a entregas, serviços de assistência e funcionais sem qualquer constrangimento face às versões de motor de combustão.

Kangoo Van E-Tech: O senhor das 1001 funções

Há pouco mais de dez anos, a Kangoo ganhou o primeiro título de “Comercial Internacional do Ano” com a primeira versão totalmente elétrica, pelo que ao longo da última década de experiência e utilização intensiva pelos utilizadores profissionais, a Renault foi retirando ensinamentos das necessidades e dificuldades na utilização. A mais recente geração vai ao encontro dessas mesmas preocupações para assim manter uma posição cimeira nos VCL elétricos, sobretudo com outras marcas rivais a apostarem igualmente neste segmento de modelos comerciais.

Assim, o novo Kangoo Van E-Tech Elétrico baseia-se na mesma versão com motor de combustão interna que foi eleita ‘Comercial Internacional do ano 2022’, pelo que as suas credenciais são as mesmas em termos de competências de funcionalidade e de capacidades de carga, mantendo também o conceito ‘Open Sesame’ sem pilar B do lado do passageiro para um espaço de carga adaptável e mais amplo.

Efetivamente, deslizando a porta traseira de correr, oferece a maior abertura lateral do mercado, mais concretamente, um total de 1,45 m, a que se junta ainda a inovadora galeria interior retrátil ‘Easy Inside Rack’, os três bancos da frente com um encosto central rebatível para criar um escritório móvel, e os quase 60 litros de compartimentos de arrumação na cabina, incluindo a gaveta ‘Renault Easy Life’.

Ao colocar a bateria debaixo do piso, a capacidade de carga permanece inalterada, com até 3,9 metros cúbicos de volume de armazenamento na versão mais curta L1 (subindo para os 4,9 metros cúbicos no modelo de formato longo, a ser lançado mais tarde), 600 kg de carga útil (800 kg no modelo de formato longo) e 500 kg de capacidade de reboque.

Melhorias técnicas para autonomia de 300 km

Graças à nova bateria de iões de lítio de 45 kWh de capacidade, composta por oito módulos independentes e facilmente reparáveis, o novo Kangoo Van E-Tech Elétrico reivindica uma autonomia de até 300 quilómetros, em ciclo WLTP. Recorre a um motor de 90 kW/120 CV de potência e 245 Nm de binário, o que lhe permite oferecer prestações desafogadas e ritmos muito adequados para viagens de trabalho em cidade e fora dela.

Dispondo de dois modos de condução, esta Kangoo Van E-Tech Electric oferece toda a potência no modo ‘Normal’, sendo adequado para quando vai mais carregado, enquanto o modo ‘Eco’ (selecionável a partir de botão na consola central) limita a potência e a velocidade máxima, ajudando dessa forma a otimizar a autonomia em condições de carga leve.

Disponível em versões com carregador de 22 kW, a bateria tem um sistema de refrigeração líquida e uma resistência elétrica que permite a sua utilização numa zona de temperatura ideal, mantendo assim a sua autonomia e reduzindo o tempo de carga. Esta otimização permite assim melhorar a sua performance nos carregamentos e em utilização geral.

As baterias têm uma garantia de oito anos ou 160.000 km. Durante este intervalo, são substituídas gratuitamente se a sua capacidade se degradar para menos de 70% do seu valor nominal (SoH).

Para incrementar a longevidade em termos de autonomia, a Kangoo elétrica conta com três modos de travagem regenerativa, sendo um deles menos intrusivo (B1), com desaceleração muito limitada, um intermédio (B2), mais intenso para utilização versátil com sensação semelhante à de um motor de combustão quando desacelera, e a mais intensa (B3), com maior capacidade regenerativa para utilização em engarrafamentos e em estradas de montanha.

A travagem hidráulica convencional é assistida por um sistema ARB (travagem regenerativa adaptativa) que maximiza a quantidade de energia recuperada, independentemente do modo de travagem selecionado.

Novidade é também a bomba de calor, que permite garantir a maior autonomia em todas as estações: o ar condicionado é regulado com uma bomba de calor, o que permite o aquecimento no inverno e o arrefecimento no verão, operando com base no princípio do ar condicionado reversível. O aquecimento abastece o habitáculo com as calorias recuperadas do exterior, enquanto o ar condicionado extrai as calorias do habitáculo para as descarregar no exterior do veículo. O seu desempenho ótimo está entre os -15 e +15°C. Esta característica permite preservar, adicionalmente, até 85 quilómetros de autonomia em ciclo WLTP.

O condutor pode acompanhar todas as informações de condução a partir de um painel de instrumentos digital a cores, totalmente personalizável, opcional, de 10 polegadas. Opcionalmente, o condutor pode ver a sua condução melhorada pelo sistema de retrovisor digital interior, que tira partido de uma câmara traseira posicionada em posição superior para oferecer uma visão posterior alargada.

Por último, o novo Kangoo Van E-Tech Elétrico apresenta, opcionalmente, o para-brisas, os bancos dianteiros e o volante aquecidos.

Opções de carregamento

Para recarregar a bateria, o novo Kangoo Van E-Tech Elétrico oferece uma escolha de três tipos de carregador. De série são oferecidos dois tipos de carregadores: um carregador trifásico de 11 kW (ajustado a todo o tipo de carregamentos domésticos AC), um carregador trifásico de 22 kW, para carregamentos rápidos em terminais públicos e, a mais rápida de todas, um carregador rápido de 80 kW para CC (corrente contínua), o qual permite recuperar 170 quilómetros de autonomia (ciclo WLTP) em 30 minutos.

A bateria elétrica do novo Kangoo Van E-Tech demora 2h40 para passar dos 15% aos 80% de carga, quando ligada a uma ‘wallbox’ de 11 kW e menos de seis horas numa ‘wallbox’ de 7.4 kW.

Finalmente, graças à aplicação para smartphone MyRenault ou ao sistema multimédia Renault Easy Link, há uma série de serviços associados como a programação da carga da bateria com monitorização remota do seu estado ou a climatização remota.

O motor elétrico e as unidades de carregamento para o novo Kangoo Van E-Tech Elétrico são todos fabricados na fábrica Renault de Cleon, localizada na Normandia.

Master das entregas sem emissões

Atualizado agora em termos tecnológicos, o Master Van E-Tech Elétrico recebeu uma bateria nova de 52 kWh, aumentando assim o seu alcance com uma autonomia homologada em ciclo WLTP de até 200 quilómetros.

Esta versão elétrica do grande comercial vale-se da melhoria de tecnologias e de sistemas como o de travagem regenerativa, uma vez mais suportada pela travagem hidráulica convencional assistida por um sistema ARB (travagem regenerativa adaptativa), que maximiza a quantidade de energia recuperada, independentemente do modo de travagem selecionado.

O novo Master E-Tech Electric de 52 kWh recorre a um motor elétrico bastante eficiente, com uma potência de 57 kW/76 CV, estando a sua velocidade máxima limitada a 80 km/h (embora posteriormente vá ter um ligeiro incremento do limite de velocidade máxima para os 90 km/h). Esta característica faz com que seja um comercial mais direcionado para as entregas em ambiente urbano, com saídas esporádicas para vias rápidas, algo que a versão apta para chegar aos 90 km/h poderá colmatar de forma melhorada.

O novo Master Van E-Tech Elétrico de 52 kWh estará disponível em 15 versões (em vez das seis originais), com uma escolha de três comprimentos e três alturas diferentes, disponíveis em 3.1 toneladas, 3.5 toneladas e, mais tarde, numa variante de 3.8 toneladas.

As quatro versões da caixa de carga oferecem um volume de oito a 15 metros cúbicos. As duas versões de “chassis-cabina” vêm em L2 ou L3 e são as bases ideais para conversões, sejam de piso plano, de carga/descarga ou de grandes volumes, que podem transportar até 20 metros cúbicos. A marca garante que a versão totalmente elétrica possui o mesmo espaço de carga que a congénere com motor de combustão interna.

O modo ‘Eco’ deste comercial – que limita a potência máxima e a velocidade – aliado com os pneus de baixa resistência ao rolamento, asseguram uma maior autonomia e o grande conforto de condução.

Existem dois tipos de soluções de carregamento para a bateria deste comercial: um carregador monofásico de 7.4 kW (AC), adequado para todos os tipos de carregamento doméstico e um carregador DC de 22 kW para carregamento rápido em estações de carregamento públicas, permitindo recuperar 50 quilómetros de autonomia (ciclo WLTP), em 45 minutos.

A bateria do novo Master Van E-Tech Elétrico de 52 kWh leva cinco horas a atingir 80% de carga, quando ligada a uma ‘wallbox’ de 7.4 kW e dez horas numa ‘wallbox’ doméstica de 3.7 kW.

Em termos de funcionalidades, o novo Master Van E-Tech também herda todas as características inovadoras do habitáculo da versão de combustão, como a prateleira “Easy Life” localizada por cima do porta-luvas, que se abre com um simples toque, uma zona para pausas para refeições, equipada com um grande porta-copos central, a gaveta “Easy Life” de 10,5 litros de fácil acesso, carregador de indução para smartphones, zona de ancoragem para tablets digitais, na secção central do tablier e sistema de infoentretenimento R-link Evolution.

Equipado com Aviso de Saída da Faixa de Rodagem, Assistência ao Estacionamento Traseiro e Câmara de marcha-atrás, o novo Master E-Tech Elétrico de 52 kWh tem as últimas novidades em auxiliares de condução (ADAS).

*Em Paris, França

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