Sem ser um hiperdesportivo ou um daqueles automóveis extremamente raros, o ID. Buzz é um dos modelos que mais olhares atrai e que mais sorrisos recebe à sua passagem. A ideia reencarnada do ‘Pão de Forma’ original da Volkswagen encontra a modernidade da eletrificação com recurso à moderna plataforma MEB e a uma modularidade que é exemplar (com versões de passageiros e Cargo para mercadorias). Os preços arrancam nos 43.500€ (mais IVA) para o ID. Buzz Cargo e nos 61.000€ (com IVA) para o de passageiros.

Após tantas décadas de ameaças de renascimento, o ‘Pão de Forma’ encontra, finalmente, o seu verdadeiro sucessor na era da eletrificação. Com mais de sete décadas de experiência na área dos minibus e modelos de passageiros, como a Transporter e a mais recente Multivan a serem dois ótimos exemplos, é o ID. Buzz que carrega consigo o lado mais emocional da gama.

Abordada a questão da Multivan, importa pois esclarecer que não há aqui uma sobreposição, mas sim uma alternativa, já que o ID. Buzz é produzido sobre a plataforma elétrica MEB do Grupo Volkswagen, enquanto a Multivan tem por base a plataforma MQB, que tem sido o esteio de muitos dos modelos do grupo na última década. A diferença é, por isso, natural: o ID. Buzz não terá motores de combustão. Viverá na nova era da eletrificação, com diferentes versões de potência e de bateria para necessidades distintas dos seus utilizadores.

Partindo precisamente das potencialidades da MEB, note-se alguns atributos que são comuns a outros modelos já produzidos com aquela plataforma, nomeadamente a elevada distância entre eixos e as extremidades curtas, libertando dessa forma o interior para os passageiros (ou mercadorias no caso da versão Cargo).

Com 4712 mm de comprimento e 2989 mm de distância entre eixos, o ID. Buzz assume um formato compacto por fora, mas predomina a habitabilidade, com capacidade para cinco passageiros com folga, mas com a promessa de uma versão de distância entre eixos mais longa já no horizonte, com cinco, seis ou sete lugares disponíveis. Dependendo da especificação, o ID. Buzz e o ID. Buzz Cargo têm uma altura entre 1927 mm e 1951 mm. Sem contar com os espelhos, ambos medem 1985 mm de largura.

A bagageira também não faz concessões, com até 1121 litros de capacidade em posição normal (2205 litros rebatendo a segunda fila) na versão de passageiros. O banco traseiro pode ser rebatido em proporção 40:60, além de poderem deslizar 150 mm longitudinalmente.

Apesar de ser uma carrinha volumosa em termos gerais, a Volkswagen não poupou esforços para tentar reduzir o atrito aerodinâmico, resultando dessa forma num modelo com um coeficiente de arrasto de 0.29 Cd, o que tem implicações positivas na eficiência. A bateria posicionada em posição central entre os dois eixos tem o condão de distribuir o peso, baixar o centro de gravidade e ajudar na condução sem prejudicar os consumos energéticos. Já o raio de viragem também é mais digno de um citadino do que de uma carrinha de quase cinco metros: apenas 11,1 metros.

A marca aponta que o seu objetivo para este modelo foi obter uma viatura com a altura de um SUV mas a condução próxima à de uma berlina. Para tal, mune-se inclusive de eixo traseiro com suspensão multibraços, algo incomum para o segmento em questão.

Interior moderno e estilizado

No interior, o ID. Buzz revela similitudes com modelos como o ID.3 ou o ID.4, nomeadamente em termos de comandos, destacando-se a elevada vertente de digitalização (o que sem sempre é brilhante, como já sucede nos modelos supracitados).

A posição de condução elevada, como num SUV, revela uma excelente visibilidade geral, beneficiando ainda de um painel de instrumentos digital de 5.3″ minimalista que informa o condutor do essencial. Ao centro, para comandar praticamente todos os sistemas e funcionalidades, encontra-se um ecrã tátil de 10″ na versão de entrada ‘Ready 2 Discover’ ou de 12″ na versão ‘Discover Pro’ opcional com navegação.

Todos os ID. Buzz deixam a fábrica da Alemanha com o mais recente software de infoentretenimento, ou seja, o ID. Software 3.2, que já garante compatibilidade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto sem fios, dependendo da versão, entre muitas outras possibilidades. Graças à integração de um cartão eSIM, permite as tecnologias ‘We Connect’ e ‘We Connect Plus’ para uma grande quantidade de funcionalidades online e acesso a aplicações sem custos por um período limitado de tempo.

As mais recentes funcionalidades incluem a ‘Plug & Charge’ (para agilizar os processos de carga rápida sem cartões ou ‘apps’), ‘Temperature Guidance’ (que alerta para a necessidade de carregar mais a bateria caso se aproxime uma frente fria e carga não esteja em nível ótimo) e ‘Battery Care Mode’ (que limita o carregamento aos 80%).

Diversos sistemas podem também ser atualizados de forma remota (OTA), incluindo os de segurança e de assistência à condução. Nota ainda para os bancos confortáveis com encosto de braço e para a possibilidade de terem, nas versões de equipamento superiores, ajustes elétricos e massagem.

Cargo: Mais espaço para mercadorias

A vertente profissional do ID. Buzz também apresenta argumentos de grande relevo, favorecendo a sua capacidade de transporte de bens e mercadorias. De série, oferece um banco dianteiro corrido de três lugares (opcionalmente, apenas um para o condutor), enquanto a parte traseira, com uma divisória a separá-la, é inteiramente dedicada às mercadorias. Essa divisória pode ter, opcionalmente, uma janela ou uma abertura para o carregamento de objetos.

A capacidade de carga é substancialmente superior neste caso, com um total de 3900 litros, espaço para duas euro paletes e até 650 kg de peso admissível. O lado do passageiro conta com uma porta deslizante lateral traseira, sendo a do lado do condutor opcional.

Visual como nenhum outro

Independentemente da versão, o estilo do ID. Buzz será a sua maior garantia de sucesso. Com efeito, não nos recordamos de nenhum automóvel que tenha chamado tanto a atenção de transeuntes e de outros condutores ao longo da apresentação, realizada nas estradas de Copenhaga, na Dinamarca. A opção de carroçaria em duas tonalidades acentua a sua irreverência e ninguém parece ficar indiferente a esta carrinha tão peculiar.

A marca oferece opções Branco Candy, Monosilber, Amarelo Lima, azul Starlight Blue, laranja Energetic Orange, verde Bay Leaf Green e preto Deep Black, a que se juntam ainda as combinações de carroçaria que resultam tão bem neste modelo, como a Branco Candy com o Amarelo Lima.

Cada ID. Buzz tem pegada neutra de emissões de CO2 na sua produção e na condução

A iluminação LED à frente e atrás é um dos elementos mais facilmente destacados deste ID. Buzz, cujo design adota uma filosofia semelhante à de um monólito que é depois seccionado pela ampla superfície vidrada para uma luminosidade sem mácula no habitáculo. Num piscar de olho ao passado, o logótipo da Volkswagen na dianteira é maior do que noutros modelos.

Atrás, com farolins horizontais para salientar a sensação de largura, o ID. Buzz conta pela primeira vez num modelo da Volkswagen Comerciais com uma barra luminosa a unir os dois grupos óticos, sendo a iluminação totalmente em LED.

A marca disponibiliza ainda como opcional o sistema IQ.Light de faróis de matriz LED na dianteira.

O ID. Buzz Pro pode montar jantes de 18″, 19″, 20″ ou 21″, enquanto o ID. Buzz Cargo tem como máximo as jantes de 20″. Os pneus são otimizados para a resistência ao rolamento, com os pneus dianteiros a serem ligeiramente mais estreitos do que os de trás.

Para já, versão de motor único

Tal como sucede noutros modelos com a plataforma MEB, para já o ID. Buzz apenas estará disponível com motor elétrico único na traseira (sendo por isso de tração atrás), com uma potência de 150 kW/204 CV e 310 Nm de binário. Apesar do seu peso e das suas dimensões, estes valores garantem-lhe já uma performance deveras interessante: a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 10,2 segundos, para uma velocidade máxima de 145 km/h (em Portugal, ninguém apanhará contraordenação grave em autoestrada…).

O modelo conta ainda com modos de condução distintos que influenciam a resposta do motor elétrico e a direção, variando entre o mais eficiente ‘Eco’ e o mais desportivo ‘Sport’. Também a regeneração varia de forma concordante, embora o condutor possa também selecionar no manípulo seletor de condução atrás do volante um modo de regeneração mais evidente, ‘B’, com desaceleração mais óbvia (mas maior regeneração de energia).

Com bateria de 77 kWh, a autonomia homologada em circuito misto WLTP é de 423 quilómetros na versão ID. Buzz Pro (passageiros), enquanto a ID. Buzz Cargo tem um valor de 424 quilómetros.

Quanto ao carregamento, admite carga CA até 11 kW (num posto público ou em ‘wallbox’), demorando 7h30m a carregar totalmente (de zero a 100%) e carga rápida CC até 170 kW, o que lhe permite repor de 5 a 80% da carga da bateria em cerca de 30 minutos.

Tecnologia avançada

Para sustentar a sua entrada nos novos tempos da condução cada vez mais segura, o ID. Buzz ostenta também os mais recentes atributos em termos de tecnologias de assistência à condução e de segurança, com a inclusão de tecnologia de comunicação ‘Car2X’ com informações da viagem por diante fornecidas a partir de dados recolhidos por outros carros que passaram naquele local anteriormente, ou a tecnologia Front Assist com reconhecimento de peões e de ciclistas e função de travagem autónoma.

Entre os opcionais encontram-se outros dois sistemas: o Travel Assist com dados recolhidos por ‘nuvem’ e mudança assistida de via em autoestrada e o Park Assist Plus, com memória para cinco manobras completas de estacionamento autónomo.

O Travel Assist conta com uma funcionalidade acrescida para mudança assistida de via em autoestrada a partir dos 90 km/h, assistindo o condutor nessa manobra. Graças à recolha de dados com base na técnica de enxame (‘swarm data’), o ID. Buzz pode obter informações a partir da passagem anterior de outros modelos, podendo este posteriormente completar os dados em falta para a viagem.

Já a tecnologia Park Assist Plus é uma evolução do assistente de estacionamento já conhecido da marca, mas com a particularidade de memorizar e executar de forma autónoma até cinco manobras de estacionamento, tirando partido de uma grande parafernália tecnológica composta por 12 ultrassons, câmara e sensores GPS.

Gravando alguns segundos da condução (sobrepondo ciclicamente a informação), o sistema pode assim recorrer aos momentos imediatamente anteriores a um estacionamento para,, após memorização no sistema de infoentretenimento, aplicar os mesmos comandos (volante, travão e acelerador) de forma autónoma. Na nossa experiência, acompanhados por um técnico da Volkswagen, ficou evidente que esta é uma tecnologia que ainda necessita de algum polimento e descomplicação.

O que aí vem e preços

A gama do ID. Buzz não irá parar por aqui. Além da versão de distância entre eixos mais longa com a possibilidade de contar até sete ocupantes, também a versão compacta irá receber uma variante de seis lugares em 2024. Está ainda esperada uma versão Califórnia para condutores aventureiros que apostem sobretudo em atividades de lazer ao ar livre.

As primeiras unidades chegarão ao mercado nacional em novembro, estando previsto para já apenas o lançamento da versão Pro com bateria de 82 kWh. Posteriormente, surgirão versões Pure com bateria de 55 kWh e 170 CV de potência e uma mais desportiva versão GTX com dois motores elétricos, 340 CV de potência e baterias de 84 kWh e de 91 kWh (no mais longo).

A versão First Edition lançada em primeiro lugar com uma série de equipamento relevante tem um custo de 66.500€ na versão de passageiros e de 46.500€ (mais IVA) na versão Cargo.

Mas, comprovado que o ID. Buzz tem tudo para ser um sucesso, as 350 unidades para o mercado português em 2023 já estão esgotadas…

*Em Copenhaga (Dinamarca)

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