Completamente nova, a Multivan simboliza uma nova etapa para a Volkswagen, com a marca alemã a dispor agora de um novo modelo inteiramente direcionado para os clientes particulares que precisam de espaço e funcionalidade, mas também eficiência e tecnologia, com uma nova abordagem à filosofia dos monovolumes – cada vez mais abandonada pelos construtores.

Fundada sob o ideal da mobilidade para todos, a linhagem da Multivan deriva da Pão de Forma lançada há 72 anos, quando a primeira geração desta carrinha que se tornou emblemática para as gerações seguintes chegou ao mercado em 1950. A nova Multivan carrega esse peso histórico, mas diferencia-se por outro lado, ao ser também o sucessor da Sharan, monovolume que é produzida na Autoeuropa, em Portugal, mas cuja produção deverá terminar no último trimestre deste ano.

Nesse sentido, adota a plataforma MQB que é utilizada por muitos automóveis do Grupo Volkswagen, providenciando assim uma base sólida e comprovada para albergar um modelo que estará disponível em versão híbrida Plug-in (PHEV), gasolina e Diesel (esta última numa fase posterior). A ideia de um modelo multifacetado é sublinhada pela capacidade redobrada em termos de conforto e solidez, mas que se junta a uma quantidade reforçada de tecnologias de infoentretenimento e de segurança.

Para alcançar os seus objetivos, a Volkswagen contrariou algumas das noções vigentes e, ao invés de adaptar veículos estritamente comerciais para o transporte de passageiros, criou um modelo de raiz para as viagens em família ou entre amigos – assim se explica o recurso à MQB, que até permite duas versões de comprimento (embora com a mesma distância entre eixos). De igual forma, a Multivan não terá versões adaptadas ao transporte de carga.

Design com um olho no passado

Assumindo-se como um modelo totalmente novo, o estilo do Multivan não ignora os genes do passado, com o designer chefe, Albert Kirzinger, a considerar que “o novo modelo transporta os genes inconfundíveis do design dos históricos MPV mais conhecidos do mundo”, referindo-se à Pão de Forma.

A Multivan tem uma imagem moderna e com muitos pontos de contacto com o ID.Buzz, embora sejam universos distintos – a ID.Buzz será 100% elétrica e assenta noutra base, a MEB. Diferenciar-se-á também da nova Transporter, de nove lugares, e mais orientada para o mundo do trabalho. Os designers também realizaram grandes avanços em termos da aerodinâmica, com o objetivo de proporcionar baixos consumos de combustível e aumentar a autonomia.

Espaço abundante

A Volkswagen aponta a Multivan para um amplo leque de potenciais clientes com base no preenchimento das necessidades das famílias numerosas que procuram espaço para viagens em conforto. Por outro lado, a marca espera apelar aos clientes de segmentos como os dos MPV (dos mais compactos aos maiores), mas também aos SUV de sete lugares, contrariando, de certa forma, uma tendência que tem sido dominante. A razão, explica João Carrilho, diretor da Volkswagen Veículos Comerciais da SIVA, é a de que este modelo cumpre as expectativas de obter mais espaço a bordo para passageiros e respetivas bagagens.

A funcionalidade é sublinhada pela sua variedade de lotação: disponível com sete ou seis lugares (opcionalmente), todos os bancos são individuais e movimentáveis sobre calhas, com os lugares posteriores a poderem ser removidos para levar mais carga a bordo. Os bancos giratórios permitem um maior conforto e um convívio facilitado entre todos os passageiros das segunda e terceira filas. Os novos assentos individuais na segunda e terceira filas, com práticas mesas rebatíveis, são até 25% mais leves. Dependendo da especificação e posição no habitáculo, pesam entre 23 e 29 kg.

Quanto a medidas, as proporções da nova Multivan traduzem um crescimento no caso da versão base, sendo mais longa e mais larga. Tem 1941 mm de largura, excluindo os espelhos retrovisores elétricos retráteis, 4973 mm de comprimento (mais 69 mm) e 1903 mm de altura (menos 43 mm). A sua distância entre eixos é de 3124 mm (mais 124 mm). Representando um custo adicional de 1476€, a Multivan também estará disponível mais tarde numa versão longa, com um comprimento de 5173 mm, mas sem alterar a distância entre eixos. Ganha, assim, mais espaço para bagagens. Outro avanço significativo deu-se em termos da aerodinâmica: o coeficiente de penetração apresenta um valor Cx de 0,30, algo impensável para um MPV há bem pouco tempo.

A versão base da Multivan, carregada até à altura do teto atrás da terceira fileira de assentos, pode transportar 469 litros de bagagem. Quando carregado até à segunda fila, a volumetria sobe para 1844 (1850 litros com teto de vidro panorâmico). Se a capacidade total de carga for utilizada na altura do teto, atrás da primeira fileira de assentos, chega-se a 3672 litros. Os valores correspondentes para a versão de carroçaria mais longa são de 763, 2171 e 4005 litros (4053 litros com teto de vidro panorâmico), respetivamente.

Outra novidade é a Multivan estar disponível, de série, com um teto de vidro panorâmico de duas partes.

A chegada da eletrificação

Classe 1 nas portagens

A Multivan apesar do seu interior espaçoso, que permite o transporte de 7 pessoas e respetiva bagagem, tem uma vantagem relevante em custos de utilização ao pagar Classe 1 nas portagens com identificador de Via Verde.

A primeira Multivan com versão híbrida Plug-in

Composta por uma gama completa, a nova Multivan é lançada na versão eHybrid, que permitirá a condução em modo de emissões zero. Conta com um motor 1.4 TSI a gasolina de 136 CV e 250 Nm, associado à caixa automática DSG de dupla embraiagem (de seis velocidades), havendo ainda um motor elétrico de 116 CV e 330 NM de binário, para uma potência combinada de 218 CV e binário conjunto de 350 Nm.

A bateria de iões de lítio de 13 kWh (capacidade líquida de 10.4 kWh) está alojada debaixo do piso da nova Multivan eHybrid, alcançando uma autonomia elétrica equivalente a 50 quilómetros (norma WLTP). A localização da bateria na plataforma MQB economiza espaço e, simultaneamente, baixa o centro de gravidade do MPV.

A nova Multivan eHybrid Plug-in arranca sempre que possível em “e-mode”, livre de emissões, e só a uma velocidade superior a 140 km/h é que o motor 1.4 TSI entra em ação. A combinação do motor elétrico com um motor a gasolina facilita as viagens de longa distância. O depósito de combustível, que nesta versão tem 45 litros, foi especificamente adaptado para a Multivan eHybrid. Na combinação entre os modos de combustão e elétrico, a autonomia total da Multivan eHybrid pode alcançar os 700 quilómetros (WLTP).

Já o consumo de combustível está cifrado em 1,5-1,6 l/100 km de gasolina e em 14.5-14.6 kWh (de acordo com o ciclo NEDC).

A bateria da Multivan é carregada através de um interface posicionado à frente do lado direito. Todas as viaturas vêm equipadas com cabos para carregamento rápido ou em tomadas de 220 V.

A bateria pode ser totalmente recarregada em cinco horas a partir da rede doméstica padrão (2.3 kW AC). Se a fonte de alimentação for, por exemplo, uma ‘wallbox’ ou um posto de carregamento de 360 volts e um cabo de carregamento concebido para 3.6 kW, o tempo de carregamento diminui para três horas e 40 minutos. Tanto durante o carregamento como quando estacionado com o cabo de carregamento ligado é possível aquecer ou arrefecer o interior da Multivan – uma função de conforto adicional. Se o cabo de carregamento estiver conectado, ligar o ar condicionado com antecedência aumenta o alcance elétrico, já que, após o arranque da Multivan, a bateria tem de fornecer muito menos energia para arrefecer ou aquecer o interior.

Além da versão híbrida, a Multivan pode ainda receber duas motorizações a gasolina, sempre associadas à caixa automática DSG de sete velocidades, com recurso aos motores 1.5 TSI de 136 CV e 220 Nm e 2.0 TSI de 204 CV e 320 Nm.

A versão 1.5 TSI alcança uma velocidade máxima de 182 km/h para um consumo combinado de combustível (no ciclo NEDC) de 6,6 a 6,7 l/100 km. Com o intuito de reduzir as emissões, a Volkswagen aplicou um alternador de eficiência média, com muito maior eficácia. Esta motorização com funcionamento de ciclo Miller dispõe de tecnologia ACT (Active Cylinder Technology) de desativação temporária de dois cilindros, com o objetivo de poupar combustível durante a carga parcial.

Outra característica técnica especial é um turbocompressor com geometria variável, que proporciona pressão de carga dependente da potência necessária, reduzindo assim o consumo a baixas velocidades do motor e, outras vezes, garantindo espontaneamente o máximo desempenho dinâmico do motor. O combustível é injetado nos cilindros a uma pressão de 350 bar.

Por sua vez, o motor TSI mais potente da Multivan, com 204 CV, pertence à geração Evo, a gama mais moderna da linha de motores EA888. A velocidade máxima é de 200 km/h neste eficiente motor turbo a gasolina que desenvolve o seu binário máximo de 320 Nm a partir das 1600 rpm, com um consumo de combustível no ciclo NEDC de 7,6 a 7,7 l/100 km.

Tal como no 1.5 TSI, este motor também utiliza um processo de combustão baseado no ciclo Miller, com um nível de compressão especialmente elevado. O ciclo de combustão aumenta a eficiência do motor, aumentando assim o binário, mesmo a baixas velocidades do motor, e reduzindo simultaneamente o consumo de combustível.

Futuramente, chegará uma variante a gasóleo, com base no bloco 2.0 TDI de 150 CV.

Tecnologicamente avançado

Também ao nível da tecnologia, a nova Multivan dá um grande passo em frente. Passa a ser possível abrir a porta traseira eletricamente (em opção), operada através de um controlo pelo pé (‘Easy open & close’). O mesmo funciona como uma solução em combinação com as portas deslizantes que abrem e fecham eletricamente, de série, na versão “Style” e níveis superiores. Para as versões ‘Multivan’ e ‘Life’ – ambas equipadas de série com duas portas deslizantes operadas manualmente (na ‘Life’ incluindo ajudas de fecho para as portas deslizantes e porta traseira) – a função está disponível como uma opção. As portas de correr laterais operadas eletricamente também podem ser abertas através da função ‘Easy open’, com um movimento do pé.

Do interior, também podem ser abertas e fechadas através de botões de comando no painel de instrumentos, à direita do sistema de infoentretenimento, além de através dos respetivos manípulos.

Outra novidade é a tecnologia de iluminação ‘IQ.Light’, ou seja, os faróis Matrix LED, que também são propostos opcionalmente, como uma alternativa aos faróis LED de série. As características do ‘IQ.Light’ incluem o ‘Dynamic Light Assist’ (máximos adaptativos sem encandear os condutores que se aproximam) e ‘Dynamic Cornering Lights’ (iluminação dinâmica em curva).

No caso do sistema mais avançado é incluída uma barra lateral LED na grelha do radiador, como um elemento adicional das luzes diurnas. A versão ‘Style’ é normalmente equipada com esta barra iluminada da grelha do radiador. Todos os novos modelos da Multivan também possuem luzes traseiras em LED de série.

O condutor poderá contar, de série, com o ‘Digital Cockpit’ e o sistema de informação ‘Ready 2 Discover’, estando sempre integrado com os serviços online do ‘We Connect’ e do ‘We Connect Plus’. Pela primeira vez, oferece um sistema de seleção digital ‘shift-by-wire’, economizando espaço para a alavanca da caixa de velocidades de dupla embraiagem.

Nova mesa multifuncional extremamente flexível

A nova Multivan vem equipada com uma mesa flexível que está assente num novo sistema de calhas, que lhe permite ser movida e arrumada na parte de trás. Como as calhas principais se estendem até à frente, entre o banco do condutor e do pendura, a mesa também pode ser usada como uma consola central na primeira fila de bancos.

Níveis de equipamento no lançamento

O novo modelo estará disponível com um extenso equipamento de série, contando desde logo com elementos como o ‘Digital Cockpit’, sistema multimédia ‘Ready 2 Discover’ com ecrã de 10″, faróis LED e caixa DSG com tecnologia ‘shift-by-wire’. A versão ‘Life’ oferece portas laterais elétricas, jantes de liga leve de 18″ ‘Toshima’, vidros escurecidos a 75%, tejadilho panorâmico, ar condicionado Climatronic e câmara traseira.

Como topo de gama, a versão Style acrescenta jantes de 19″, entre outros sistemas e equipamentos mais completos.

Paralelamente, no lançamento, a marca irá lançar a versão Energetic, que congrega uma série de equipamentos a um preço especial, como as portas laterais ‘Easy open’ ou o ar condicionado automático.

Quanto aos preços, estes arrancam nos 50.051€ para a versão Multivan Life 1.5 TSI DSG, com a correspondente versão de entrada híbrida Plug-in a ter um custo de entrada de 56.285€. A versão de entrada a gasóleo também já tem preços, com o acesso a fazer-se nos 57.672€.