Já se sabia que a parceria entre a Mazda e a Toyota iria permitir à marca de Hiroxima utilizar a tecnologia híbrida e a plataforma desenvolvida pela sua congénere, sobretudo para o novo Mazda2. Revelado hoje, o novo utilitário da Mazda opta por um estilo praticamente idêntico ao do Toyota Yaris, beneficiando igualmente de sistema híbrido para elevada eficiência.

Depois de a Suzuki ter renomeado e aproveitado dois modelos da Toyota para a sua gama europeia – o Across e o Swace -, é agora também a vez de a Mazda colocar na estrada uma versão renomeada de um dos automóveis da Toyota, neste caso para o seu segmento de entrada. Recorde-se que a Mazda e a Toyota têm em vigor um acordo de parceria para o desenvolvimento de tecnologias conjuntas, ajudando assim a explicar o nascimento deste novo Mazda2 Hybrid.

Este ficará disponível em toda a Europa a partir da primavera de 2022, assumindo-se como o primeiro modelo da gama Mazda equipado de tecnologia de propulsão 100% híbrida, dando um passo importante para a redução das suas emissões de CO2 no Velho Continente.

Tal como o Yaris Hybrid, o novo Mazda2 associa um motor 1.5 a gasolina de três cilindros com uma potência de 93 CV a um motor elétrico de 59 kW (79 CV). A potência total é de 116 CV/85 kW, valendo a pena recordar que o valor da potência não é a mera soma das potências dos dois motores.

A nova proposta híbrida da Mazda acelera dos zero aos 100 km/h em 9,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 175 km/h, registando consumos de combustível entre os 3,8-4,0 l/100 km, e emissões de CO2 de apenas 87-93 g/km em ciclo WLTP (dependendo das dimensões das jantes, havendo opções de 16″ e de 15″).

O sistema híbrido permite arranques em modo elétrico, mas também ajuda o motor térmico em diferentes momentos de condução, reduzindo os consumos e as emissões poluentes. Numa condução normal, o fornecimento de potência é repartido entre o motor a gasolina e o motor elétrico, de forma a proporcionar um desempenho otimizado e a melhor eficiência de combustível. Durante a desaceleração e travagem, a energia cinética é recuperada como energia elétrica, para armazenamento na bateria de elevado desempenho.

O novo Mazda2 dispõe de 2560 mm de distância entre eixos, com a Mazda a apontar a ideia de “habitabilidade e conforto para quatro adultos”, oferecendo ainda 286 litros de espaço para bagagem.

Estará disponível em toda a Europa em três versões: Mazda2 Hybrid Pure, Mazda2 Hybrid Agile e Mazda2 Hybrid Select.

Trata-se de um modelo de elevada importância e significado para a Mazda, nomeadamente no contexto do compromisso assumido pela marca em cumprir os objetivos estabelecidos no documento “Sustainable Zoom-Zoom 2030”, o qual reflete a sua visão a longo prazo em termos de desenvolvimento tecnológico. Mais especificamente, este compromisso – em conformidade com o Acordo de Paris – tem como objetivo alcançar uma redução de 50% nas emissões médias de CO2 do produtor ao consumidor (well-to-wheel) da marca até 2030, através do constante aumento da electrificação da sua gama e, assim, alcançar a neutralidade carbónica até 2050.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.