Conhecido o nome de Makoto Uchida para o cargo de novo diretor executivo e CEO da marca e a nova geração do crossover Juke na rampa de lançamento, a Nissan apresenta agora filosofia de estilo 100% nova, sob a égide de Alfonso Albaisa, o designer cubano que é vice-presidente do departamento de estilo da marca e que assina este belíssimo Ariya, um protótipo que os especialistas definem como muito próximo da versão de produção.
Com 4,6 metros de comprimento, 1,9 m em largura e 1,6 de altura, baseado na plataforma modular CMF-EV da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o Ariya é um SUV de porte médio que aponta a concorrentes como o Tesla Model Y, tendo como principal cartão de visita a imagem de forte personalidade, com linhas musculadas e rodas de dimensões avantajadas, que contrastam com o design quase minimalista das óticas dianteiras com tecnologia de iluminação por LED. É também na secção dianteira que o Ariya ostenta redesenhado o V-Motion, que será o ‘rosto’ dos futuros elétricos da marca, em substituição da grelha convencional.
“Substituímos a grelha convencional por um elemento que chamamos ‘escudo’. Um elemento inovador, com conceção 3D, que vai além da simples função decorativa, pois ajuda a desvendar a tecnologia de ponta que está por trás.” afirmou Albaisa. Aquele elemento iluminado em posição destacada ao centro dos dois faróis dianteiros ‘esconde’ todos os radares e sensores necessários ao funcionamento do sistema ProPilot 2.0.
No habitáculo, cotas habitáveis generosas, pelo aproveitamento de todos os benefícios de estrutura que permite o posicionamento dos módulos das baterias no piso do veículo, e aposta em ótimas soluções de ergonomia, reduzindo-se ao mínimo o número de comandos físicos no painel de bordo.
Dois motores elétricos, quatro rodas motrizesSem revelar muitos pormenores sobre a motorização do Ariya, a Nissan confirmou que o concept utiliza dois motores elétricos, um por cada eixo, com potência suficiente para oferecer prestações de alto nível, e com vários programas de condução à disposição.
“O Conceito Ariya representa uma forte colaboração entre design e engenharia”, explicou Yasuhiro Yamauchi, diretor executivo. “É o próximo estágio da futura linguagem de design da Nissan, à medida que embarcamos numa nova era para a empresa – a próxima etapa da nossa evolução. “