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Arkana: O SUV coupé da Renault já tem preços para Portugal

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O mais recente membro da família SUV da Renault, o Arkana, chega às estradas em junho, com a marca a revelar os seus preços para o mercado nacional. Com um visual coupé mais desportivo, o Arkana será proposto a partir dos 31.600€, surgindo com três níveis de equipamento (Business, Intens e R.S.Line) e duas motorizações – TCe de 140 CV com caixa EDC e E-Tech híbrido de 145 CV.

Com um conceito de design que até agora era exclusivo dos topo de gama, o Renault Arkana assume-se como uma proposta única entre os SUV do segmento C, com linhas distintas e, ao mesmo tempo, desportivas, sem esquecer a ideia de funcionalidade que muitos procuram em modelos deste género.

Na base da gama está o motor de quatro cilindros, 1.3 TCe, equipado com um sistema micro-híbrido, composto por um alternador/motor de arranque de elevada capacidade, associado a uma bateria de iões de lítio posicionada sob o assento do passageiro. Uma tecnologia que assiste o motor de combustão durante os arranques e as acelerações, reduzindo os consumos de combustível (5,8 l/100km em ciclo combinado) e as emissões de CO2, ao mesmo tempo que proporciona um maior conforto na condução. Debita 140 CV de potência (a de 160 CV será lançada posteriormente) e 260 Nm de binário máximo.

A outra versão disponível para já será a híbrida E-Tech com 143 CV e tecnologia derivada do mundo da Fórmula 1. Assegura arranques sempre em modo elétrico e elevada eficiência energética, graças ao evoluído sistema de recuperação da energia em travagem e à alta capacidade do sistema de carregamento da bateria automático. Faz uso de um motor de nova geração a gasolina de 1598 cc de cilindrada em associação a dois motores elétricos – um de tipo HSG (High-Voltage Starter Generator) – e a uma inovadora caixa de velocidades multimodo sem embraiagem. O consumo homologado é de 4,9 l/100 km em ciclo combinado.

Bem fornecido de base

A distribuição de equipamento faz-se por três níveis, embora no de entrada, Business, a lista seja já bastante extensa. Esta versão disponibiliza faróis 100% LED, jantes de 17 polegadas, sistema multimédia Easy Link com ecrã de 7.0 polegadas e navegação (compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além de Bluetooth), ar condicionado automático, câmara de marcha-atrás, alerta de distância de segurança, reconhecimento dos sinais de trânsito, comutação automática das luzes de estrada/cruzamento, cruise control, retrovisores exteriores reguláveis e rebatíveis eletricamente, sistema de ajuda ao estacionamento traseiro e dianteiro e sistema de assistência à travagem de emergência ativa com deteção de peões e ciclistas, entre outros.

Com o nível de equipamento Business, associado ao motor TCe 140 e à caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades, o Arkana é comercializado pelo preço de 31.600€. Já a versão E-Tech Híbrido 145 é comercializada pelo preço de 33.100€.

Da distinção Intens ao visual desportivo R.S. Line

O nível Intens fica um patamar acima, custando mais 2100€ do que a versão Business, ou seja, 33.700€ na motorização TCe 140 EDC e 35.200€ na E-Tech Híbrido 145. Neste nível, destaque para as jantes de 18 polegadas, Easy Link com ecrã tátil vertical de 9.3 polegadas com navegação e compatibilidades mencionadas atrás, painel de instrumentos de 10 polegadas, sistema Multi-Sense de modos de condução, estofos em tecido TEP preto, bem como o volante e punho da alavanca da caixa de velocidades em couro. No domínio da segurança, em acrescento aos equipamentos do Business, referência para o alerta de ângulo morto, o alerta de obstáculo traseiro e o regulador de velocidade adaptativo e limitador de velocidade.

Para os clientes que apreciam visual mais desportivo, a marca propõe ainda o Arkana com linha de equipamento R.S. Line, em associação aos dois motores – 36.300€ no TCe 140 EDC e 37.800€ no híbrido de 145 CV.

Com ambas as motorizações, são inúmeros os pormenores exclusivos da versão R.S. Line. No exterior, destaque para os emblemas identificativos da versão, jantes em liga leve de 18 polegadas, o para-choques dianteiro com lâmina aerodinâmica com inspiração na F1, as proteções dianteira e traseira (esta última com dupla saída de escape) e os retrovisores exteriores em preto brilhante.

Já o habitáculo é marcado pelas decorações específicas R.S. Line a vermelho no volante e no painel de bordo, pelas costuras vermelhas nos painéis das portas, nos bancos e no apoio de braço central, bem como nos pedais em alumínio e no teto interior em preto. No que toca ao conforto, não faltam mordomias, como os bancos dianteiros com regulação elétrica e sistema de aquecimento, bancos em couro Alcantara e volante aquecido.