A receita está encontrada e não há muito a inventar. A Dacia é uma espécie de “pão com manteiga” da indústria automóvel, tal como o Pedro Junceiro escreveu em ensaio ao Duster Blue dCi 115 4×4. Nunca, na verdade, compromete, seja qual for a forma como é preparado e servido. Partindo desta analogia, não haveria melhor contexto para dar a conhecer a nova fornada da marca do que através de um descontraído passeio pela região de Palmela e Sesimbra, com tempo para uma visita a uma fábrica de pão: a Moinhos Vivos. São duas as novidades quentinhas da Dacia para o mercado luso. Desde logo, a série Adventure, uma proposta com uma relação preço/qualidade muito desejável, porventura, apenas comparável ao queijinho caseiro que acompanhou o pão tradicional, acabado de sair do forno de lenha, que os jornalistas tiveram oportunidade de provar (e amassar antes…), durante o primeiro contacto dinâmico com o Dacia Duster, equipado com o motor 1.3 TCe a gasolina de 130 cv – estará disponível também nos modelos Dokker e Lodgy – e nas variantes Bi-Fuel. Na apresentação foi ainda possível experimentar o Sandero equipado com o mesmo motor. E em ambos os casos, a experiência foi positiva, revelando-se o segundo competente até para superar umas investidas por um troço enlameado, quase barro feito de barro, apesar de se tratar de uma versão 4×2. Dois pequenos momentos para comprovar que um e outro modelo conservam a sua essência: práticos e funcionais, acima de todas as outras qualidades secundárias.
A série (limitada) Adventure tem por base o nível de equipamento Stepway (Prestige, no caso do Duster). Permitindo escolher entre duas cores: cinzento e vermelho. Além disso, integra vários pormenores e elementos distintivos, tais como estofos e tapetes específicos, as jantes em liga leve de 17’’, com embelezador central vermelho, sistema Media NAV Evolution e ecrã tátil de 7’’, câmara panorâmica, sensores de estacionamento traseiros com câmara de marcha-atrás integrada, são apenas alguns dos exemplos.
Os preços da série Adventure variam muito. Começam nos €13.763 do Sandero TCe 90 Adventure; e acabam nos €24.786 do Duster Blue dCi 115 4×4 Adventure. Valor intermédio é o pedido pelo Duster TCe 130 FAP (€19.530).
GPL para todos
Todos os modelos da gama passam, nesta evolução, a contar com versões Bi-Fuel: gasolina e GPL. Uma aposta muito séria da Dacia em território nacional. Basta referir, a propósito, que 100% da rede da marca dispõe de, pelo menos, um especialista na reparação e manutenção destes modelos GPL. De acordo com os responsáveis da marca, esta solução permite reduzir 13% as emissões de CO2 e em 50% os custos de utilização, em comparação com o motor exclusivamente a gasolina. Os motores Bi-Fuel têm como base o propulsor TCe 90 no Sandero e Logan MCV.
E existem preços para todas as carteiras: Dacia Sandero TCe 90 Bi-Fuel (€11.877); Logan MCV TCe 90 Bi-Fuel (€12.896); Dokker SCe 110 Bi-Fuel (€15.965); Lodgy SCe Bi-Fuel (€17.349); e o Duster SCe 115 Bi-Fuel (€18.110).A Dacia assegura nada mais nada menos do que 67% do total de modelos a GPL do mercado nacional.
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