As aventuras do novo Nissan Micra na velha macroeconomia

18/02/2019

O novo Nissan Micra chega a Portugal com os olhos colocados na velha macroeconomia e com um trio de motores, a gasolina, preparados para abraçar o mercado nacional com otimismo

Pode tirar-se um modelo da economia, mas não se pode tirar a economia de um modelo. A Nissan está ciente dessa realidade, e na sua mais recente aventura, no mercado nacional, o novo Micra surge mais adaptado do que nunca à velha macroeconomia. A gama abandonou os motores Diesel à sua sorte e deposita grandes esperanças na estreia do pequeno bloco de 1,0 litros IG-T de 100 cv, disponível com transmissão manual e automática Xtronic. Já agora, umas palavrinhas sobre esta Transmissão de Variação Continua (CVT), que inclui a tecnologia “D-step”, capaz de proporcionar um fornecimento de potência e aumentar os picos de adrenalina em estrada do que uma CVT tradicional, sobretudo, para quem utiliza o pedal do acelerador com alguma energia extra. O sistema

“D-step” permite obter reduções de caixa mais rápidas e reduzir os consumos de combustível. Mas as alterações não se ficaram por aqui. A unidade, também a gasolina, DIG-T de 117 cv assume a posição de tipo da gama, apresentando uma suspensão e uma direção melhoradas e específicas e uma menor altura ao solo (-10 mm).
Novidade é ainda a versão especial N-Sport do Micra, uma unidade que apresenta um design exclusivo, tanto por dentro como por fora. Mas vamos por partes.

Trio de motores da aliança
O trio de novos motores, já disponíveis no mercado nacional, são fruto da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e anunciam uma melhoria das prestações, com emissões reduzidas de CO2, do motor de três cilindros.

Começando pelo motor 1.0 litros turbocomprimido IG-T a gasolina, debita 100 cv e está associado a uma transmissão manual de cinco velocidades. Trata-se de uma unidade que respeita a norma Euro6d-Temp e substitui a unidade a gasolina de 0.9 litros de 90 cv da gama Micra. As melhorias? Mais 10 cv de potência, binário superior em 20 Nm, em todos os regimes, e emissões de CO2 reduzidas entre 13 e 15 g/km, dependendo da versão.

Com esta evolução, o motor de referência do Micra passa a ser o 1.0 litros DIG-T de 117cv e binário de 180 Nm (mais 20 Nm adicionais em overboost), acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, mais vocacionada para o desempenho em estrada. Mais do que “apenas” potência, estamos perante um motor com uma aceleração superior, com mais binário e potência máxima, em regimes mais baixos, de 180Nm a 1750rpm (contra 160Nm a 2750rpm na versão de 100 cv), e um registo de 9,9 segundos dos 0-100km/h, um segundo mais rápido do que o de 100cv.
“O novo Micra está disponível por um preço que começa nos €15.500 da versão 1.0 G de 70 cv de potência

Mas a novidade maior do Nissan Micra 2019 é o N-Sport, uma versão especial, concebida para quem gosta de extrair um pouco mais de prazer da condução. Em termos estéticos, no exterior, o N-Sport distingue-se pelas jantes SAPPHIRE em liga leve 17”, com acabamentos em carbono, e capas nos espelhos retrovisores. Além disso, exibe acabamentos me preto brilhante nos frisos laterais e para-choques dianteiro e traseiro. Os vidros traseiros são escurecidos e as lâmpadas dianteiras são de halogéneo. Por dentro, saliente-se o tecido em alcântara ou couro, as grelhas de ar brancas, os apoios de braço (à frente), o forro do teto preto, os tapetes desportivos e a câmara de visão traseira e sensores de estacionamento. O Micra N-Sport é proposto com os três grupos de motores.

Conetividade total
O Micra 2019 traz consigo o novo infotenimento NissanConnect. Um novo sistema que permite uma integração mais fácil e intuitiva do condutor e do veículo. Desde o reconhecimento através da voz do condutor, ao ecrã inicial personalizável, passando ainda pela pesquisa em linha única, até à funcionalidade Find My Car, são muitas as funcionalidades do NissanConnect.
Depois de 2018, um ano de recordes, a Nissan garantiu um posicionamento de preço competitivo: a versão 1.0 G (70 cv), com caixa manual de cinco velocidades, custa €15.500; a variante equipada com o motor IG-T (100 cv), também com caixa manual de cinco velocidades, está disponível por €16.350; e a DIG-T (117 cv), com transmissão manual de seis velocidades, está à venda por €17.300. Com a transmissão Xtronic, o IGT (100 cv e caixa manual de cinco velocidades) acresce ao preço €1.200.

Ficha técnica
Motor 1.0 IG-T*
Potência máxima: 100 cv/5.000 rpm
Binário máximo: 160 Nm/2.000 rpm
Emissões de CO2: 123 – 133 g/km
Consumos: 5,5 a 5,9 l/100 km

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