M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Manda a tradição que os automóveis britânicos têm que ter uma aparência tradicional e que não se admitem grandes modificações. Mas na Aston Martin a tradição serve apenas para informar o presente e não para manter tudo como era antigamente. E mesmo quando a marca britânica faz um modelo especial, há sempre hipótese de fazer algo verdadeiramente único para um cliente. Tanto que até o presidente da marca fica espantado quando descobre o que a sua fábrica andou a fazer.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Andy Palmer, o atual presidente da Aston Martin Lagonda, tem por hábito dar uma volta às instalações fabris todas as sextas-feiras. E numa dessas sextas, um dos novos carros, prontos para serem enviados para os seus clientes, chamou-lhe a atenção por estar pintado num tom que não é comum para um Aston Martin: cor-de-rosa. Palmer não quis perder esta oportunidade e colocou duas fotografias do seu carro no seu Instagram, com o comentário de que “um cliente feliz vai atrair atenção, com toda a certeza”. Mas o que também chamou a atenção é que o Aston rosa era um dos raros exemplares do Zagato Shooting Brake.

Em 2017, a Aston Martin aproveitou o encontro anual de Pebble Beach para revelar, pela primeira vez, uma família inteira de modelos concebidos pela Zagato. Com base no Aston Martin Vanquish, a marca britânica comprometeu-se a produzir uma série limitada de modelos com a assinatura da casa italiana de design, que trabalhou com a Aston Martin há mais de 50 anos. A lista de veículos incluía 28 exemplares em configuração Speedster (todos vendidos antes de serem revelados ao mundo), 99 coupés, 99 descapotáveis Volante e 99 Shooting Brake, com aparência semelhante a uma carrinha, mas sem portas traseiras. Sem dúvida, dentro de algumas décadas, todos estes raros automóveis vão ser bastante procurados por colecionadores, e é muito provável que o Zagato Shooting Brake cor-de-rosa seja o mais valioso de todos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.