Aston Martin DBS 59: Edição especial

18/04/2019

a carregar vídeo
Esta edição especial do DBS Superleggera celebra a vitória de Le Mans de 1959.

Foi lançado pela Aston Martin o DBS 59, uma versão limitada a 24 unidades com assinatura da divisão ‘Q by Aston Martin’. O serviço de personalização da marca apresenta assim a celebração de um dos momentos mais ilustres da história do fabricante de Gaydon no campo desportivo. A base desta edição especial é o DBS ‘Superleggera’, e este modelo foi um projecto requisitado pela Aston Martin Cambridge para prestar tributo à vitória histórica do DBR1 nas 24 Horas de Le Mans em 1959.

Como não podia deixar de ser, o Aston Martin DBS 59 apresenta-se na pintura icónica ‘Racing Green’, acentuada por apontamentos em cor de cobre que jogam com o preto brilhante do painéis do tejadilho em fibra de carbono. As jantes de 21” em dois tons espelham a dualidade entre o clássico e o moderno. Outros pormenores como o número de corrida (redondo) pintado na lateral, ou as inscrições nos pneus, evocam a memória das corridas da década de 50′. Destaque ainda para o número do chassis e do motor, dos carros vencedores do Le Mans de 59′, gravados a bronze no spoiler traseiro.

Dentro do ‘cockpit’, os designers tentaram recriar os materiais originais utilizados no DBR1, transpondo a memória de outros tempos para um habitáculo moderno. Os detalhes em bronze prolongam-se no interior, estando presentes nas patilhas do volante e nos logos comemorativos, gravados nos encostos de cabeça.

Simon Lane, director geral da Aston Martin afirmou: “O DBS 59 conjuga em equilíbrio cuidadoso entre design intemporal e um respeito pela nossa história, que conjugados celebram o nosso futuro”. Esta edição especial mantém a motorização 5.2 l V12 de 725cv do DBS Superleggera, o mais potente de série desenvolvido pela Aston Martin. Este bloco permite acelerar dos 0-100 km/h em 3,4 s, e promete emoções fortes até aos 340 km/h.