Combinando uma série de nomes de luxo, o futuro hiperdesportivo da Aston Martin, concebido em parceria com a Red Bull Advanced Technologies, terá uma série de atributos que o tornarão num dos modelos mais exclusivos alguma vez produzidos.

Componente de destaque em qualquer Aston Martin e, com uma importância sublinhada neste AM-RB 001, acrónimo para a cooperação pioneira entre a marca e a Red Bull, o motor terá uma arquitetura V12 atmosférica com produção a cargo da Cosworth, companhia britânica com uma vastíssima experiência na competição automóvel e na Fórmula 1.

Será um motor feito à medida pela Cosworth, com 6.5 litros de capacidade, e que estará associado a uma totalmente nova caixa de sete velocidades com patilhas no volante para a troca de relações. Esta última será desenvolvida pela Ricardo, de acordo com as especificações delineadas pela Red Bull Advanced Technologies. Mas, de forma surpreendente, a marca anunciou, igualmente, a presença de um sistema híbrido elétrico a cargo da RIMAC, que irá tornar este modelo ainda mais competente.

A RIMAC é uma das companhias que mais talento tem demonstrado nos últimos anos na conceção de desportivos elétricos, dispondo atualmente do supercarro elétrico que mais destaque tem recolhido, o Concept-One. A potência total não foi ainda declarada. Mas o AM-RB 001 tem outros predicados, surgindo ainda em pleno desenvolvimento pela cooperação entre o diretor de operações especiais da Aston Martin, David King, e o diretor técnico da Red Bull Advanced Technologies, Adrian Newey.

A este propósito, é sob a batuta de Newey, um dos mais conceituados engenheiros de sempre da Fórmula 1, que as formas e a técnica do AM-RB 001 vão evoluindo, respeitando uma filosofia de baixo peso e elevada eficácia aerodinâmica. Recorrerá a fibra de carbono para elevada resistência e baixo peso (com estrutura do chassis criada pela Multimatic), mas também a componentes da Bosch para a área da eletrónica, cujos sistemas serão moldados à medida das exigências dinâmicas do AM-RB 001. Com uma relação de peso-potência de 1 para 1, ou seja, potência igual ao seu peso, o AM-RB 001 terá de recorrer também a um sistema de travagem de elevada capacidade.

“Muito como a Fórmula 1, desenhar, conceber e construir um carro como o AM-RB 001 é um enorme esforço de equipa. Para conseguir grandes coisas, temos de nos rodear das melhores pessoas”, afiançou Newey. Quanto à produção deste modelo, a marca prevê o lançamento de 150 exemplares de estrada a que se juntarão mais 25 dedicados a utilização em pista. A sua chegada à estrada irá decorrer apenas em 2019, com preços em redor dos dois milhões de libras.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.