Inspirada pelo seu novo papel como fornecedora dos safety car em cerca de metade dos Grandes Prémios de Fórmula 1 para 2021, a Aston Martin criou uma versão especial do seu Vantage, denominada, muito adequadamente, Vantage F1 Edition, sendo mais potente e mais agressivo.

Este Vantage F1 Edition é o primeiro modelo da Aston Martin a receber ‘feedback’ do novo CEO da marca, Tobias Moers, que foi durante muito tempo o responsável máximo da Mercedes-AMG. Este novo superdesportivo conta com os mesmos melhoramentos aplicados ao carro que vai ser visto nas pistas do Mundial de Fórmula 1, nomeadamente com um motor V8 de 4.0 litros bi-turbo com mais 25 CV do que a versão de base, dispondo agora de 535 CV de potência e 685 Nm de binário, este último inalterado, mas disponível por uma faixa de rotações mais longa.

O ganho na potência foi associado a uma versão melhorada da caixa automática de oito velocidades, com tempos de passagem de velocidade mais rápidos e maior precisão. De acordo com a marca britânica, as reduções de caixa permitem igualmente um maior controlo geral e um equilíbrio mais apurado, sobretudo quando levado ao limite em pista.
Ao nível do chassis, a Aston Martin concentrou-se na suspensão e na direção, com outras modificações efetuadas no fundo do automóvel de forma a aumentar a rigidez estrutural.

Além de mudanças nos amortecedores, há ainda diferentes acertos de molas atrás para melhorar a incisão em curva e a resposta da direção, sobretudo na passagem sobre ressaltos. As jantes cresceram numa medida, subindo de 20” para 21” de série na versão Vantage F1 Edition, ‘envolvidos’ em pneus Pirelli desenvolvidos especificamente.

Por fim, no lado aerodinâmico, as melhorias permitiram uma carga de 200 kg superior à obtida pelo Vantage à velocidade máxima, conseguindo ao mesmo tempo tornar o equilíbrio geral mais consistente a alta velocidade. Entre os novos elementos, destaque para o ‘splitter’ na dianteira, ‘canais’ de derivação no fundo e uma nova asa traseira. Há ainda duas saídas de escape duplas na traseira.

Por fim, esta edição, que estará disponível em versões Coupé ou Roadster, será pintada na mesma cor da equipa Aston Martin que regressa este ano à Fórmula 1 a título oficial (assumindo o lugar anterior da Racing Point).

O novo Vantage F1 Edition tem um preço de 162.000 euros na Alemanha, com as entregas previstas para arrancarem em maio de 2021.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.