Uma versão especialmente equipada do Vantage irá liderar os 20 carros de Fórmula 1 na volta de formação do GP da Arábia Saudita, uma vez mais em Jidá, antes de ocupar o seu lugar à saída das boxes, pronto a entrar em ação caso seja necessário intervir e controlar o ritmo da corrida.
Revelado há apenas três semanas, juntamente com o Vantage GT3 e o monolugar AMR24, utilizado nas pistas por Fernando Alonso e Lance Stroll, o novo Vantage recorre a um motor V8 biturbo de 4.0 litros, com um aumento de 30% na potência face ao modelo anterior: chega agora aos 665 CV de potência, com um binário máximo de 800 Nm. A distribuição de peso equitativa 50:50 foi mantida para assegurar um comportamento mais apurado.
Este Vantage recebeu melhorias aerodinâmicas ao nível do fundo, juntamente com um ‘splitter’ dianteiro alargado e perfilado. Para uma força descendente adicional, foi especificamente instalada uma nova asa traseira numa posição personalizada. A barra de luzes FIA também recebeu um novo perfil aerodinâmico.
Num detalhe interessante, a FIA não exigiu qualquer alteração ao superdesportivo da Aston Martin em termos de performance para se adaptar ao papel de Safety Car das corridas de Fórmula 1 (e competições acessórias no fim de semana).
Já no interior, verificaram-se diversas alterações para os requisitos de safety car, como a substituição dos bancos de série por componentes derivados da competição para que o piloto, Bernd Maylander, e o seu passageiro possam ter máxima segurança a todas as velocidades. Uma consola central especial está repleta de comandos e sistemas da FIA, bem como ecrãs para a visualização dos tempos por volta em tempo real e imagens da câmara traseira.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.