A ATS Automobili, através da sua nova divisão, ATS Corsa, desvendou um novo desportivo, o RR Turbo, com 600 CV de potência prontos para serem libertados em pista.
Pensado para todas as equipas e pilotos que desejam um “carro de competição com prestações de topo a preço acessível, mas equipado com peças premium”, o RR Turbo recebe diversos elementos desenvolvidos em circuito, como os discos de travão ATS-Sicom em material carbo-cerâmico (mais resistente à fadiga), a suspensão de braços duplos ‘pushrod’ com amortecedores de ação eletrónica ajustáveis do interior (a partir de um ecrã tátil), pneus Michelin, transmissão eletro-hidráulica de seis velocidades com patilhas atrás do volante ou câmaras para gravar as sessões em pista.
Fiel a essa tradição, também o peso é bastante baixo. Apenas 780 kg para este modelo desportivo, com os 600 CV do motor 2.0 de quatro cilindros fornecido pela Honda a assegurarem assim prestações bastante intensas, mesmo que não tenham sido reveladas pelo fabricante. Alguns dos elementos internos do bloco foram trabalhados pela ATS Corsa, como os pistões forjados, cabeça do motor com admissão e condutas de escape feitas por medida e um turbo Garret. Controlado por uma centralina Hondata, os 600 CV obtêm-se às 8500 rpm, com um binário máximo de 530 Nm entre as 4000 e as 7000 rpm. Há ainda um diferencial autoblocante para maior motricidade à saída das curvas.
Com uma distância entre eixos de 2400 mm, o RR Turbo conta com um chassis concebido em cromo-molibdênio com um peso total de 40 kg (sem o roll-bar). As suas soldaduras formam um núcleo tubular ao qual é depois associado o roll-bar exigido pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) para homologação, incrementando dessa forma a rigidez torsional e a segurança.
A inspiração na competição fica ainda patente na associação entre motor e caixa de velocidades que, juntas, servem de pontos de ancoragem para a suspensão, amortecedores, suportes das asas e escape. O sistema de travagem é composto, de base, por maxilas de quatro pistões da Brembo com discos em aço, mas em opção há os já mencionados discos de 350 mm em carbo-cerâmica providenciados pela ATS-Sicom.
Com um preço base de 110.000€ (mais impostos), o RR Turbo está homologado para alguns dos principais campeonatos de GT da Europa, como por exemplo o VLN na Alemanha ou nacionais de GT. As entregas iniciam-se na primavera de 2020.

