O Volkswagen Touareg vai receber uma atualização de meio de ciclo que o tornará mais tecnológico e eficiente, esperando-se que chegue aos mercados europeus no final de 2023, com a revelação agendada para o verão.

SUV premium de grandes dimensões da Volkswagen, o Touareg vai ser alvo de uma atualização técnica e visual abrangente. Neste sentido, as secções dianteira e traseira foram redesenhadas, o chassis foi melhorado e, apesar das modificações do design ainda estarem escondidas sob um código QR gigante, as imagens do protótipo disfarçado (em testes na Lapónia, Suécia) já fornecem uma antevisão concreta dos primeiros detalhes técnicos.

Na dianteira, por exemplo, é possível ver os recém-desenvolvidos faróis de matriz IQ. LIGHT HD e os elementos de uma nova faixa de luz LED integrada entre os mesmos. Esta tecnologia proporciona uma condição de luminosidade de alta qualidade, graças ao conjunto total de 38.400 micro LED.

Daquele valor, 19.200 micro LED são distribuídos sobre os novos faróis em cada lado do veículo. O sistema de matriz projeta um tapete interativo de luz para a faixa de forma otimizada.

Também no capítulo da iluminação, o Touareg é o primeiro modelo da Volkswagen que tem um logótipo iluminado na traseira. Desde janeiro de 2023, o emblema da Volkswagen iluminado a vermelho também é permitido na Europa. Anteriormente, o logótipo brilhante da marca só era permitido em mercados como os da China ou os Estados Unidos da Améica (EUA).

Melhorias no chassis

A Volkswagen desenvolveu mais o chassis do Touareg, sempre de tração integral. Entre outras novidades, é agora utilizado um sensor de carga no tejadilho, que está ligado em rede com a eletrónica do chassis. De acordo com a marca, a grande vantagem prende-se com o atributo da agilidade quando o tejadilho não está carregado. Se, por outro lado, for instalada uma caixa de carga no tejadilho, o sensor reconhece-o e transmite esta informação a sistemas de assistência como o ESC.

Tanto a suspensão de série com funcionamento por molas de aço, como a suspensão pneumática opcional de duas câmaras também receberam uma nova configuração para alcançar uma largura de banda maior entre o máximo conforto e uma performance otimizada.

Mais tecnologia e qualidade

O Touareg está equipado com o “Innovision Cockpit”, um conceito mais vanguardista composto por um ecrã tátil central de 15 polegadas, volante multifunções e elementos analógicos como o controlo de volume na consola central. O “Innovision Cockpit” do novo Touareg oferece, entre outras coisas, a navegação por faixa e dados cartográficos HD de alta resolução. O controlo por voz foi também aprimorado. A integração de aplicação via smartphone e “App Connect” (Apple CarPlay, Android Auto) pode agora também ser feita sem fios.

Regendo-se pela opinião dos clientes, alguns elementos qualitativos do interior foram melhorados, como é o caso dos apoios de braço e dos painéis da consola central, que serão mais suave.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.