Em contagem decrescente para o lançamento, a Audi está a revelar a técnica por detrás das versões mais desportivas do seu SUV elétrico, começando pela aerodinâmica.

O e-Tron Sportback S recorre à configuração de três motores elétricos, dois instalados no trem traseiro e um na frente. Em conjunto produzem 503 cv de potência (em modo boost) e 973 Nm de binário máximo, o suficiente para permitir prestações de alto nível, como atestam os 4,5 segundos que anuncia para cumprir 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Mas o bom desempenho da versão de topo na gama do SUV elétrico da Audi está, obviamente, relacionado com algumas soluções aerodinâmicas estreadas no modelo.

Refrigeração ativa

Para os SUV coupé desportivos, a Audi anuncia um extraordinário coeficiente de resistência aerodinâmica de apenas 0.26. Sem perder de vista o objetivo principal de oferecer uma estética cativante e vincadamente ‘racing’, os engenheiros da marca alemã focaram-se especialmente na eficiência do sistema de propulsão e na preservação da autonomia elétrica. Comparado com o e-Tron convencional, o S apresenta cavas das rodas 23 mm mais largas, uma linha de tejadilho mais inclinada e um spoiler integrado no portão traseiro.

Entre as soluções específicas para a aerodinâmica há ainda a destacar a presença das denominadas ‘cortinas de ar’, que não são mais do que grelhas de refrigeração ativa. As entradas de ar laterais e na dianteira conduzem o ar através de una conduta que otimiza o fluxo de ar nas rodas e nas laterais do veículo. Ao longo da carroçaria há pequenas aletas horizontais que impedem o turbilhão de vento e o mesmo no piso do carro, onde está instalado um painel com pequenos ailerons que garante a circulação correta do ar ao redor do veículo. A tampa de alumínio que cobre as baterias está completamente protegida, com os pontos de união a apresentarem pequenas concavidades, como as bolas de golf, o que permite também aqui melhorar a aerodinâmica.

Retrovisores virtuais poupam bateria

A juntar às muitas soluções de design, para a eficiência superior do elétrico desportivo da Audi contribuem soluções técnicas como a suspensão pneumática adaptativa, capaz de reduzir a altura da carroçaria em 26 milímetros, em função da velocidade. Ou os espelhos retrovisores virtuais, que transmitem imagens captadas por câmaras através de ecrãs OLED, situados no habitáculo, e que garantem poupança de cerca de três quilómetros na autonomia face aos retrovisores convencionais.

Tudo para ver em detalhe no vídeo publicado pela Audi: