A Audi vai incorporar nalguns dos seus modelos uma loja online no sistema de infoentretenimento de alguns dos seus novos modelos a partir deste verão, permitindo dessa forma a instalação de novas aplicações e funcionalidades como o Spotify ou a Amazon Music.

Esta loja online, desenvolvida em conjunto com a subsidiária da Volkswagen, a CARIAD e o seu parceiro Harman Ignite, apenas será incorporada nos automóveis que disponham já do sistema de infoentretenimento Modular Infotainment Toolkit (MIB 3), permitindo aos clientes o acesso direto a aplicações populares de terceiros através do Interface Multimédia (MMI), por meio de uma ligação de dados no veículo.

Na sua procura por uma digitalização cada vez maior dos veículos, a Audi está a integrar uma loja de aplicações para os modelos selecionados. A base técnica para a inovação é uma expansão do MIB 3 com um novo componente eletrónico: um módulo de hardware Audi do tamanho de uma pen drive USB é carregado com um sistema operativo de código aberto e permite assim o acesso às aplicações de terceiros no veículo.

A CARIAD foi criada há alguns anos com o intuito de se tornar na empresa de software do grupo Volkswagen, estando a desenvolver a tecnologia para a condução automatizada e conectada – incluindo uma arquitetura eletrónica consistente, uma plataforma de software e uma ligação fiável à cloud automóvel – para todas as marcas do grupo. Além disso, está também a trabalhar em sistemas de assistência ao condutor, uma plataforma de infoentretenimento de série, e um novo ecossistema digital centrado em torno do automóvel.

“A Audi é a primeira marca dentro do Grupo Volkswagen a introduzir a nova loja para aplicações de terceiros. Esta solução escalável foi desenvolvida pela CARIAD e é um exemplo da nossa estratégia para oferecer a todos os nossos clientes um ecossistema altamente atrativo. Com esta solução, os condutores da Audi não só desfrutarão de atualizações regulares de software, mas também de um sistema de infotainment que podem personalizar ainda melhor”, explica Oliver Hoffmann, CTO da Audi.

Ecossistema digital inovador

Com a nova loja, os clientes ganham acesso a uma grande variedade de aplicações, que podem ser descarregadas direta e independentemente do smartphone para o MMI. No lançamento, estão disponíveis aplicações das seguintes categorias: Música, Vídeo, Jogos, Navegação, Estacionamento e Carregamento, Produtividade, Tempo e Notícias. A secção de Música, por exemplo, inclui aplicações como a Amazon Music e Spotify. A loja irá crescer constantemente com novas aplicações.

Adicionalmente, a partir deste verão, os clientes terão sempre acesso à mais recente versão da aplicação Alexa, bem como a funcionalidades adicionais, tais como uma interface gráfica melhorada e um novo painel de controlo visual para gerir dispositivos domésticos inteligentes.

Faturação conveniente

É necessária uma ligação de dados para utilizar as aplicações de terceiros, que é estabelecida através do chamado “SIM incorporado”, um cartão SIM permanentemente instalado no veículo. Para os proprietários de Audi na Europa, os custos que advêm da utilização da rede móvel e são faturados convenientemente através do volume de dados com a Cubic Telecom. Os primeiros 25 gigabytes são gratuitos. Naturalmente, os modelos Audi continuarão a suportar o Android Auto e Apple CarPlay com a opção “interface smartphone”.

A loja de aplicações estará disponível a partir de julho em modelos selecionados que estão equipados com o mais recente cluster de software MIB 3, especificamente o Audi A4/A5, Q5, A6/A7, A8, Q8 e-tron, e Audi e-tron GT. Estes modelos Audi serão equipados com a loja já de fábrica em todo o mercado europeu, bem como no Canadá e nos Estados Unidos da América. A funcionalidade será expandida para modelos adicionais em 2023. As aplicações de terceiros não estão disponíveis em veículos com uma data de produção anterior.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.