Audi Q8: A oitava dimensão com preços a partir dos 110.000€

22/09/2018

A robustez aliada à elegância do novo Audi Q8 já tem um preço para Portugal: 110.000€. Eis o custo da versão de entrada deste novo SUV coupé da marca alemã, que será a 50 TDI com motor 3.0 V6 TDI de 286 CV.

Propondo uma nova abordagem à filosofia de estilo da Audi, o Q8 mostra imagem robustecida com combinação de visual desportivo e requintado. Em destaque está o design mais expressivo da grelha dianteira ‘Singleframe’, mais larga e suportada por uma grelha inferior ampla.

De resto, para este modelo, foram-se buscar exemplos do passado como inspiração. Com efeito, o novo Audi Q8 faz uma ‘viagem no tempo’ e vai buscar pontos de inspiração ao antigo Quattro, modelo icónico pelo que representou em termos tecnológicos para a marca e para a própria indústria automóvel há algumas décadas.

Pelo menos no princípio de um automóvel “robusto e enérgico”, com linhas agressivas, ganhando notória semelhança a secção traseira com a tira horizontal de ponta a ponta, em que o preto e o encarnado dos farolins se ‘encontram’ ou no pilar C inclinado.

Na fase de lançamento está disponível a versão Q8 50 TDI, com motor 3.0 TDI com 286 CV e binário máximo de 600 Nm. Acelera dos zero aos 100 km/h em 6,3 segundos e atinge
uma velocidade máxima de 245 km/h. Já o consumo médio de combustível da versão base é de 6,6 l/100 km para emissões de CO2 de 172 g/km. No início de 2019
chegam mais dois motores.

Note-se que este motor recebe ainda diversos desenvolvimentos técnicos para ser mais eficiente, como o sistema de refrigeração duplo para a cabeça dos cilindros e para o carter para que a temperatura ideal seja atingida e mantenha em qualquer situação de condução. Os pistões, por outro lado, arrefecidos com óleo, têm conceção pensada para reduzir o atrito ao mínimo. A bomba de óleo é variável.

A transmissão está a cargo de um sistema automático Tiptronic de 8 velocidades, enquanto a tração recorre ao conceituado e eficiente sistema permanente quattro. O coeficiente de penetração aerodinâmico apresenta um Cx de 0,34.

Para ler tudo sobre o novo Q8 siga este link.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.