M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O Audi Q8 está quase pronto para entrar em produção. O futuro SUV desportivo da marca alemã foi mostrado no Salão de Genebra, para permitir à Audi mostrar as evoluções tecnológicas que este modelo vai ter quando chegar ao mercado. Lançado ainda como protótipo, com o nome Q8 sport concept, ainda não tem data prevista de lançamento, mas dentro de um ano devemos começar a chamar a atenção nas estradas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Para o Audi Q8, a marca propõe números como apenas 4,7 segundos para atingir os 100 km/h, 275 km/h de velocidade máxima e uma autonomia de 1200 km. Para chegar a estes valores, a Audi combina um motor V6 turbo a gasolina com um compressor elétrico (já conhecido do SQ7 TDI) e uma bateria elétrica que gera 20 kW de potência. A ideia é usar um motor V6 para extrair a potência de um V8 e os consumos de um motor de quatro cilindros.

Com estes sistemas em funcionamento, o Audi Q8 tem um total de 476 cv, mais do que suficiente para utilização desportiva, mas com consumos reduzidos, reclamando uma redução de 25 por cento nas emissões poluentes e de 1 litro de combustível por cada 100 km em comparação com um V6 turbo normal. Embora não transmita muita potência adicional, a bateria elétrica é suficiente para locomover sozinha o SUV desportivo alemão em tráfego urbano.

Como é habitual em automóveis deste tamanho, a Audi propõe o Q8 de série com tração integral quattro. O protótipo tem jantes de 23 polegadas com pneus de dimensão 305/35, e discos de travão em cerâmica. Ao mesmo tempo, o conforto será ao nível de um automóvel de luxo, graças ao comprimento de 5,02 metros e largura de 2,05 metros. O interior foi desenhado como uma lounge com quatro lugares individuais. Head up display e cockpit virtual de grandes dimensões contribuem para um uso eficaz do painel dos instrumentos pelo condutor.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.