O Audi R8 ganhou potência e diversão, com a marca alemã a apresentar uma versão V10 performance RWD, ou seja, de tração traseira, disponível tanto em coupé, como em spyder, com mais 30 CV de potência do que o modelo performance quattro. No total, oferecem 570 CV, com a Audi a assumir que esta “corporiza a diversão de condução”.

O novo desportivo da Audi recorre a uma versão melhorada do motor V10 de 5.2 litros, montado em posição central, disponibilizando agora 570 CV de potência e 550 Nm de binário, ou seja, mais 30 CV e 10 Nm. Acelera dos zero aos 100 km/h em 3,7 segundos no coupé (3,8 segundos no spyder) e atinge os 329 km/h de velocidade máxima (327 km/h no spyder). Todo o conjunto é ainda complementado por uma caixa automática de sete velocidades S tronic.

O Audi R8 V10 performance RWD dispõe ainda de um diferencial autoblocante que distribui o binário de forma ideal entre as rodas para melhorar a tração nas curvas e mesmo à chuva. Tal como em todos os R8, a carroçaria é construída em alumínio, com recurso ao design Audi Space Frame (ASF), com largas partes produzidas em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). A versão coupé pesa 1590 kg, enquanto o descapotável pesa cerca de 100 kg mais, firmando-se nos 1695 kg.

A suspensão e a dinâmica de condução foram especificamente calibradas para a tração traseira. No modo de condução ‘Sport’ no Controlo de Estabilidade Eletrónico, o acerto de suspensão e os sistemas de controlo permitem derrapagens (drifts) controlados. A direção dinâmica está disponível pela primeira vez num R8 de tração traseira, oferecendo mais precisão e informação. Por seu turno, a distribuição de pesos é de 40/60 entre os dois eixos. As jantes ligeiras de 19 ou de 20 polegadas ajudam a reduzir as massas suspensas no automóvel, auxiliando também o dinamismo. Um sistema de travagem de 18 polegadas de alta performance foi desenvolvido para este modelo.

Quanto ao desenho, o R8 V10 performance RWD inspira-se aos ‘primos’ GT4 de competição, incluindo uma grelha ‘Singleframe’ mais plana em preto mate, com um emblema R8 incrustado, estando ladeada por largas entradas de ar. Atrás, sobressaem as saídas de escape ovais.

Por dentro, o habitáculo é inspirado pela competição, com destaque para o grande ‘arco’ denominado ‘Monoposto’, que inclui o sistema ‘virtual cockpit’ de 12.3 polegadas. O volante em pele tem comandos multifunções com dois ou, nas versões performance quattro, de quatro comandos satélites – para controlar os modos do Audi drive select, para ‘despertar’ o motor, para ativar o modo ‘Performance’ e controlar a sonoridade do motor e para controlar o painel de instrumentos digital. Os bancos são do estilo bacquet ou desportivos, com revestimento em pele.

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