Enquanto modelo de topo da Audi, o A8 recebeu uma série de melhorias tecnológicas e estéticas para manter o seu estatuto no segmento das berlinas de luxo, embora as atualizações apontem no sentido da evolução e não da revolução. A melhoria no design e na tecnologia surgem como naturais, assim como o nascimento de uma versão ainda mais longa e específica para aquele que é o mercado de maior sucesso para o A8, o chinês, numa homenagem ao fundador da marca alemã. Destaque ainda para a linha S line em estreia no A8, não faltando a versão S8 para o futuro.

Mesmo com o surgimento dos SUV e com a sua expansão para segmentos de luxo, o A8 mantém-se como um dos modelos mais carismáticos da marca dos quatro anéis, recebendo por isso uma série de melhorias por parte da Audi para se manter na luta contra os rivais tradicionais da BMW (Série 7) e Mercedes-Benz (Classe S), além dos ‘outsiders’ como o Volvo S90.

Os números atestam esta relevância do A8, com a primeira geração a surgir em 1994 e a ser, desde logo, um marco importante na Audi, sendo o primeiro a recorrer a uma plataforma em alumínio (a Audi Space Frame) para manter o peso baixo para compensar a presença do sistema de tração integral quattro. Desde então, ao longo da suas quatro gerações, foi servindo de ‘montra’ para a estreia de novas tecnologias, como os faróis LED ou o sistema MMI, entretanto alargados a todos os outros modelos da marca. No total, venderam-se mais de 570 mil unidades do A8 desde o seu nascimento, pertencendo 86 mil à atual geração, lançada em 2017. O maior mercado está na China, para o qual se destinaram quase 60% do total de modelos produzidos na corrente geração.

Christian Dietl, do departamento de Marketing da Audi, explica que o objetivo desde facelift goi refinar o desenho com cuidado e incrementar o leque de tecnologias, mantendo características como o conforto, a facilidade de uso e a experiência de condução superior.

É na dianteira que se encontram as principais mudanças estéticas, com uma grelha Singleframe mais larga e com contornos cromados de embelezamento. Uma linha horizontal, definida quase como uma ‘linha do Equador’, permite uma correspondência figurativa com os faróis. O interior da grelha tem elementos mais distintos, numa abordagem moderna às grelhas dos automóveis Premium, de acordo com a marca, ao passo que as entradas de ar laterais estão agora mais verticais.

Os faróis têm novo desenho, com uma assinatura luminosa na parte superior e, no sistema de iluminação mais avançado (Digital Matrix LED), com o símbolo da marca iluminado também na parte superior. Evolução do sistema já conhecido de iluminação, dispõe de 1.3 micro-espelhos em cada farol para fragmentar a luz em pequenos pixeis, permitindo dessa forma controlar o feixe de luz com grande precisão, oferecendo melhorias na segurança em condução noturna, ao mesmo tempo que oferece, por exemplo, linhas de guia em zonas de obra, ‘mostrando’ no chão a largura do A8.

Na traseira, as alterações incidiram no para-choques, com elementos cromados, e nos farolins com tecnologia OLED digital que permite personalizar a assinatura luminosa e que oferece também uma função de segurança em conjunto com os sensores de aproximação traseiros – ao detetarem a aproximação de um automóvel a menos de dois metros, os farolins iluminam-se na totalidade para reforçar a ideia de que está parado. O A8 tem duas assinaturas luminosas à escolha para os farolins, enquanto o S8 oferece uma terceira opção, fornecida pelo modo ‘Dynamic’ do Audi drive select, para um visual mais largo disponível apenas naquele modo de condução.

As dimensões em nada se alteraram neste facelift, com 5,19 metros de comprimento, 1,95 metros de largura, 1,47 metros de altura e 3,00 metros de distância entre eixos. Já a versão S8 é cerca de um centímetro mais longa. A carroçaria volta a contar com o alumínio em grande destaque, tendo um total de 58% de componentes naquele material, em combinação com elementos estruturais em aço reforçado, fibra de carbono e magnésio, num conjunto de baixo peso mas de elevadíssima rigidez estrutural e torsional.

No que diz respeito às opções de cores, a marca apresenta 11 tonalidades distintas, dentre as quais quatro são novas. Há também cinco acabamentos matizados. A gama de jantes varia entre 18 e 21 polegadas, com seis novos desenhos da Audi e Audi Sport. Na variante S8, a Audi disponibiliza como opção um sistema de discos de travão em carbo-cerâmica.

Se o conforto e o luxo são imagens de marca do A8, a marca também procedeu a algumas melhorias no interior, com gama de bancos e revestimentos melhorada e ampliada, com diferentes opções, especialmente para os bancos traseiros. Na versão A8 L de maior distância entre eixos, os bancos ‘relax’ têm ajuste elétrico, dispondo de função de massagem nas costas e nos pés (com aquecimento incluído). Há igualmente um maior foco na sustentabilidade, com recurso a material mais ecológico ‘Dinamica’ para revestimentos das portas e interior. De série os bancos contam com revestimento em couro Valetta, mas opcionalmente os clientes podem optar pelo couro Valcona com uma nova cor (castanho conhaque).

A Audi assegura que o cuidado na construção foi até reforçado para tornar o habitáculo ainda mais rigoroso e confortável em todas as condições.

A8 S line em novidade absoluta

Outra novidade absoluta desta atualização é a linha de equipamento S line aplicável ao A8, dando-lhe uma aparência mais desportiva, nomeadamente na dianteira e na traseira, com uma grelha diferente com padrão exclusivo a que se juntam para-choques diferentes à frente e atrás (com saídas de escape visíveis). A linha S line pode ainda contar com jantes de 21 polegadas em opção e novas aplicações no interior, como o volante desportivo de três raios ou os bancos desportivos com a assinatura S line. O ambiente interior surge escurecido nesta versão, não faltando ainda os acabamentos em ‘piano black’ ou fibra de carbono no tablier.

Conectividade melhorada

Na conectividade, o renovado A8 mantém o formato de duplo ecrã (um central de 10.1” e outro na consola inferior de 8.6”) e a possibilidade de operação por voz, a partir do comando ‘Hey Audi’. O sistema Audi virtual cockpit de instrumentação digital está presente, podendo ainda ser complementado pelo ecrã head-up display. A tecnologia do sistema MMI Navigation assenta na terceira geração do sistema de infoentretenimento modular (MIB 3), apontando já para as potencialidades de comunicação Car-2-X. Outras funcionalidades podem ser disponibilizadas a partir dos módulos de conectividade e de segurança Audi Connect.

Nos lugares traseiros, destaque para os novos ecrãs disponíveis feitos à medida das expectativas dos ocupantes: dois ecrãs de 10.1 polegadas situados nas costas dos bancos dianteiros. Podem replicar conteúdos dos smartphones dos ocupantes e transmitir filmes de plataformas de streaming, por exemplo. O sistema de som da Bang & Olufsen foi pensado para responder aos desejos dos amantes de música, com qualidade de som 3D no habitáculo.

Gama apenas a gasolina para já

A gama de motores inicial terá três opções: uma com base no V6 3.0 TFSI a gasolina e outras duas com recurso ao bloco V8 4.0 TFSI para os A8 e S8 em diferentes níveis de potência. Na versão de entrada A8 55 TFSI quattro, a potência é de 340 CV, enquanto o binário é de 500 Nm entre as 1370 rpm e as 4500 rpm, o que permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 5,6 segundos (5,7 segundos na versão L).

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No A8 60 TFSI quattro, o motor V8 TFSI debita 460 CV e 660 Nm, o que permite uma aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas 4,4 segundos, seja na carroçaria standard, seja na carroçaria com a maior distância entre eixos. Uma particularidade deste motor é a possibilidade de estar dotado de tecnologia ‘Cylinder on Demand’ (COD), que permite desativar quatro dos oito cilindros quando a condução não é exigente.

Em breve, o renovado A8 terá também motores a gasóleo e uma variante híbrida plug-in para maior eficiência.

No mais desportivo S8, o mesmo bloco 4.0 TFSI de oito cilindros debita 571 CV de potência e 800 Nm de binário máximo, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em meros 3,8 segundos. Também neste modelo, a tecnologia COD permite ganhos na eficiência.

Novo Audi S8

Todos os motores na gama A8 estão associados a caixa automática Tiptronic de oito velocidades, tração integral quattro e diferencial autoblocante central. Opcionalmente, pode optar por um diferencial desportivo, que é de série no S8. Este permite distribuir ativamente o binário entre as duas rodas traseiras durante as curvas rápidas, melhorando a estabilidade.

A suspensão de série privilegia o equilíbrio entre conforto e agilidade, com diferentes perfis do Audi drive select a permitirem abordagens ligeiramente diferentes. A suspensão adaptativa pneumática com amortecimento controlado é de série, bem como a direção progressiva. A direção às quatro rodas é opcional, mas de série no S8.

Um dos pontos fortes do A8 é o sistema de suspensão preditiva ativa, que pode aatuar de forma distinta sobre cada roda a partir de um pequeno motor elétrico, regulando assim a posição do chassis durante a condução. No modo ‘Dynamic’ do Audi drive select, a suspensão torna-se mais firme, com menores ângulos de rolamento da carroçaria. No modo ‘Comfort+’, por outro lado, o foco está na estabilidade da carroçaria para evitar movimentos incómodos nos passageiros. O próprio acesso e saída do A8 pode ser auxiliado pela redução da altura ao solo em até 50 mm.

O mercado chinês terá direito a uma variante ainda mais exclusiva do A8, agraciada com a denominação Horch, em honra do fundador da companhia alemã, trazendo mais equipamentos de requinte e de luxo.

A abertura das encomendas do novo A8 irá decorrer em dezembro, com as entregas das primeiras unidades previstas para os primeiros meses de 2022. O preço na Alemanha arranca nos 99.500€ para o A8 e nos 144.800€ para o S8.

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