A Audi decidiu que o RS 3 de base poderia ainda ser melhorado, pelo que a Performance Edition acentua ainda mais as características desportivas deste compacto, que atinge agora os 407 CV de potência e os 300 km/h de velocidade máxima. A exclusividade fica assegurada pela produção limitada a 300 unidades.

Com a terceira geração dos RS 3 Sportback e RS 3 sedan, a Audi Sport GmbH conseguiu dar um grande salto em frente face à geração precedente, oferecendo novos padrões de prestações e de competências dinâmicas, tirando partido do motor de cinco cilindros sobrealimentado ainda mais aperfeiçoado.

Nesta versão, a potência foi aumentada para 407 CV, com o binário máximo a ser de 500 Nm, mas com um regime de aproveitamento ligeiramento superior, entre as 2250 e as 5700 rpm. É a primeira vez que um modelo deste segmento atinge os 300 km/h de velocidade máxima anunciada. Utilizando a função de ‘Controlo de Partida’, a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 3,8 segundos. Esse aumento das prestações foi conseguido graças a um ligeiro aumento na pressão do turbo de singelos 0.1 bar (para 1.6 bar).

O motor está acoplado à caixa S tronic de sete velocidades, de dupla embraiagem, com tempos de passagem curtos entre cada relação para desportividade reforçada. A sonoridade, por seu turno, continua evocativa da sua potência graças a ao escape desportivo com um silenciador modificado e novas saídas de escape em preto brilhante, sendo ainda auxiliado pelo sequência de ignição característica dos seus cinco cilindros (1-2-4-5-3). A borboleta de controlo da sonoridade do escape foi também ligeiramente alterada para permitir uma sonoridade mais presente no interior quando nos modos ‘Dynamic’, ‘RS Performance’ e ‘RS Torque Rear’.

Ao nível do chassis, a Audi aposta numa afinação totalmente focada para uma condução dinâmica, com camber das rodas negativo, braços mais rígidos, barra estabilizadora RS mais rígida e, para esta edição especial, suspensão desportiva RS com amortecimento adaptativo proposto de série. Este sistema confia num elaborado controlo eletrónico do chassis por via de diversos sensores que medem a aceleração lateral e o movimento individual de cada roda, ajustando assim o amortecimento de forma adequada.

O sistema RS Torque Splitter permite a distribuição da potência entre o eixo traseiro com duas embraiagens multi-discos situadas na traseira que distribuem a potência entre as duas rodas do eixo traseiro, não faltando mesmo a possibilidade de fazer ‘drift’ graças à transferência de todo o binário para a roda exterior à curva.

Os pneus semi-slick Pirelli P Zero ‘Trofeo R’ de 19 polegadas surgem de série, enquanto os discos de travão são reforçados, com discos de 380×38 mm na dianteira, sendo 10 kg mais leve do que o sistema de série, enquanto a resistência à fadiga e ao calor é também aumentada.

Sinais de exclusividade

O exterior deste modelo revela alguns componentes específicos, como as jantes RS especiais, o sistema de escape com as pontieras em preto brilhante e os anéis do logótipo da marca em preto. O sistema de iluminação recorre à tecnologia LED Matrix com óticas escurecidas, enquanto os farolins também com tecnologia LED têm animação especial quando se tranca ou destranca o veículo. No interior, uma placa numerada dá especificidade a esta edição limitada, indicando ‘1 of 300’ no lado do passageiro.

Quando o RS 3 Performance Edition é aberto, as luzes de circulação diurnas, de 15 segmentos LED, apresentam um padrão de bandeira de xadrez no lado esquerdo e ‘3-0-0’ no lado do condutor, fazendo alusão ao número de unidades produzidas e à velocidade máxima. Ao fechar o carro, em vez do valor numérico é apresentado o nome ‘R-S-3’.

Na Alemanha, os preços desta edição arrancam nos 75.000€ no caso do Sportback e nos 77.000€ no caso do sedan, com as entregas previstas para o início de 2023.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.