Se o grande tema do momento é o novo coronavírus (Covid-19) e o seu impacto no setor automóvel, ainda continuam a aparecer alguns novos modelos, cuja existência parece agora ensombrada pelo vírus que se tornou tema central de toda a sociedade. Porém, com 450 CV de potência, a Audi RS 4 Avant não quer ficar esquecida…

Já na sua quinta geração, esta carrinha de prestações bastante exclusivas combina as linhas agressivas tradicionais da gama RS com um motor V6 TFSI biturbo de 2.9 litros com 450 CV, potência disponível entre as 5700 e as 6700 rpm, e um binário máximo de 600 Nm entre as 1900 e as 5000 rpm. Valores que lhe permitem apresentar uma aceleração de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h (com o opcional Pacote Dynamic RS, a velocidade máxima aumenta para 280 km/h).

Este motor a gasolina está equipado com injeção direta, duplo turbocompressor e sistema de válvulas Audi valvelift, sendo a potência transmitida através da tração integral permanente quattro com diferencial central autoblocante. Está associado a uma caixa Tiptronic de oito velocidades com regulação desportiva, com tempos de resposta otimizados. O consumo combinado de ombustível é de 9,6 l/100 km e as emissões combinadas de CO2 são de 218 g/km.

Visualmente, este RS4 Avant apresenta uma parte dianteira completamente revista, dispondo de nova grelha Singleframe, mais larga e estilizada que na versão anterior, com estrutura em favo de mel e perfeitamente complementada pelo para-choques específico RS com entradas de ar laterais. Na parte traseira, o duplo difusor RS e o para-choques específico sublinham a aparência desportiva. Vem equipado de série com jantes em liga leve de 19 polegadas (20 polegadas em opção) e estão disponíveis vários pacotes exteriores de design em preto, na cor da carroçaria ou em carbono.

Mede 4782 mm de comprimento, 1866 mm de largura e 1438 mm de altura, para uma distância entre eixos de 2826 mm.

Interior desportivo mas funcional

No interior, dispõe de volante desportivo multifunções em couro com fundo plano e patilhas em alumínio, bem como bancos desportivos RS em couro com pespontos de contraste com encostos de cabeça integrados e os vários detalhes do pacote opcional de design RS. Há ainda um pacote opcional de iluminação ambiente, no qual as guias de luz em LED traçam os contornos das portas e do consola central, enquanto as molduras iluminadas das soleiras das portas com o logótipo RS 4 dão as boas vindas ao condutor e ao passageiro da frente.

O interior destaca também uma nova consola central e ainda o Audi Virtual Cockpit com display RS, ecrã touch de 10.1 polegadas, ar condicionado de três zonas e comandos sensitivos.

Inspiração desportiva em ambiente inteiramente dominado pela cor negra. Volante plano e novo sistema de infoentretenimento de 10.1 polegadas MMI Touch em plano de evidência.

Apesar de ser proposto como um desportivo mais extremo, este modelo da Audi destaca-se também por oferecer funcionalidades acrescidas para a vida familiar quotidiana, como o sistema de rebatimento do banco traseiro de série, na proporção 40:20:40, para uma volumetria entre 495 e 1495 litros. O portão da bagageira tem acionamento elétrico, com possibilidade de abertura com um simples gesto do pé, em conjunto com a opcional chave de conveniência.

Opcionalmente mais extremo

A carrinha RS 4 Avant pode receber um pacote dinâmico RS com elementos específicos, como a suspensão desportiva RS sport plus com Dynamic Ride Control (DRC) que inclui amortecedores ajustáveis em três estágios e que estão ligados entre si na diagonal através de circuitos hidráulicos e uma válvula central. Em curva, as válvulas regulam o escoamento do fluído no amortecedor da roda dianteira colocada no exterior da curva. Aumentam o suporte nessa roda e reduzem a inclinação e o rolamento da carroçaria.

O Audi Drive Select oferece seis perfis: efficiency, comfort, auto, dynamic, e dois modos RS personalizáveis, “RS1” e “RS2”. Uma vez personalizados e gravados no MMI, podem ser acedidos diretamente no comando “RS MODE”. O Sistema Audi Drive Select influencia a gestão do motor e da caixa de velocidades, a assistência da direção, a suspensão (DRC), o diferencial traseiro desportivo, o som do motor e o funcionamento do ar condicionado. No modo “RS2”, o condutor pode também alterar o Controlo de estabilidade (ESC) para o modo Sport. Se o botão do ESP for pressionado por mais de três segundos, o ESC é desligado, enquanto a velocidade máxima passa a estar limitada a 280 km/h.

O sistema de travões RS, com maxilas pintadas opcionalmente em vermelho, foi especialmente desenvolvido para este modelo com discos ventilados e perfurados de 375 mm à frente e de 330 mm atrás, mas, em opção, estão disponíveis os travões cerâmicos RS com maxilas pintadas em cinzento, vermelho ou azul de 400 mm à frente.

A Audi RS 4 Avant é proposto em Portugal com um preço a partir de 112.388 euros.