A nova gama “S” da Audi, que agora chega a Portugal, é uma carta de amor, em três versos (S6, S7 e SQ5), aos Diesel… casados com um sistema híbrido e um compressor elétrico

“S”, para a Audi, significa “sim” aos motores a gasóleo. Um matrimónio duradouro. A marca alemã não se deixa embarcar na guerra generalizada contra os Diesel e escreveu-lhes, inclusivamente, uma carta de amor em três versos: S6 (Sedan e Avant), S7 Sportback e SQ5 TDI. O trio de modelos chega a Portugal este mês de setembro (juntando-se, desta forma, aos S4 e S5, já disponíveis no mercado nacional), depois de dados a conhecer, em Frankfurt, no final do primeiro trimestre. Na apresentação aos jornalistas, a Audi, também não poupou palavras bonitas sobre a tecnologia híbrida associada ao Diesel.

O Motor 24 teve oportunidade de experimentar estes autênticos embaixadores da gama S TDI, na Alemanha. E as primeiras impressões de condução são francamente positivas.
Equipam todos, como ponto de referência, um motor V6 de três litros, um leve sistema híbrido de 48 V e um compressor elétrico (EPC). No caso do SQ5, a potência cifra-se nos 347 cv, enquanto nos S6 e S7 Sportback, o conjunto consegue debitar 349 cv, mais 2 cv, ostentando ainda um binário máximo de 2.500 rpm.

Viagens longas… e rápidas
A Audi nem esconde ao que vem com estes novos modelos S. Uma estratégia que pode ser resumida em duas palavras: imagem e desempenho. Na conferência de imprensa, os engenheiros da marca explicaram qual a premissa desta aposta. “Queremos modelos potentes, para quem quer fazer viagens longas, sempre com baixos consumos de combustível”.
Para lidar com toda esta potência, a gama ganhou novos módulos de suspensão, uma direção dinâmica às quatro rodas e um design que fica preso na retina de quem o conduz ou vê passar.
A capacidade de resposta destes três modelos S TDI é imediata. Uma espécie de gerador instantâneo de adrenalina ao volante.

Outra nota relevante: a combinação entre o sistema híbrido de 48 V e o motor V6 TDI 3.0 (e um tanque com 75 litros) permitem, por exemplo, ao Audi S6 TDI percorrer mais de 1000 quilómetros, a uma média de 6,2 L/100 km, sem necessidade de abastecer. O jeito que não daria, em Portugal, durante os períodos de greve dos motoristas de matérias perigosas…

Esta é a primeira vez que a Audi combina um sistema elétrico principal, de 48 V, com o EPC e um motor V-TDI. A integração do compressor elétrico e do sistema híbrido leve (MHEV) a este sistema elétrico principal de alto desempenho marca mais um passo na eletrificação, em larga escala, da marca germânica.

Desde 111.040 euros
O design dos modelos S procura enfatizar seu caráter desportivo e elegante. Um misto de ambos. Com o exterior marcante e o interior distintamente desportivo, a imagem de qualquer uma das propostas é, no mínimo, atraente do ponto de vista estético.

O equipamento de base é bastante completo: nos modelos S6 Sedan, S6 Avant e S7 Sportback, o cockpit virtual Audi e o sistema de informação e entretenimento MMI Navigation plus são fornecidos de série. Os preços? O S6 TDI quattro tiptronic está à venda por 111.040 euros, enquanto o S7 TDI quattro tiptronic eleva o valor para os 118.560 euros. Por enquanto, a marca ainda não disponibilizou os preços do SQ5 TDI.

Percorra a galeria de imagens acima

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.