Audi SQ2: 300 CV para o novo SUV desportivo dos quatro anéis

13/12/2018

Há uma nova tendência a democratizar-se entre os SUV: a das versões desportivas. Agora, foi a vez da Audi estender a sua gama SQ, com a versão mais compacta SQ2, disponível futuramente com um motor 2.0 TFSI de 300 CV e 400 Nm de binário a partir das 2000 rpm.

Esta é apenas uma das muitas novidades presentes nesta variante mais dinâmica do Q2, que ganha maior enfoque desportivo, graças a alterações técnicas de grande relevo e a estética mais agressiva. No capítulo do motor, trata-se de uma versão trabalhada do já conhecido bloco de dois litros turbo, com os tais 300 CV e 400 Nm entre as 2000 e as 5200 rpm, estando acoplado a uma caixa S tronic de sete velocidades com especificação desportiva.

Além disso, dispõe ainda de tração integral quattro, também uma imagem de marca dos modelos mais desportivos da Audi, ajudando a impelir este SUV dos zero aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos. A velocidade máxima está limitada aos 250 km/h.

As mudanças operadas a nível da motorização fazem com que as respostas sejam ainda mais eficazes, sobretudo quando ativado o modo Dynamic do sistema de modos de condução Audi drive select, com a função de dupla embraiagem a ganhar maior relevância durante as passagens de caixa para transições mais velozes. Nesse modo, garante ainda a Audi, a sonoridade produzida é bastante mais desportiva. O peso desta unidade motriz é de 150 kg, com a marca a destacar esse ponto para uma melhor distribuição de pesos entre os dois eixos. O filtro de partículas de gasolina também está presente para maior eficiência.

No modo ‘efficiency’, dedicado precisamente a maior poupança, o SQ2 pode circular em modo de ‘roda livre’, com caixa e motor desacoplados, podendo ainda desativar-se em velocidades abaixo dos 7 km/h quando em momentos de engarrafamento. Ainda a nível técnico, a tração integral quattro tem como característica a melhoria da motricidade em pisos escorregadios ou em percursos mais sinuosos. Consegue distribuir de forma contínua o binário entre os dois eixos e, caso o eixo dianteiro perca a aderência, o sistema consegue transmitir a totalidade da potência para as rodas traseiras em milésimos de segundo.

Na suspensão, nota para o rebaixamento de 20 mm, em virtude da suspensão desportiva (S Sport), a que se junta a direção progressiva para um compromisso vincadamente mais reativo.

Esteticamente, o SQ2 destaca-se pela grelha dianteira específica desportiva com oito barras verticais, para-choques mais agressivos, splitter dianteiro, saias laterais e um difusor traseiro que, em conjunto com o spoiler superior, consegue aumentar a carga aerodinâmica. Nota, ainda, para as quatro saídas de escape. A Audi irá ainda propor dois pacotes exteriores de personalização, um com elementos de preto brilhante e outro, denominado SQ2, com outros elementos em preto e spoiler especial, bem como inscrições ‘quattro’ nas portas.

De série, o SUV vai contar com jantes de 18 polegadas (pneus 235/45), podendo equipar com jantes de 19 polegadas (medida de pneus 235/40) em opção. O sistema de travagem também foi reforçado, com discos de 340 mm no eixo dianteiro e de 310 mm no traseiro.

No interior, elementos desportivos como os bancos, volante e combinação de materiais – carbono, pele e Alcantara – contribuem para um ambiente Premium e, ao mesmo tempo, desportivo. A conectividade, que é ponto muito destacado, assenta num ecrã tátil de 8.3 polegadas para o sistema MMI com possibilidade de ligação ao Apple CarPlay ou Android Auto, além de ligação online. O painel de instrumentos de série tem elementos analógicos, mas opcionalmente, poderá contar com o virtual cockpit assente em ecrã de 12.3 polegadas.

 

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