Ondas de choque do escândalo dos Diesel fraudulento continuam a afetar a marca dos quatro anéis

Termina no dia 26 de setembro o prazo imposto pela autoridade alemã de veículos motorizados (KBA), para que a Audi complete o processo de remoção de software ilegal em automóveis equipados com os motores a gasóleo envolvidos no escândalo do Dieselgate. Segundo noticiou o jornal Bild am Sonntag, o Ministério dos Transportes na Alemanha já informou a marca dos quatro anéis sobre as multas que enfrentará multas se não cumprir totalmente as exigências da KBA até ao final deste mês, sendo que em causa estarão ainda milhares de veículos com motores V6 e V8 TDI, que circulam com o referido sistema fraudulento. Baseando-se em documentos a que teve acesso, o referido jornal alemão acrescenta que o fabricante arrisca multas de pelo menos 25.000 euros por cada viatura irregular a circular depois do prazo limite imposto.

No ano passado, as autoridades detetaram esse software em 127.000 modelos Audi com novos motores Diesel Euro 6, a maioria em circulação na Alemanha. Mais recentemente, um responsável do fabricante com sede em Ingolstad afirmou que a empresa estava na fase final do programa de atualização dos veículos, faltando intervir em menos de 8%, e que a tarefa seria concluída dentro da data assinalada pela KBA.