A marca dos quatro anéis anunciou uma parceria com a empresa SMA Solar Technology, que visa garantir ao Audi e-Tron a capacidade de oferecer soluções de carga inteligente que tiram partido da energia solar

A questão de quão “limpos” são os veículos elétricos é um debate que continua na ordem do dia, pois é reconhecido que as suas vantagens em termos ambientais diferem bastante consoante a forma como é obtida a eletricidade para alimentar as baterias. Daí que as marcas que apostam nestes automóveis continuem a investigar forma de tirar partido da forma mais “simples” de arranjar a designada energia limpa, obtida a partir de fontes renováveis, o que significa apostar em painéis fotovoltaicos. Obviamente, não podemos todos ter barragens em casa ou até grandes torres eólicas, pelo que estes painéis que transformam o poder do sol em eletricidade são a melhor solução. Como o novo acordo da Audi demonstra.

A marca de Ingolstadt informou que está a fazer uma parceria com a empresa SMA Solar Technology, o que pode ser vista como uma iniciativa similar à que junta a Tesla e a Solar City (embora estas surjam integradas na mesma empresa). É fácil perceber qual a intenção através do comunicado, onde surge escrito que o acordo visa encontrar formas de dar aos sistemas de carga Audi para habitações a capacidade para estabelecer “interações inteligentes com os sistemas de gestão de eletricidade no domicílio da SMA e do Hager Group”, em que os máximos benefícios são obtidos quando a casa tem equipamentos de captação da energia solar.

Foram descritas as duas principais vantagens que a Audi pretende alcançar na apresentação do acordo. O primeiro passa pela redução de custos e CO2 pela otimização da carga. Neste ponto a ideia é aproveitar as tarifas de eletricidade cobradas em diferentes horários, para gerir a alimentação das baterias consoante o momento de partida e nível de carga. A informação é disponibilizada no portal MyAudi ou no próprio sistema de gestão de energia da SMA e da Hager, e a gestão pode ser controlada de acordo com os picos de produção de energia solar ou a interação entre a casa e a rede de abastecimento público de eletricidade. O segundo grande benefício da ligação a este sistema de gestão é a proteção contra falhas de eletricidade, os designados ‘blackouts’, o que poderá evitar ficar sem energia em casa ou “abastecimento” para o carro.