O primeiro fruto da cooperação entre a Audi, a Airbus e a Italdesign, o ‘Pop.Up Next’, já levantou voo pela primeira vez na semana dos drones, em Amesterdão, na Holanda.

Este conceito inovador é apresentado pela marca como um táxi voador, combinando ainda a capacidade autónoma com a de um veículo elétrico. Na prática, o veículo tem dois módulos, com um voador e um terrestre, aos quais é agregado uma cápsula de passageiros. No primeiro ensaio público, em Amesterdão, o módulo de voo foi colocado de forma segura no módulo terrestre, que depois seguiu caminho de forma autónoma e sem ruído.

Por enquanto, ainda não existe nenhum modelo à escala real, com o teste a decorrer com modelos à escala 1:4, mas a marca garante que na entrada da próxima década os clientes da marca poderão utilizar táxis voadores e autónomos de forma “conveniente e eficiente” nas grandes cidades, melhorando a mobilidade de milhares de pessoas sem habilitação legal para conduzir ou sem idade para tal.

“Os táxis voadores estão a caminho. Na Audi estamos convencidos disso. Há cada vez mais pessoas a morar nas grandes cidades. E cada vez mais pessoas vão ficar móveis graças à automação. No futuro, os idosos, crianças e pessoas sem carta de condução irão querer utilizar robôtáxis convenientes. Se tivermos sucesso na conceção de uma alocação inteligente do espaço aéreo e das estradas, as pessoas e as cidades poderão beneficiar em igual medida”, refere Bernd Martens, membro do Conselho de Administração da Audi para a área da tecnologia e presidente da Italdesign, que é uma das subsidiárias da marca dos quatro anéis.

Para perceber como é que poderia funcionar este tipo de transportes ‘on demand’, a Audi está a levar a cabo testes na América do Sul em cooperação com a subsidiária da Airbus, a Voom. Os clientes marcam viagens de helicóptero na cidade do México ou em São Paulo, enquanto um Audi está pronto para continuar a viagem assim que o cliente aterra ou levanta voo, numa integração multi-modal de transportes.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.